Europeus de Sub-17 em Olot

Depois de ter recebido o Europeu de Seniores Femininos, Olot recebe, no mês de Julho, os campeonatos da Europa de Sub-17, no masculino e no feminino. É a sexta vez que os Sub-17 jogam em Espanha, a terceira na Catalunha.

Europeus de Sub-17 em Olot

O Pavelló Municipal d’Esports de Olot recebe, de 15 a 20 de Julho, os campeonatos da Europa de Sub-17 masculino e feminino.

Depois de ter recebido o Campeonato da Europa de Seniores Femininos em Dezembro último, Olot volta a receber, não um, mas dois europeus. Como em Correggio, os Europeus de Sub-17 masculino e feminino realizam-se em paralelo.

Será a 2ª edição da prova feminina, tendo Portugal vencido numa primeira edição marcada pela ausência espanhola. A selecção de Hélder Antunes defenderá agora a coroa na casa de uma Espanha que é ímpar a nível de formação no Hóquei em Patins feminino.

No masculino, será já a 42ª edição. A prova marcará a estreia de Hugo Azevedo no comando da equipa técnica das quinas, procurando um triunfo sete anos depois, com cinco vice-campeonatos pelo meio. Em 41 edições, a Espanha conquistou o europeu juvenil em 22 ocasiões, Portugal em 14 e a Itália em seis. A Espanha é pentacampeã e um eventual hexa seria inédito.

Esta será a terceira vez que o Europeu de Sub-17 tem lugar na Catalunha - num regresso dois anos depois - e a sexta em Espanha, depois de edições em Palma de Maiorca (1985), Igualada (1995), Alcobendas (2014), Mieres (2016) e Sant Sadurní d'Anoia (2022).

Nas 10 edições anteriores, o Europeu realizou-se três vezes em Portugal, três vezes em Espanha, três vezes em Itália e uma vez, em 2014, em França.

Normalmente realizado em Agosto ou Setembro, o evento terá este ano lugar em Julho, sendo a primeira vez, depois de 2006, quando decorreu em Sesimbra, que se realiza na íntegra nesse mês. Em 2017, começou em Julho, mas acabou já em Agosto.

Em Portugal, a decisão de campeão do Nacional de Sub-15 está agendado para 23 de Junho e o do Nacional de Sub-17 para 30 de Junho, sendo possível que haja ajustes no calendário para a necessária preparação da selecção.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
A Academia de Diego Mir

A Academia de Diego Mir

Sinónimo de método e trabalho, Diego Mir dirige um dos mais intensivos campus de Hóquei em Patins na Catalunha. O técnico, actualmente no Cerdanyola, foi forte hipótese para o Barcelona na próxima época, mas o acordo não se concretizou.