Continental em Oliveira de Azeméis, para confirmar domínio português
O Pavilhão Dr. Salvador Machado recebe, a 26 e 27 de Outubro, a decisão da Taça Continental. Sporting e Oliveirense são favoritos frente a Follonica e Igualada, numa prova conquistada por portugueses seis vezes nas últimas sete edições.
A primeira decisão europeia da nova temporada acontece em Oliveira de Azeméis, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, anunciou esta quinta-feira a World Skate Europe. Em Final Four, será disputada a 26 e 27 de Outubro.
Com os finalistas da Champions League e da Taça WSE em confronto, o Sporting defrontará o Follonica e o Igualada terá pela frente a Oliveirense numa meias-finais em que as equipas portuguesas são favoritas.
Sporting e Oliveirense têm novos treinadores para esta temporada e Edo Bosch e Nuno Resende procurarão entrar com o pé direito na Europa. Uma semana volvida, os leões, campeões europeus, disputam em França o apuramento para uma fase de grupos da Champions League em que a equipa de Oliveira de Azeméis já tem lugar assegurado.
Na Taça Continental, as duas equipas portuguesas procuram confirmar o ascendente a nível de clubes na última temporada, e tudo o que não for uma final lusa, será uma enorme surpresa.
Nas últimas sete edições, a Taça Continental foi vencida por equipas portuguesas em seis ocasiões. O Benfica venceu em 2016, a Oliveirense em 2017, o Sporting em 2019 e 2021, o Valongo em 2022 e o Porto em 2023. O Barcelona "intrometeu-se" em 2018. Antes, nas outras 35 edições da prova, as equipas portuguesas só tinham quatro conquistas contra 31 espanholas.
Entre os participantes na edição deste ano, o Igualada é o que soma mais conquistas, nos seus dourados anos 90, quando a disputa era a dois, apenas entre os vencedores da Liga Europeia e Taça CERS. Os "arlequins" contaram cinco triunfos, ficando apenas aquém do palmarés de Liceo e Barcelona. Já na disputa a quatro, a Oliveirense venceu em 2017, em Viareggio, e o Sporting em 2019, no seu João Rocha. Em 2021, o Sporting voltou a vencer, mas em jogo único em Lleida.
Os italianos do Follonica estiveram na discussão da prova em 2005 e 2006, depois de terem vencido, respectivamente, a Taça CERS e a Liga Europeia, mas perderam em ambas as ocasiões para o Barcelona, recordista absoluto de triunfos, com um total de 18. Já às ordens do técnico português Sérgio Silva, o Follonica voltou a estar presente em 2022, tendo organizado a prova, mas caiu nas meias-finais.
Meias-finais
• MF1 • Sporting vs. Follonica • 26.Out
• MF2 • Igualada vs. Oliveirense • 26.Out
Final
• Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 27.Out
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024, 7h08