Coutras e Alcoi na final da primeira WSE Trophy
Coutras e Alcoi vão disputar, este domingo, a primeira final da nova WSE Trophy. Os gauleses deixaram pelo caminho os helvéticos do Biasca, e os espanhóis recuperaram de desvantagem e venceram o anfitrião Follonica nas grandes penalidades.

A primeira final da nova WSE Trophy será entre os gauleses do Coutras e os espanhóis do Alcoi. À quarta decisão europeia de clubes da temporada, o troféu não ficará em casa.
No "Capaninno" de Follonica, o Coutras foi o primeiro a garantir o lugar na final. A equipa de Jerome Lafourcade, sem qualquer francês de nascimento nas escolhas para esta partida, confirmou o favoritismo frente aos helvéticos do Biasca, vencendo por 0-2.
Julian Martinez, irmão do oliveirense Lucas, inaugurou o marcador aos sete minutos e Joaquin Vargas ampliou ao quatro minutos da etapa complementar. O Coutras geriu bem o esforço a pensar na final e até poderia ter ampliado no derradeiro minuto, mas Vargas desperdiçou dois livres directos.
Na outra meia-final, considerada por muitos como uma final antecipada (o que o Coutras procurará desmentir), o Alcoi fez a desfeita ao Follonica de Sérgio Silva, vencendo no desempate por grandes penalidades.
Em partida arbitrada por Fernando Vasconcelos e Pedro Silva (quando a nomeação indicava que seria Miguel Guilherme, que apitou a primeira meia-final com Sílvia Coelho, a apitar com Vasconcelos), o Alcoi adiantou-se com um golo de Ferran Formatje e outro de "Caco" Ceschin, mas, com três golos de Francesco Banini, o Follonica chegou ao intervalo a vencer.
Na etapa complementar, Gonzalo Pérez, irmão do sportinguista Toni, igualou, mas Davide Banini e, já nos quatro minutos finais, Fernando Montigel destacaram a equipa italiana. Que, no entanto, não conseguiria segurar a vantagem. Ceschin, com mais dois golos, um praticamente em cima do apito final, obrigava a prolongamento.
No tempo extra, Pérez adiantou a equipa da comunidade valenciana na primeira parte, mas Francesco Banini igualaria de grande penalidade, ganha quando o Follonica até jogava em inferioridade numérica por azul ao irmão Davide Banini, forçando o desempate da marca de castigo máximo.
Manel Hernández adiantou o Alcoi, mas o alemão Max Thiel igualou. Na derradeira grande penalidade para cada lado, Formatje, de 37 anos, desfeiteou Leonardo Barozzi. Montigel, de 39, não conseguiu bater Marc Grau ("Guiri").
O "factor-casa" não sorriu ao Follonica como sorrira a Oliveirense (Continental), Escola Livre (WSE Cup Women) e Igualada (WSE Cup), e a final entre gauleses e espanhóis está agendada para as 12h30 locais deste domingo.
Meias-finais
• Biasca 0-2 Coutras • 5.Abr
• Follonica 7-8 Alcoi (5-5, 1-1 prol., 0-0) • 5.Abr
Final
• Follonica vs. Coutras • 6.Abr, 12h30
Horário das partidas na hora local.
Sábado, 5 de Abril de 2025, 20h19