Trissino leva João Almeida
Com a Coppa ganha e na disputa do 'scudetto' e da Champions League, o Trissino vai preparando a próxima época. João Almeida está garantido, de um Valongo que vai vendo partir as suas principais peças.

Depois de assegurado o tomarense Guilherme Silva, o Trissino já terá garantido João Almeida, do Valongo, para uma próxima temporada cuja preparação não se detém com os objectivos da actual. Este fim-de-semana, a equipa de Tiago Sousa venceu a Coppa Italia e é favorita à conquista da Serie A1, estando também na disputa da Champions League.
Perspectivando-se a saída de Reinaldo Garcia e o eventual "pendurar de patins" de João Pinto - quiçá para assumir o comando técnico dos "blueceleste" -, o Trissino continua a olhar para o mercado português, depois de "Nalo" ter chegado do Porto em 2023 e de Alvarinho ter chegado do Óquei de Barcelos em 2024.
João Almeida começou no Carvalhos, mudando-se, ainda nos escalões de formação, para o Porto. Na transição a sénior, rumou a Valongo, onde esteve duas temporadas, num curioso ciclo bianual que se tem repetido ao longo da sua carreira. Seguiram-se duas temporadas em Barcelos e outras duas em Oliveira de Azeméis, onde era o "benjamim" de uma equipa com muita veterania.
Em 2021, quando já tinha tudo certo com o Braga, não resistiu ao convite do "seu" Sporting, para duas épocas de leão ao peito. Teve poucos minutos às ordens de Paulo Freitas na primeira temporada. Na segunda, mostrou valor na equipa de Alejandro Dominguez, mas a sua saída já estava traçada.
Regressou ao Valongo em 2023, onde protagonizou uma primeira época extraordinária, apontando 32 golos no Campeonato Placard. Também afectado por algumas lesões, está mais discreto nesta segunda época, e o Valongo ressente-se da sua "ausência".
João completa 30 anos em Abril. Campeão da Europa de Sub-20 em 2014, sagrou-se em Itália vencedor da Taça Latina em 2016. Foi em Follonica, ao lado de Alvarinho, que este ano representa o Trissino (não havendo ainda certeza sobre a continuidade), e Guilherme Silva.
Valongo vê golos fugirem
Entretanto, Valongo vai vendo os seus jogadores mais determinantes a embarcarem para outras aventuras.
Carlitos será jogador do Óquei de Barcelos e, segundo o hoqueiemportugues, Kyllian Gil seguir-lhe-á as pisadas. Segundo os dados dos boletins federativos, são os dois melhores marcadores do Valongo no campeonato, com, respectivamente, 16 e 10 golos. João Almeida tem oito, para um total de 34 dos 47 golos marcados entre os três jogadores que estarão de saída.
Dos restantes 13 golos, uma dezena são de Miguel Moura, só havendo a registar no campeonato um golo de João Maló, João Pedro e do capitão Francisco Silva.
Terça-feira, 18 de Março de 2025, 13h06