Será do Guarani?
Depois da proposta saudita ter perdido fôlego e de outras potenciais candidaturas terem ganho força, é a vez do Paraguai apresentar candidatura aos World Skate Games 2026. O palco dos próximos Campeonatos do Mundo deveria ser anunciado em Fevereiro.

No final dos World Skate Games que decorreram no passado mês de Setembro em Itália, Carmelo Paniagua, chairman mundial do Hóquei em Patins, apontava a expectativa do anúncio do próximo palco da festa maior da Patinagem - e dos Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins - a Janeiro ou Fevereiro deste ano. Mas, ainda esta semana, há candidaturas a surgir.
A Secretaría Nacional de Deportes do Paraguai, com a colaboração do Comité Olímpico e da federação de Patinagem local, anunciou a formalização da candidatura à organização dos próximos World Skate Games, em 2026, em Assunção.
Cravado no centro da América do Sul, entre Argentina, Bolívia e Brasil, o Paraguai já recebeu grandes provas de Patinagem Artística em 2021 e 2023. A capital, Assunção, bem junto à fronteira argentina e sede destes eventos, tem cerca de 500 mil habitantes, mas a sua área metropolitana abrange mais de dois milhões de pessoas e, apesar da forte inflação que se sente (1 euro são mais de 8 mil guaranis), há aposta no desporto para promover o país além-fronteiras. O Paraguai é também candidato à organização dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2030 e dos Jogos Panamericanos de 2031.
A organização dos World Skate Games de 2026 esteve muito perto de ser entregue à candidatura saudita, mas acabou por perder fôlego e, na lista de favoritos, caiu atrás de outros candidatos, como Xangai (China), Tóquio (Japão) e Washington (Estados Unidos).
Agora, perfila-se o Paraguai. Seria o regresso à América do Sul depois dos "Jogos" de 2022, na Argentina, mas desta vez num país sem tradição no Hóquei em Patins.
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025, 10h57