Continental em Oliveira de Azeméis, para confirmar domínio português

O Pavilhão Dr. Salvador Machado recebe, a 26 e 27 de Outubro, a decisão da Taça Continental. Sporting e Oliveirense são favoritos frente a Follonica e Igualada, numa prova conquistada por portugueses seis vezes nas últimas sete edições.

Continental em Oliveira de Azeméis, para confirmar domínio português

A primeira decisão europeia da nova temporada acontece em Oliveira de Azeméis, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, anunciou esta quinta-feira a World Skate Europe. Em Final Four, será disputada a 26 e 27 de Outubro.

Com os finalistas da Champions League e da Taça WSE em confronto, o Sporting defrontará o Follonica e o Igualada terá pela frente a Oliveirense numa meias-finais em que as equipas portuguesas são favoritas.

Sporting e Oliveirense têm novos treinadores para esta temporada e Edo Bosch e Nuno Resende procurarão entrar com o pé direito na Europa. Uma semana volvida, os leões, campeões europeus, disputam em França o apuramento para uma fase de grupos da Champions League em que a equipa de Oliveira de Azeméis já tem lugar assegurado.

Na Taça Continental, as duas equipas portuguesas procuram confirmar o ascendente a nível de clubes na última temporada, e tudo o que não for uma final lusa, será uma enorme surpresa.

Nas últimas sete edições, a Taça Continental foi vencida por equipas portuguesas em seis ocasiões. O Benfica venceu em 2016, a Oliveirense em 2017, o Sporting em 2019 e 2021, o Valongo em 2022 e o Porto em 2023. O Barcelona "intrometeu-se" em 2018. Antes, nas outras 35 edições da prova, as equipas portuguesas só tinham quatro conquistas contra 31 espanholas.

Entre os participantes na edição deste ano, o Igualada é o que soma mais conquistas, nos seus dourados anos 90, quando a disputa era a dois, apenas entre os vencedores da Liga Europeia e Taça CERS. Os "arlequins" contaram cinco triunfos, ficando apenas aquém do palmarés de Liceo e Barcelona. Já na disputa a quatro, a Oliveirense venceu em 2017, em Viareggio, e o Sporting em 2019, no seu João Rocha. Em 2021, o Sporting voltou a vencer, mas em jogo único em Lleida.

Os italianos do Follonica estiveram na discussão da prova em 2005 e 2006, depois de terem vencido, respectivamente, a Taça CERS e a Liga Europeia, mas perderam em ambas as ocasiões para o Barcelona, recordista absoluto de triunfos, com um total de 18. Já às ordens do técnico português Sérgio Silva, o Follonica voltou a estar presente em 2022, tendo organizado a prova, mas caiu nas meias-finais.

Meias-finais

• MF1 • Sporting vs. Follonica • 26.Out

• MF2 • Igualada vs. Oliveirense • 26.Out

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 27.Out

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Girão encerra capítulo, mas história está por terminar

Girão encerra capítulo, mas história está por terminar

Como entre os postes, Girão não se fez rogado: anunciou e cumpriu a última prova por Portugal, 40 anos depois de Ramalhete, também em Novara. 'Desabou' antes do último jogo e abordou o percurso findo na Selecção em conferência de imprensa.