Dia de Jogo: 12 de Abril de 2025
12 de Abril de 2025 é 'Dia de Jogo' no Campeonato Placard, com a realização de todas as partidas da 23ª jornada. Na luta pela liderança, há deslocações de risco do Sporting a Oliveira de Azeméis e do Benfica a Tomar.

Este sábado, 12 de Abril, disputa-se a 23ª jornada do Campeonato Placard, a última antes de uma pausa pascal que retemperará forças para exigentes e decisivas três derradeiras jornadas.
Na luta pelo melhor lugar possível no play-off, o Sporting defende a liderança em Oliveira de Azeméis, onde esta época já perdeu, na decisão da Taça Continental. E onde não vence desde Fevereiro de 2020 (3-4), havendo depois, para o campeonato, uma vitória da Oliveirense e três empates. Na temporada passada, a Oliveirense - então orientada por Edo Bosch - venceu para a Taça de Portugal.
À espreita de outro deslize leonino depois da derrota na recepção ao Óquei de Barcelos, estão Benfica e Porto, ambos a apenas um ponto de distância.
O Benfica tem uma tarefa que se adivinha complicada em Tomar, mas que historicamente sorri às águias. O Tomar não vence as águias no seu Municipal desde Fevereiro de 2021, somando depois três derrotas para o campeonato e uma na discussão da Supertaça, em 2023.
Esta época, na sua casa, a equipa de Nuno Lopes perdeu tangencialmente com Sporting (1-2), Óquei de Barcelos (2-3) e Porto (2-3) e procura agora um desfecho diferente das "vitórias morais" que não valem pontos.
O Porto recebe o Valongo, sendo que os valonguenses não pontuaram no Dragão Arena nas últimas 10 visitas. Antes, em 2016, houve um empate a seis que valeu o título... ao Benfica, entre as "meias" e a final da Liga Europeia que as águias jogavam na Luz.
O Valongo somou sete pontos nos últimos quatro jogos que valem algum "oxigénio" à equipa, distanciando-se um pouco - mas não estando ainda a salvo - da zona perigosa. E até está em lugar de play-off.
Nessa luta dos 6º ao 13º lugares, em que há duas vagas no play-off e dois bilhetes de regresso à II Divisão para entregar, o já despromovido Murches recebe a Sanjoanense, há dérbi minhoto entre Braga e Juventude de Viana, o Juventude Pacense visita o Parque das Tílias do Riba d'Ave e o Candelária viaja até casa de um Óquei de Barcelos, que dificilmente sairá do 4º lugar até ao fim da fase regular.
Os picarotos jogam na "Catedral" com Pedro Afonso castigado, expulso bem para lá do final da partida frente ao Tomar. O técnico, que seria crítico na "flash", foi suspenso por 16 dias e multado em 435 euros depois de alegadamente ter dito "vieram a minha casa e não tiveram tomates para me cumprimentar, por isso é que andam sempre de cabeça baixa" enquanto cumprimentava o terceiro árbitro, Rui Torres.
Um alerta para todos, porque, pela bitola estabelecida pela equipa de arbitragem de Pedro Figueiredo e Carlos Correia, certamente haverá muitos vermelhos por essas pistas fora, tendo em conta os mais graves impropérios que se ouvem habitualmente de jogadores e treinadores no desenrolar das partidas...
Campeonato Placard - 23ª jornada
• Porto vs. Valongo • 12.Abr, 15h
• Murches vs. Sanjoanense • 12.Abr, 16h
• Tomar vs. Benfica • 12.Abr, 18h
• Braga vs. Juv. Viana • 12.Abr, 18h
• Oliveirense vs. Sporting • 12.Abr, 18h
• Riba d'Ave vs. Juv. Pacense • 12.Abr, 18h30
• Óquei de Barcelos vs. Candelária • 12.Abr, 21h30
Classificação: 1º Sporting (55 pontos), 2º Benfica (54), 3º Porto (54), 4º Óquei de Barcelos (48), 5º Oliveirense (39), 6º Juv. Pacense (28), 7º Tomar (27), 8º Valongo (25), 9º Braga (23), 10º Sanjoanense¹ (22), 11º Juv. Viana (20), 12º Candelária (20), 13º Riba d'Ave¹ (19), 14º Murches (5)
¹ menos um jogo
Horário das partidas na hora local.
Sábado, 12 de Abril de 2025, 8h44