«Gostámos muito de fazer esta semana»
O Pavilhão Gimnodesportivo de Murches foi palco da estreia de João Rodrigues à frente de um campus para jovens atletas. Uma experiência em que o capitão da Selecção Nacional se divertiu e que será, muito provavelmente, para repetir.
Ainda só estava confirmada a saída do Barcelona. O regresso às pistas em Portugal era para um campus de Hóquei em Patins sob nome próprio.
Empreendedor, João Rodrigues estava há meses a preparar, principalmente com João Filipe - "Jofi", o "companheiro de sempre" -, a sua estreia em campus de Hóquei em Patins. "Recrutou" Marlene Sousa, Zé Miranda e o treinador de guarda-redes Pedro Santos, todos do Benfica, juntando-se Ricardo Leão, que será treinador adjunto do primodivisionário Murches, e Carlos Fonseca ("Pica"). Uma semana depois de João Rodrigues completar 34 anos, de 22 a 26 de Julho, a experiência concretizou-se.
Foi uma semana marcada, em particular nos primeiros dias, pelo calor intenso. Mas tal não tirou o entusiasmo aos cerca de 70 atletas e aos monitores deste novo campus.
Presentes estiveram também Maria Celeste Vieira e Raquel Santos, internacionais portuguesas do Benfica, e Gonçalo Pinto e Miguel Rocha, respectivamente do Benfica e Óquei de Barcelos, Hugo Gonçalves, preparador físico do Sporting, ou a atacante das águias Maria Sofia Silva, médica dentista das CPE Clínicas, esta a abordar a importância da saúde oral.
Após o "apito final", João Rodrigues não escondia estar "cansado", depois de uma semana empenhado em que nada falhasse. Mas, acima de tudo, fica uma semana em que ele próprio e a equipa que reuniu se divertiu. Se calhar, aponta, mais do que os próprios atletas dos Escolares aos Sub-17 que tiveram a oportunidade de privar com o melhor marcador da OK Liga e capitão da Selecção Nacional.
Agora, já confirmado o regresso ao Benfica, e com contrato até 2028, João Rodrigues tem ainda distante uma eventual passagem a treinador nos escalões de formação, ainda que o curso de treinador nível II até já lhe permita dirigir além dos mais jovens. Daqui a uns anos, logo se verá.
A mais breve prazo, a realização de uma segunda semana do "Campus João Rodrigues" é bem mais provável. João Rodrigues e João Filipe quiseram lançar as bases de um projecto de continuidade e, pelas sensações desta primeira semana, será mesmo para continuar.
Domingo, 11 de Agosto de 2024, 16h27