Sporting e Oliveirense (re)encontram-se em nova final

Finalistas da Champions, Sporting e Oliveirense voltam a defrontar-se, agora na final da Taça Continental. Nas 'meias', o Sporting precisou de prolongamento para vencer o Follonica. A Oliveirense geriu bem a vantagem frente ao Igualada.

Sporting e Oliveirense (re)encontram-se em nova final

Haverá vencedor português da Taça Continental pela sétima vez em oito edições e pela quinta vez consecutiva. Sporting e Oliveirense são finalistas da edição de 2024 da prova.

Foram desafios bem díspares para passar a "escrito" o favoritismo apontado sobre Follonica e Igualada, os finalistas da última Taça WSE. O Sporting perdia a cinco minutos do final e só venceu no prolongamento, a Oliveirense arrumou o jogo no início da segunda parte.

Quando Toni Perez e Facundo Bridge marcaram nos primeiros quatro minutos do jogo frente ao Follonica, parecia que não haveria grande discussão para definir o primeiro finalista. Mas a equipa orientada pelo português Sérgio Silva reagiu.

Davide Banini desperdiçou um primeiro livre directo e desperdiçaria já outro depois de Marco Pagnini reduzir. No contrastar da falta de aproveitamento italiano com a segurança de Ângelo Girão, a seis minutos do intervalo, Henrique Magalhães fazia o 3-1 com que se chegaria ao intervalo.

Estava na mão? Terão pensado isso os leões, talvez a pensar demasiado cedo no embate da final. A equipa de Edo Bosch teve um reatamento "desleixado" e Fernando Montigel e Francesco Banini aproveitaram para igualar a três. Com mais um livre directo a favor, Francesco foi chamado e fez o 3-4 a 15 minutos do fim, mas perdeu pouco depois nova oportunidade para marcar e dilatar para dois golos de vantagem.

Em busca do golo do empate, era notória a falta de "poder de fogo" de Gonzalo Romero, ainda ausente depois da lesão na Elite Cup, mas Facundo Bridge igualou a cinco minutos dos regulamentares 50. 45 minutos depois do apito inicial, esta tudo como no início, mas com a 10ª falta - que não cairia - a aproximar-se. No prolongamento, vingou o maior traquejo leonino na luta por troféus. Alessandro Verona "traiu" os compatriotas e carimbou a passagem à final.

Na segunda meia-final, a Oliveirense foi cautelosa na gestão física. Chegaria ao primeiro golo já nos cinco finais da primeira parte, por facundo Navarro, mas ainda houve tempo para o internacional francês Marc Rouze fazer o empate para um Igualada que perdeu muitos jogadores importantes.

Estava tudo em aberto no início da etapa complementar, mas a Oliveirense não deixou que os arlequins, cinco vezes vencedores da prova (já lá vão mais de 25 anos...), alimentassem esperanças. Marc Torra de grande penalidade, ainda não estavam cumpridos dois minutos, e Lucas Martínez, aos sete, faziam um 1-3 que, até pelo alerta no jogo do Sporting, a Oliveirense soube gerir. Já na recta final do jogo, Navarro e Diogo Abreu fixaram o 1-5 final.

As equipas reencontram-se numa decisão depois da final da Champions League, em Maio último. Então, o Sporting de Alejandro Dominguez venceu a Oliveirense de Edo Bosch por 1-2 no Pavilhão Rosa Mota. Agora, Edo é treinador dos leões e a equipa de Oliveira de Azeméis tem Nuno Resende, ex-Benfica, no comando técnico. De resto, há apenas uma mudança a notar nos dois planteis: Ferran Font deixou o Sporting, sendo a sua partida colmatada com a chegada do também catalão Roc Pujadas.

Este domingo, a partir das 15 horas em Oliveira de Azeméis, o Sporting procura a sua terceira Taça Continental, depois dos triunfos em 2019 e 2021 após vencer a então Liga Europeia. A Oliveirense procura a segunda, depois da conquista em 2017, quando chegou à primeira edição em modelo de Final Four como finalista da Liga Europeia. Então, na final, venceu o então campeão europeu Reus. Para quem é que a História se repetirá?

Meias-finais

• MF1 • Sporting 5-4 Follonica (4-4, 1-0 prol.) • 26.Out

• MF2 • Igualada 1-5 Oliveirense • 26.Out

Finais

• Sporting vs. Oliveirense • 27.Out, 15h

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Oliveirense vence Taça Continental

Oliveirense vence Taça Continental

A Oliveirense venceu o Sporting por 2-4 e conquistou a Taça Continental. É o segundo triunfo da equipa de Oliveira de Azeméis na prova, e o regresso aos troféus depois da Taça de Portugal em 2019. O Salvador Machado voltou a ser talismã.