Nuno Domingues faz a mala para aventura francesa
Nuno Domingues, treinador que se destacou no Tomar e Marinhense, e agora orienta Sub-19 e equipa 'B' do Turquel, prepara as malas para rumar a França, apontado ao comando técnico do La Vendéenne, 5º classificado da N1 Élite.
Marc Salicrú, jogador do La Vendéenne entre 2006 e 2010 e regressado para assumir o comando técnico em 2022, está de saída e o português Nuno Domingues é o escolhido para a sucessão.
O treinador de 52 anos é reconhecido pela sua ligação ao Tomar e ao Marinhense, que conduziu até ao final da temporada de 2022/23. Depois de um ano sabático, chegou no último defeso ao Turquel para assumir a liderança dos Sub-19 e da equipa "B", que milita no terceiro escalão português, mas é agora inusitadamente "resgatado" para um desafio maior, por um dos mais sólidos projectos gauleses.
13 vezes campeão francês, apenas aquém das 16 conquistas do Coutras, o La Vendéenne venceu pela última vez o título em 2017. Esta época, em seis partidas para a N1 Élite, principal campeonato francês, o La Vendéenne soma 11 pontos, estando a cinco do líder Coutras.
O La Vendéenne arrancou com uma vitória na pista do Quintin (2-5), seguindo-se empates na visita ao Lyon (4-4) e ao Quévert (5-5). Já em Novembro e em casa, venceram o Ploufragan por 3-2, mas não evitaram a derrota na recepção ao campeão Saint-Omer, por 0-2. Este domingo, venceram na pista do Poiré (4-6), mas a decisão de mudança no comando técnico já estava tomada.
Os rubro-negros contam com o português Marcos Pinto, os mundialistas Nathan Gefflot e Antoine Thebaud, bem como Manu Mir ou Marc Povedano, este melhor marcador com nove dos 23 golos conseguidos pela equipa, mas que poderá ser "baixa" no mercado de Inverno.
Para além dos desafios nacionais, o La Vendéenne está na europeia WSE Cup. Nos oitavos-de-final, defronta o Valdagno, do português Tiago Sanches, a 30 de Novembro, recebendo depois os italianos a 14 de Dezembro.
Domingo, 24 de Novembro de 2024, 11h23