Toma-lá-dá-cá: Miguel Henriques e Joca Guimarães com castigo de dois jogos
No seguimento de um final de encontro entre Braga e Juventude Pacense 'animado', mediático por maus motivos, Miguel Henriques e Joca Guimarães foram expulsos. Depois de processo disciplinar, são punidos com dois jogos de suspensão.

Na 13ª jornada do Campeonato Placard, o jogo entre Braga e Juventude Pacense, que terminou com um empate a quatro, teve um final "agitado", com o bracarense Miguel Henriques e o pacense João Guimarães ("Joca") a serem expulsos.
Aberto processo disciplinar, ambos os atletas continuaram a ser opção para Tó Neves e Hugo Azevedo, mas agora serão "baixa" forçada, em virtude da publicação de um castigo de duas partidas de suspensão para cada um, considerando que Miguel Henriques foi "expulso por ter agredido com uma cotovelada na cara do seu adversário", enquanto Joca Guimarães "respondeu às agressões sofridas, agredindo o jogador adversário (...) com o stick na [cara] deste".
Detalhando, a decisão expressa que "(...) no final do encontro, o Arguido Joao Guimarães dirigiu-se ao seu adversário, e aqui co-Arguido, Miguel Henriques dirigindo-lhe algumas palavras cujo conteúdo não ficou definido processualmente. Nessa sequência, o Arguido Miguel Henriques agrediu o seu adversário com uma cotovelada na zona da face, tenho o seu adversário Joao Guimarães respondido à agressão com outra agressão, através do seu stick, na cabeça do seu adversário. Em primeiro lugar, cumpre referir que a primeira abordagem do Arguido João Guimarães ao adversário, sendo provocatória, não configurou uma agressão em si mesma (...) Depois, fruto dessa abordagem provocatória por parte do Arguido João Guimarães, ocorre a primeira ofensa corporal, cometida pelo Arguido Miguel Henriques na pessoa do seu adversário. João Guimaraes, através de cotovelada na zona da face e, só depois, é que o Arguido João Guimaraes comete a ofensa corporal na pessoa do Arguido Miguel Henriques, através de "stickada" voluntária na zona da cabeça deste".
O acórdão do Conselho de Disciplina data de 19 de Março, mas, no atraso na publicação e notificação, Miguel e Joca foram a jogo no passado fim-de-semana, nos dias 22 e 23. Agora, Miguel Henriques falhará as partidas com Benfica e Tomar, ao passo que Joca não poderá estar nas partidas com Óquei de Barcelos e Oliveirense.
Pendentes de resolução, continuarão os processos abertos ao Braga e Juventude Pacense, cabendo ainda relevar que a Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto remeteu o caso para o Ministério Público.
Quinta-feira, 27 de Março de 2025, 9h48