Solução do Barcelona deverá ser interna
O sucessor de Edu Castro no banco do Barcelona deverá ser da casa, como acontece desde 2011. David Cáceres, histórico do Igualada e agora treinador dos Sub-15 blaugrana, é o principal candidato a ocupar um dos lugares mais desejados.
Já deverá estar escolhido o sucessor de Edu Castro no comando técnico do Barcelona. David Cáceres, actual treinador dos Sub-15 blaugrana, é o nome apontado ao lugar. Fica ocupado um dos tronos mais desejados no Hóquei em Patins.
Esta época, o Barcelona venceu a Supertaça e a Taça do Rei em Espanha, tendo conquistado a Taça Intercontinental em Espanha. Mas, na Champions League, que não vence desde 2018, acabou afastado pelo Sporting nos quartos-de-final. Já (há muito) virtual vencedor da fase regular, procura a conquista da OK Liga, que seria a sexta em sete temporadas de Edu Castro como treinador principal dos blaugrana.
Independentemente dos triunfos ou desaires, a saída de Edu Castro é, algum tempo, um dado adquirido. Divergências com Gaby Cairo, actual director desportivo, assim o ditam. E a solução deverá ser interna, como tem sido desde que o próprio Cairo, que era responsável das secções não profissionais, assumiu o comando técnico em 2011, sucedendo a Fernando Pujalte.
A Cairo sucedeu, a meio da temporada de 2012/13, o então adjunto Ricard Muñoz, passando Edu Castro a novo adjunto. A Muñoz sucedeu, em 2017, Edu Castro. Agora, é a vez de David Cáceres.
David Cáceres passou pelos escalões formativos do Barcelona e chegou à equipa principal, onde coincidiu com Cairo na temporada de 1993/94. Estreou-se com 18 anos pela equipa principal blaugrana em Dezembro de 1993, numa derrota com o Igualada, ao serviço de quem - entre 1995 e 2008 - alcançou o Olimpo do Hóquei em Patins, vencendo, entre outros troféus, três Ligas Europeias. Tem a camisola retirada em Les Comes, ao lado das de outros históricos como Santi Carda e Albert Folguera.
Foi com sentido de missão que aceitou o desafio de salvar o seu Igualada da descida, na temporada de 2020/21. No currículo como treinador, tinha apenas cinco temporadas no Sant Feliu, entre 2013 e 2018, mas, com 19 pontos em 24 possíveis, conduziu o Igualada à manutenção.
Apesar do sucesso à frente dos arlequins, não ficou. Escolheu o projecto formativo do Barcelona, onde ficaria como treinador dos Sub-15. Conquistou a Eurockey Cup do escalão em 2022, numa final frente ao Benfica, e voltaria a conquistar a prova em 2023, frente à Oliveirense.
No banco, Cáceres foi secundado nas duas conquistas europeias por Dani Moreno, que agora o deverá acompanhar para os seniores. Moreno está no Barcelona desde 2019, assumindo a coordenação da formação em 2021 e é o actual treinador dos Sub-17.
Segunda-feira, 22 de Abril de 2024, 18h08