Taça de vencedores de Taças

A 49ª edição da Taça de Portugal decide-se no próximo fim-de-semana em Barcelos. Os candidatos Porto, Benfica, Óquei de Barcelos e Oliveirense somam, entre si, 41 dos 48 troféus entregues na história da 'prova rainha'.

Taça de vencedores de Taças

No próximo fim-de-semana, a 27 e 28 de Abril, o Pavilhão Municipal de Barcelos recebe a Final Four da Taça de Portugal.

Os protagonistas são os mesmos da decisão de 2022, que decorreu em Paredes, mas, se, nas meias-finais de então, o Porto defrontou o Óquei de Barcelos e o Benfica defrontou a Oliveirense para a 12ª final entre dragões e águias (erguendo o Porto a sua 18ª Taça), agora o Porto defronta a equipa de Oliveira de Azeméis e o Benfica terá pela frente o anfitrião barcelense.

Nenhuma equipa tem mais triunfos na prova que qualquer das quatro que agora disputam a Final Four. O Porto tem 18, último dos quais conquistado em 2022, o Benfica 15, não vencendo desde 2015, e Oliveirense, que celebrou em 2019, e Óquei de Barcelos, vitorioso pela última vez em 2004, têm quatro troféus cada.

Nas 48 edições já disputadas, os quatro protagonistas somam 41 conquistas, tendo as restantes sido reclamadas pelo Sporting (quatro vezes, em 1976, 1977, 1984 e 1990) e por Malhangalene (1964), Académico de Cambra (2007) e Tomar (2023), detentor do troféu até que seja entregue a (velho) novo dono.

Duelos em 2023/24

Perspectivando as meias-finais, esta época já todas as equipas bateram as suas adversárias.

Porto e Oliveirense defrontaram-se em duas ocasiões, para o Campeonato Placard. A equipa de Oliveira de Azeméis surpreendeu com uma inusitada vitória por cinco golos sem resposta no Dragão Arena. Mas os dragões devolveram a cortesia, na segunda volta, vencendo, ainda que por um tangencial 4-5, no Salvador Machado.

Este será o terceiro troféu nacional a ser entregue esta temporada. O Benfica venceu a Elite Cup (frente ao Sporting) e a Supertaça António Livramento (frente ao Tomar).

Benfica e Óquei de Barcelos vão defrontar-se pela quinta vez, a terceira neste mês de Abril. Para o campeonato, houve empate na Luz (4-4), ainda com Paulo Freitas no comando técnico dos barcelenses, e vitória das águias (1-4) em Barcelos. Pelo meio, às ordens de Rui Neto, o Óquei de Barcelos venceu os dois jogos dos quartos-de-final da Champions League, afastando a equipa de Nuno Resende.

Final em reedição

Independentemente de quem chegue à final, não vai ser uma decisão inédita como foi, por exemplo, a da pretérita temporada, entre Tomar e Sporting.

Já houve 12 finais entre Porto e Benfica, aquela que se repetiu mais vezes na história da competição. Os dragões levaram a melhor sete vezes e as águias cinco.

Oliveirense e Benfica já se encontraram duas vezes na decisão, em 2012 e 2019, tendo a equipa de Oliveira de Azeméis erguido o troféu em ambas. Como em 1997, na única final entre Oliveirense e Óquei de Barcelos.

Também entre Porto e Óquei de Barcelos só houve uma final da Taça de Portugal. Foi em 1999, então com os portistas a carimbarem, nas grandes penalidades, a sua 9ª conquista na prova.

Meias-finais

• MF1 • Porto vs. Oliveirense • 27.Abr, 12h

• MF2 • Benfica vs. Óquei de Barcelos • 27.Abr, 16h30

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 28.Abr, 16h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny