A Final Four da Taça de Portugal
Oliveirense, Benfica, Sporting e Juventude Pacense disputam, em Famalicão, a Final Four da Taça de Portugal. Por um troféu que vai escapando ou que, no caso dos pacenses, seria inédito, as 'meias', esta quarta-feira, têm um 'dérbi capital'.

Em 2019, a Oliveirense conquistou, pela quarta vez, a Taça de Portugal. Em 2015, o Benfica reclamou o troféu pela 15ª vez, para não mais o vencer, sendo mesmo ultrapassado em número de conquistas pelo Porto. A última conquista, a quarta, do Sporting data de 1990. E o Juventude Pacense nunca chegara tão à frente na "prova rainha".
Esta quarta-feira e quinta-feira, inusitadamente a meio da semana, Famalicão recebe a Final Four da Taça de Portugal. Em meias-finais sem os finalistas da última edição - Porto e Óquei de Barcelos -, o Juventude Pacense defronta a Oliveirense e há "dérbi capital" entre Benfica e Sporting.
No primeiro jogo desta Final Four, defrontam-se 5º e 6º classificados da fase regular do Campeonato Placard, respectivamente Oliveirense e Juventude Pacense, já com os seus lugares finais definidos apesar de faltar uma jornada. Entre as duas equipas, o grupo comandado por Nuno Resende venceu na primeira volta por claros 5-0, naquela que seria mesmo a mais pesada derrota dos pacenses fora de casa.
"Vingar-se-ia" a equipa de Hugo Azevedo, com um triunfo por 3-0 já neste mês de Abril, numa das páginas bonitas escritas esta temporada. Houve estreia nas competições europeias, vitórias sobre Sporting e Porto, e o garantir de um inédito lugar no play-off nesta que é apenas a segunda temporada do emblema de Paços de Ferreira na categoria máxima. E, na caminhada para esta Final Four, houve um triunfo no Dragão Arena, a afastar o Porto, detentor do troféu.
Na segunda meia-final, há o terceiro dérbi lisboeta entre Benfica e Sporting. Para já, as águias levam a melhor. Eliminaram os leões nas meias-finais da Elite Cup e venceram a prova. Para o Campeonato Placard, venceram na Luz e empataram no João Rocha, sendo agora a equipa de Edu Castro líder, com mais um ponto do que o rival.
O Sporting procura adornar com um troféu este "ano zero" de Edo Bosch, mas não tem sido fácil. Já escapou a Elite Cup, a Taça Continental, a qualificação para a Champions League e, depois, a WSE Cup. E, na penúltima jornada da fase regular, o 1º lugar, ainda que possa ser recuperado na derradeira ronda. Noutro ponto de interesse, é de relevar que, em temporada de despedida, a Taça de Portugal é um dos poucos troféus que falta à carreira de Ângelo Girão.
Destaque para os regressos de Pau Bargalló, Roberto Di Benedetto e Rafa Bessa de lesão, devendo as equipas apresentar-se com os seus 10 mais recorrentes quando estiveram todos disponíveis.
Meias-finais
• MF1 • Juventude Pacense vs. Oliveirense • 30.Abr, 18h
• MF2 • Benfica vs. Sporting • 30.Abr, 21h30
Final
• Vencedor MF2 vs. Vencedor MF1 • 1.Mai, 16h
Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 12h46