Os árbitros mundialistas
São 42 os árbitros que vão assegurar os 192 jogos dos diferentes campeonatos do Mundo dos World Skate Games. De Portugal, viajam oito: três do Porto, dois do Minho, um de Alentejo, Aveiro e Ribatejo.
A organização dos World Skate Games divulgou a lista de árbitros chamados aos diferentes campeonatos do Mundo que vão decorrer em Novara entre 8 e 22 de Setembro.
Para arbitrar as 192 partidas que se vão disputar foram chamados 42 árbitros, oriundos de 11 federações diferentes: Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido.
Para a primeira semana, de 8 a 14 de Setembro, estão "convocados" 18 árbitros para os 60 jogos dos World Championship e Intercontinental Championship de Sub-19.
Oito dos árbitros que dirigem as partidas dos Sub-19 ficam para a semana seguinte, quando entram em pista os graúdos, juntando-se a outros 24 para um total de 32 árbitros. Serão 132 entre 16 e 22 de Setembro, com três competições no masculino (78 jogos, chegando a ser 13 por dia na primeira fase) e duas competições no feminino (54 jogos).
De Portugal, viajam oito árbitros. Porfírio Fernandes (CRAHP do Porto), Pedro Silva (agora no CRAHP de Aveiro) e Teófilo Casimiro (Ribatejo) apitam na primeira semana, continuando pelas pistas de Novara, para a segunda semana, o árbitro ribatejano. Para essa semana de campeonatos seniores, chegam também os portuenses Joaquim Pinto e Sílvia Coelho, os minhotos Carlos Correia e Pedro Figueiredo e o alentejano João Catrapona.
Joaquim Pinto foi o último português a apitar a final de um Campeonato do Mundo de Seniores Masculinos, em 2015, sendo que Portugal chegou a todas as finais que se seguiram. Em 2022, a final entre Argentina e Portugal foi apitada pelo italiano Filippo Fronte e o catalão Ivan González.
Também em San Juan, na última edição dos mundiais, Silvia Coelho esteve na final da competição feminina entre Argentina e Espanha, ao lado do italiano Joseph Silecchia. Nos juniores, Ivan González apitou a partida decisiva entre Argentina e Itália com o lisboeta João Duarte. Para Novara, não haverá qualquer árbitro lisboeta que possa "chegar" à final.
Campeonato do Mundo de Sub-19
Itália (5): Alfonso Rago, Carlo Iuorio, Claudio Ferraro, Franco Ferrari e Louis Hyde
Espanha (3): Daniel Villar, Oriol Pérez e Raul Burgos
Portugal (3): Pedro Silva, Porfírio Fernandes e Teófilo Casimiro
Argentina (2): Leandro Davegno e Paulo Giraudo
Angola (1): Jorge Borges
Austrália (1): Terence Sandford
Brasil (1): Fernando Madureira
França (1): Stephane Rizzotti
Reino Unido (1): Karl Wilson
Campeonato do Mundo de Seniores (Masculinos e Femininos)
Itália (7): Alessandro Eccelsi, Filippo Fronte, Francesco Stallone, Joseph Silecchia, Marco Rondina, Massimiliano Carmazzi e Simone Brambilla
Espanha (6): Daniel Villar, Ivan Gonzalez, Jonathan Sanchez, Miguel Diaz, Ruben Fernandez e Sergi Mayor
Portugal (6): Carlos Correia, João Catrapona, Joaquim Pinto, Pedro Figueiredo, Silvia Coelho e Teófilo Casimiro
Argentina (5): Carlos Fernandez, Leandro Davegno, Mariela Begueri, Paulo Giraudo e Ramiro Cruzado
França (2): Nuno Melo e Stephane Rizzotti
Angola (1): Jorge Borges
Austrália (1): Terence Sandford
Brasil (1): Fernando Madureira
Chile (1): Claudio Borquez
Colômbia (1): Juan Parra
Reino Unido (1): Bruno Sosa
Sexta-feira, 6 de Setembro de 2024, 8h53