Lleida é o quarto cabeça-de-série da Copa

No fecho da primeira volta da OK Liga, o Lleida sela um histórico 4º lugar, que vale o estatuto de cabeça-de-série no sorteio da Taça do Rei, com Reus, Liceo e Barcelona. A equipa de Nuno Paiva até perdeu, mas o Igualada não fez melhor.

Lleida é o quarto cabeça-de-série da Copa

Com os oito apurados para a Taça do Rei - os oito mais bem classificados no final da primeira volta - definidos, o interesse da derradeira jornada da primeira metade da OK Liga em relação a essa prova estava na definição do último cabeça-de-série. Barcelona, Reus e Liceo tinham o lugar garantido, Lleida e Igualada estavam na corrida, separados por dois pontos.

O Lleida, em vantagem pontual, até perdeu na deslocação à comunidade valenciana, com o Alcoi a vencer por 5-2, destacando-se o bis de Gonzalo Pérez a fechar as contas da partida. No entanto, a equipa do português Nuno Paiva contou com a "ajuda" do Vilafranca de Guillem Pérez.

Lanterna-vermelha à entrada para esta jornada, o Vilafranca somou aquela que foi apenas a segunda vitória, derrotando o Igualada por 5-4 apesar dos arlequins até terem estado a ganhar por 0-2.

O Lleida logrou assim um histórico estatuto de cabeça-de-série para o sorteio de 3 de Fevereiro, em Calafell, podendo calhar-lhe em sorte um dos outros apurados: Alcoi, Igualada, Calafell e Noia.

A Taça do Rei tem a sua terceira edição consecutiva em Calafell, no Pavelló Joan Ortoll, com quartos-de-final a 6 e 7 de Março, meias-finais a 8 e final a 9 de Março. O Barcelona venceu em 2024 e 2023, bem como em 2022, em Lleida. De resto, nas últimas oito edições, o Barcelona só não venceu em 2021, na Corunha.

Barcelona só com vitórias

Outro ponto de interesse desta última jornada, era a deslocação do Barcelona a Reus. Os blaugrana já ali tinham caído para a Champions League e os "roiginègre" vinham de expressiva vitória sobre o Porto. Mas, na OK Liga, ainda manda o gigante da cidade condal.

O Reus fez mais uma excelente partida e adiantou-se com um livre directo do jovem Carles Casas, campeão do Mundo de Sub-19. Jordi Garcia não teve medo de arriscar e ganhou a aposta. Mas o Barcelona virou o resultado no repleto Palau d'Esports, com golos de Matias Pascual e Pablo Álvarez, destacando-se Pablito na liderança da lista de melhores marcadores, com 16 golos. O companheiro Ferran Font e Nico Ojeda, do Lleida, somam 15, merecendo sublinhado os 10 golos de Nuno Paiva.

O Barcelona termina a primeira volta com 13 vitórias em outros tantos jogos, com o melhor ataque (69 golos marcados) e a melhor defesa (20 golos sofridos), sendo que o pior ataque é do Vic, com apenas 25 conseguidos, e a defesa mais permissiva é a do Voltregà, com 52 golos consentidos.

Nesta ronda, o Voltregà perdeu por 1-3 na recepção ao Liceo, que, aproveitando a derrota do Reus, ascende ao 2º lugar. Já os azuis-e-brancos, a jogarem em Mollet del Vallès por interdição do seu pavilhão por três jogos, bate no fundo da classificação.

OK Liga - Classificação no final da primeira volta

1º Barcelona (39 pontos), 2º Liceo (27), 3º Reus (26), 4º Lleida (22), 5º Alcoi (21), 6º Igualada (20), 7º Calafell (19), 8º Noia (19), 9º Sant Just (13), 10º Alpicat (12), 11º Vic (11), 12º Caldes (10), 13º Vilafranca (9), 14º Voltregà (8)

Taça do Rei - Cabeças-de-série

Barcelona, Liceo, Reus e Lleida

Taça do Rei - Outros apurados

Alcoi, Igualada, Calafell e Noia

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos da edição
Associação Juventude Salesiana
No fecho dos 16-avos, houve 'milagre' do Padre Miguel

No fecho dos 16-avos, houve 'milagre' do Padre Miguel

No último jogo dos 16-avos da Taça, o 'milagre': a Juventude Salesiana venceu o Candelária, que assim é o único primodivisionário a cair. A sorteio irão Paço de Arcos e Famalicense, também da II Divisão, e as outras 13 equipas da I Divisão.

Impacto imediato

Impacto imediato

Xavi Cardoso chegou, foi titular, marcou e o Giovinazzo, no arranque da segunda volta da Serie A1, venceu na pista do Grosseto, uma das mais sólidas equipas da categoria máxima italiana nas últimas temporadas.

Dia de Jogo: 12 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 12 de Janeiro de 2025

12 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal, com o fecho dos 16-avos. Se não houver 'tomba-gigantes', caberá a Vila Praia ou Famalicense juntarem-se a Paço de Arcos como únicos representantes de outras divisões.

Tudo 'normal' na Taça de Portugal

Tudo 'normal' na Taça de Portugal

Nos primeiros jogos dos 16-avos de uma Taça de Portugal condicionada, as equipas primodivisionárias voltaram a confirmar o seu favoritismo. Nove já estão nos 'oitavos', tal como o Paço de Arcos, a apurar-se em duelo de II Divisão.

Óquei de Barcelos foi o único a 'cantar de galo'

Óquei de Barcelos foi o único a 'cantar de galo'

Por Pedro Alves dos Santos: O fecho da primeira volta da fase de grupos da Champions League abonou pouco ao apelidado e sobranceiro 'Melhor Campeonato do Mundo' e apenas o Óquei de Barcelos reclamou a vitória. Circunstancial ou um choque de realidade?

Dia de Jogo: 11 de Janeiro de 2025

Dia de Jogo: 11 de Janeiro de 2025

11 de Janeiro de 2025 é 'Dia de Jogo' na Taça de Portugal. No masculino, há 10 jogos dos 16-avos, enquanto no feminino se joga o único jogo da pré-eliminatória.