O 'outro' Europeu

No Grupo B, Alemanha, Andorra, Suíça e Áustria 'correm' à margem dos holofotes - e do público - almejando não mais do que o 5º lugar final. Há 'um mundo' que as separa das selecções do Grupo A. No primeiro dia, Andorra foi a vencedora e a Áustria surpreendeu.

O 'outro' Europeu

O Campeonato da Europa arrancou antes da maioria do público chegar ao Pavilhão Rota dos Móveis. Com uma dúzia de espectadores nas bancadas, o Grupo B foi a jogo... apontado ao 5º lugar. E, esse, vale um lugar na série principal do Campeonato do Mundo.

No modelo actual, o Grupo B é uma espécie de 2ª divisão. Sem mediatismo. Com pouquíssimo público.

Alemanha e Andorra abriram o Grupo B e o Europeu, com vitória andorrana por 4-5 conseguida nos instantes finais.

Gerard Miquel abriu o marcador de meia distância, mas Rafael Ogura virou o marcador, bisando em minuto e meio. A Alemanha era mais forte, mais perigosa, mas um inusitado aproveitamento de Andorra em inferioridade manteve-a no jogo.

Ainda na primeira parte, a selecção orientada por Borja López sofreu um golo de Nick Heinrichs após azul a Nil Dilmé, mas também marcou, por Nil Castellvi, chegando o jogo ao intervalo com um tangencial 3-2 favorável à equipa de Markus Feldhoff.

No arranque da etapa complementar, o capitão andorrano Gerard Miquel voltou a marcar igualando a três. E, quando, aos 10 minutos, Bernat Picanyol viu azul, foi novamente Andorra a marcar, por Pau Palacin. Ainda em superioridade, Alexander Ober fez o 4-4 para a Alemanha, mas os germânicos não conseguiriam voltar a pegar no jogo...

Na recta final, em minutos em que Andorra se mostrava melhor, Nil Castellvi deu o golpe fatal, com apenas dois segundo para jogar.

No segundo jogo do dia, a Suíça, com algum favoritismo ao 5º lugar pelo histórico recente da competição, empatou a um com a Áustria.

Os austríacos, de regresso à competição sete anos depois, apresentaram-se órfãos do seleccionador Francesco Dolce, mas mostraram valor, seguramente a surpreender muita gente.

Victor Wally fez o único golo da primeira parte, e para os austríacos, que foram rigorosos tacticamente, a fazerem as coisas bem e com o guardião Abraão da Silva em bom plano. Sobre o fecho da primeira parte, o capitão Kilian Hagspiel teve mesmo oportunidade para ampliar, mas não conseguiu bater Guillaume Oberson de livre directo.

Na segunda parte, a Suíça, que estivera muito precipitada, esteve melhor. No entanto, só chegaria ao golo de grande penalidade, por Lorenzo Rui, e nem após azul a Victor Wally - e respectiva superioridade numérica - conseguiu voltar a bater Abraão.

Alemanha

Lamentando a falta de tempo para preparar este Europeu, recordando que o único profissional da equipa - Max Thiel - está lesionado, Markus Feldhoff apontou àqueles situações que o treino poderia resolver. Como o ataque, e defesa, em superioridade, que acabaram por ser fatais.

No entanto, para o também treinador-adjunto do Reus na OK Liga há margem para melhorar e o objectivo é chegar na melhor forma possível à fase final.

Andorra

Borja López não conseguia esconder o seu contentamento. Com dois golos marcados em duas situações de inferioridade e o tento da vitória ao cair do pano, tinha motivos para isso.

O catalão, que teve um bom trajecto como jogador e se despediu ao serviço do Sant Just na OK Liga, estava alinhado com Feldhoff na questão de pouco tempo para preparação, e espera crescimento ao longo da prova.

Suíça

Se poderia haver alguns surpreendidos com a prestação da Áustria, Xavier Bataller, seleccionador helvético, não era um deles, até porque, como frisou, muitos dos austríacos competem na Suíça.

O técnico reconheceu alguma precipitação na "obrigação" de ganhar, e continua apontado ao 5º lugar. Até porque aspirar a mais do que isso é uma miragem, num autêntico "mundo" que separa as equipas do Grupo A e as equipas do Grupo B. Uma surpresa nos quartos-de-final não é impossível. Mas seria praticamente um milagre...

Áustria

Na realidade amadora da maioria dos intervenientes do Grupo B, o caso da Áustria é paradigmático. Francesco Dolce, o seleccionador, italiano que jogou em Itália, Portugal (no Seixal), Espanha e França, não pôde viajar com a equipa por motivos profissionais, e dificilmente poderá marcar presença esta semana em Paredes.

Marc Kirchberger assume o comando técnico. Reconhecendo a surpresa no empate com a Suíça, Kirchberger ressalva que estão conscientes do seu valor e que, com união do grupo, vão tentar fazer as coisas bem. De resto, não há pressão, e, procurando desfrutar do jogo, talvez haja mais "surpresas".

Grupo B

• Alemanha 4-5 Andorra • 1.Set

• Suíça 1-1 Áustria • 1.Set

 

Classificação: 1º Andorra (3 pontos), 2º Áustria (1), 3º Suíça (1), 3º Alemanha (0)

 

• Alemanha vs. Áustria • 2.Set, 14h

• Andorra vs. Suíça • 2.Set, 16h30

• Áustria vs. Andorra • 3.Set, 14h

• Suíça vs. Alemanha • 3.Set, 16h30

Horário das partidas na hora local.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Portugal vence e está nas meias-finais

Portugal vence e está nas meias-finais

Embalado por um hat-trick de Alvarinho, que ainda marcaria mais um golo, Portugal bateu Andorra por 11-2 e somou a primeira vitória no Campeonato da Europa, a valer o apuramento para as meias-finais. Esta sexta-feira, a selecção das quinas defronta a Espanha.

Tricampeão segue caminho imaculado

Tricampeão segue caminho imaculado

Mantendo o seu percurso só de vitórias no Campeonato da Europa, a Espanha derrotou a Áustria nos quartos-de-final por claros 12-1. Todos marcaram, Guillem Torrents estreou-se, e a 'La Roja' fica a aguardar por Portugal ou Andorra nas meias-finais.

França passa alemães e encontra italianos nas 'meias'

França passa alemães e encontra italianos nas 'meias'

Com naturalidade, a França levou a melhor sobre a Alemanha, vencendo com seis golos sem resposta, num jogo em que Remi Herman foi um inusitado goleador de serviço, com um hat-trick. Nas meias-finais, a selecção de Nuno Lopes defrontará a Itália.

Itália passa Suíça com 'nota 10'

Itália passa Suíça com 'nota 10'

Com um triunfo claro sobre a Suíça, a Itália é a primeira semifinalista do Campeonato da Europa, ficando agora a 'squaddra azzurra' a aguardar o desfecho do embate entre França e Alemanha.

Uma mão cheia de desilusão, e outra cheia de esperança

Uma mão cheia de desilusão, e outra cheia de esperança

Com Andorra pela frente nos quartos-de-final, Portugal deverá colocar fim a uma confrangedora e inédita série de cinco desaires consecutivos em grandes competições. Sobra, na certeza de que nada está perdido, a esperança agora que começa 'outro' Europeu.

Espanha ficou com o 'milho' todo

Espanha ficou com o 'milho' todo

A Espanha confirmou o triunfo no Grupo A com a terceira vitória em outros tantos jogos. No fecho da primeira fase, 'La Roja' venceu Portugal, que, com mais uma exibição cinzenta, termina esta fase só com derrotas. Mas o Europeu 'à séria' só esta quinta-feira começará...

França vence Itália, e quartos-de-final ficam definidos

França vence Itália, e quartos-de-final ficam definidos

Mesmo com um Clássico por disputar, os quartos-de-final ficaram totalmente definidos com a vitória da França sobre Itália. Portugal, que será 4º no Grupo A, defronta Andorra, vencedora do Grupo B.

World Skate Europe
B, de empate

B, de empate

Dois empates no segundo dia deixaram tudo na mesma no Grupo B do Campeonato da Europa, e com quase tudo em aberto para a derradeira ronda da fase de grupos. Certo é que a Alemanha não poderá terminar no 1º lugar que 'vale' o confronto com Portugal em horário nobre.

França vence, e Portugal já não escapa ao último lugar

França vence, e Portugal já não escapa ao último lugar

A França venceu Portugal e, com duas derrotas em dois jogos, o destino luso está traçado. Será último no Grupo A e, se não houver surpresas nos quartos-de-final, defronta a Espanha nas 'meias'.

Espanha destaca-se com segunda vitória

Espanha destaca-se com segunda vitória

Entre os vencedores do primeiro dia, a Espanha levou a melhor sobre a Itália e liderará a classificação do Grupo A à entrada para a derradeira jornada. Os italianos voltaram a deixar boa imagem e estiveram a vencer, mas não evitaram a reviravolta na etapa complementar.

A sorte europeia

A sorte europeia

Está conhecido o caminho das competições europeias para a nova temporada, em busca dos troféus que são de Óquei de Barcelos e Palau (Champions League), Igualada e Escola Livre (WSE Cup) e Alcoi (WSE Trophy).

Odivelas volta a receber Elite Cup

Odivelas volta a receber Elite Cup

O Pavilhão Multiusos de Odivelas voltará a ser o palco do arranque oficial da nova temporada, ao receber a Elite Cup, com os mais bem classificados da temporada finda. O Benfica defende o troféu no masculino e no feminino.

A versão 'bella Italia'

A versão 'bella Italia'

Nem oito, nem oitenta. Nem a Itália é tão fraca como se mostrou na GoldenCat, nem passa a ser mais favorita por ter vencido Portugal na estreia no Europeu. Mas a selecção de Alessandro Bertolucci mostrou que tem de ser tida em conta.