Benfica com baterias (e dois reforços) apontados ao 'dodeca'

Conquistado o hendecampeonato e, na total hegemonia, as 10ª Supertaça e 10ª Taça de Portugal, o Benfica aponta ao 'dodeca' nacional e, além-fronteiras, a um segundo título europeu. Rita Batista e Aimee Blackman são as novas 'armas'.

Benfica com baterias (e dois reforços) apontados ao 'dodeca'

Com 33 troféus nacionais conquistados em 34 possíveis nos seus 12 anos de existência, a equipa feminina do Benfica tem a expectativa que o 13º ano não seja aziago. Para tal, e sempre em busca de uma segunda conquista europeia, conta com dois reforços.

Paulo Almeida continuará no comando técnico para uma 13ª temporada, tantas como a equipa leva de existência. E o plantel, hegemónico a nível nacional, sofre poucas alterações. De partida estão Carolina Monteiro e Inês Severino, esta última para reforçar o Coruña na OK Liga Femenina. Em "troca", chegam a internacional portuguesa Rita Batista e a campeã europeia Aimee Blackman.

Rita Batista tem 28 anos e representou Portugal nas últimas três competições, nos Campeonatos da Europa de 2021 e 2023 (vice-campeã em ambos) e no Campeonato do Mundo de 2022 (bronze). Não está entre as convocadas para o Mundial de Setembro próximo, mas a contestação encarnada às escolhas de Hélder Antunes já fez correr tinta suficiente...

Rita cresceu nos Carvalhos, rumando a Sul - após o "cancelamento" pela pandemia - para o Vilafranquense. Em 2021, reforçou o Sporting, para uma primeira temporada competitiva e outra que culminaria no encerrar do projecto. No desmantelamento da equipa leonina, Sofia Moncóvio seguiu caminho para a Luz e Rita Batista para a Aldeia do Hóquei. Agora reencontrar-se-ão de águia ao peito.

Da OK Liga, do campeão Palau, chega Aimee Blackman, que completa apenas 19 anos no final de Agosto. Será a segunda catalã a representar as águias depois de Aina Arxé, em 2018/19, ter chegado com 20 anos e não ter vingado.

Aimee estreou-se pela equipa principal do Palau com 16 anos, numa temporada de 2021/22 em que o Palau de Ivan Sanz venceu OK Liga e, tal como na época anterior, a Liga Europeia.

O Palau voltou a sagrar-se campeão espanhol esta época, depois de um ano sem títulos colectivos (o Gijón de Ramon Peralta açambarcou tudo), mas com reconhecimento individual para Aimee Blackman, distinguida como "jogadora revelação".

Tal ter-lhe-á valido a chamada de Ricard Muñoz ao Campeonato da Europa de 2023, sagrando-se campeã numa final frente a uma selecção portuguesa que contou com algumas das futuras colegas nas águias, como Maria Celeste Vieira, Marlene Sousa, Maria Sofia Silva, Sofia Moncóvio, Raquel Santos e... Rita Batista.

Os encarnados estarão ainda em busca de uma terceira guarda-redes para fazer face a alguma eventual ausência forçada de Maria Celeste Vieira ou Alice Vicente.

Sport Lisboa e Benfica 2024/25

Guarda-redes: Alice Vicente e Maria Celeste Vieira

Jogadores de pista: Aimee Blackman (ex-Palau), Beatriz Figueiredo, Cata Flores, Elena Tamiozzo, Maria Sofia Silva, Marlene Sousa, Raquel Santos, Rita Batista (ex-Turquel) e Sofia Moncóvio

Treinador: Paulo Almeida

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
World Skate Europe
França surpreende Espanha e Portugal vence Grupo A

França surpreende Espanha e Portugal vence Grupo A

Depois de duas derrotas, a França impôs um empate à Espanha e ajudou Portugal a selar o 1º lugar do Grupo A. Os lusos marcaram encontro com a Áustria nos 'quartos', enquanto, nos femininos, a selecção das quinas regressava às vitórias.

França prepara Mundial com 12

França prepara Mundial com 12

A federação francesa anunciou as escolhas de Nuno Lopes para a preparação de um Mundial em que a França aponta a (mais) um feito histórico depois do bronze no Mundial de San Juan. Na lista estão dois guarda-redes e 10 jogadores de pista.