A versão 'bella Italia'

Nem oito, nem oitenta. Nem a Itália é tão fraca como se mostrou na GoldenCat, nem passa a ser mais favorita por ter vencido Portugal na estreia no Europeu. Mas a selecção de Alessandro Bertolucci mostrou que tem de ser tida em conta.

A versão 'bella Italia'

Qualquer adepto, minimamente conhecedor da modalidade, sabia que as humilhantes derrotas italianas na GoldenCat frente a França (0-9) e Portugal (0-8) não eram o espelho do valor da selecção orientada por Alessandro Bertolucci.

"Passámos uns dias muito feios para nós. Levámos 17 golos em dois jogos, o que não é normal para nenhuma equipa. Falámos muito nestes dias até chegarmos até aqui e tentámos 'picar' um pouco o orgulho entre nós, porque temos a camisola de Itália, que toda a gente quer vestir", apontou o técnico.

"Tínhamos de tentar fazer algo a nível mental, porque penso que o jogo, na parte técnica, na parte táctica, vem a seguir. Antes temos de ter a atitude certa para este tipo de jogo. Nestes dias, como disse, falámos muito, vimos vídeos e tentámos melhorar desta forma. Não tivemos muito dias de treino, é a verdade. Penso que fizemos nove dias de estágio e quatro jogos na GoldenCat. É muito pouco. Então, temos de levantar a parte de grupo, como hoje fizemos, e espero que, devagarinho, vamos encontrar a melhor forma porque temos uma equipa tecnicamente muito válida", realçou Alex.

Valia a pena desconfiar daquela "porca miseria".

Esta segunda-feira, no arranque do Europeu, a Itália fez a "desfeita" de vencer Portugal, anfitrião da prova, por 2-3. Foi uma exibição pragmática, a aproveitar o nervosismo da estreia da selecção das quinas. E uma exibição de sofrimento.

"Foi um jogo muito duro. Sofremos muito", realçou o seleccionador da "squaddra azzurra" no final da partida. "Acredito que Portugal esteve por cima em 60%, 70% do jogo, e isso nós sabíamos porque chegámos aqui ainda sem estar a 100%", vincou.

"Tivemos uma preparação muito particular, e então falei com a equipa para tentar encontrar a melhor forma indo jogo a jogo. É claro que esta vitória é uma vitória do grupo. Fizemos um bom jogo em alguns aspectos, como a resiliência, a força do grupo. Soubemos sofrer, que é muito importante neste tipo de competição, e tivemos um guarda-redes [Stefano Zampoli] que hoje, para mim foi o melhor em pista", analisou Alessandro Bertolucci.

Na realidade do modelo competitivo, com uma primeira fase sem valor acrescido, esta vitória italiana vale muito animicamente, deixando para trás a pálida imagem da GoldenCat. E deixa muita margem para crescimento, com mais dois jogos "a feijões" e um outro teoricamente acessível nos quartos-de-final.

Nas meias-finais, na sexta-feira, já será a sério. E caberá recordar que, no último duelo a sério, na despedida do último Mundial, a Itália também vencera Portugal, o que na altura valeu o bronze, quando uma medalha escapava aos italianos desde 2003.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Portugal vence e está nas meias-finais

Portugal vence e está nas meias-finais

Embalado por um hat-trick de Alvarinho, que ainda marcaria mais um golo, Portugal bateu Andorra por 11-2 e somou a primeira vitória no Campeonato da Europa, a valer o apuramento para as meias-finais. Esta sexta-feira, a selecção das quinas defronta a Espanha.

Tricampeão segue caminho imaculado

Tricampeão segue caminho imaculado

Mantendo o seu percurso só de vitórias no Campeonato da Europa, a Espanha derrotou a Áustria nos quartos-de-final por claros 12-1. Todos marcaram, Guillem Torrents estreou-se, e a 'La Roja' fica a aguardar por Portugal ou Andorra nas meias-finais.

França passa alemães e encontra italianos nas 'meias'

França passa alemães e encontra italianos nas 'meias'

Com naturalidade, a França levou a melhor sobre a Alemanha, vencendo com seis golos sem resposta, num jogo em que Remi Herman foi um inusitado goleador de serviço, com um hat-trick. Nas meias-finais, a selecção de Nuno Lopes defrontará a Itália.

Itália passa Suíça com 'nota 10'

Itália passa Suíça com 'nota 10'

Com um triunfo claro sobre a Suíça, a Itália é a primeira semifinalista do Campeonato da Europa, ficando agora a 'squaddra azzurra' a aguardar o desfecho do embate entre França e Alemanha.

Uma mão cheia de desilusão, e outra cheia de esperança

Uma mão cheia de desilusão, e outra cheia de esperança

Com Andorra pela frente nos quartos-de-final, Portugal deverá colocar fim a uma confrangedora e inédita série de cinco desaires consecutivos em grandes competições. Sobra, na certeza de que nada está perdido, a esperança agora que começa 'outro' Europeu.

Espanha ficou com o 'milho' todo

Espanha ficou com o 'milho' todo

A Espanha confirmou o triunfo no Grupo A com a terceira vitória em outros tantos jogos. No fecho da primeira fase, 'La Roja' venceu Portugal, que, com mais uma exibição cinzenta, termina esta fase só com derrotas. Mas o Europeu 'à séria' só esta quinta-feira começará...

França vence Itália, e quartos-de-final ficam definidos

França vence Itália, e quartos-de-final ficam definidos

Mesmo com um Clássico por disputar, os quartos-de-final ficaram totalmente definidos com a vitória da França sobre Itália. Portugal, que será 4º no Grupo A, defronta Andorra, vencedora do Grupo B.

World Skate Europe
B, de empate

B, de empate

Dois empates no segundo dia deixaram tudo na mesma no Grupo B do Campeonato da Europa, e com quase tudo em aberto para a derradeira ronda da fase de grupos. Certo é que a Alemanha não poderá terminar no 1º lugar que 'vale' o confronto com Portugal em horário nobre.

França vence, e Portugal já não escapa ao último lugar

França vence, e Portugal já não escapa ao último lugar

A França venceu Portugal e, com duas derrotas em dois jogos, o destino luso está traçado. Será último no Grupo A e, se não houver surpresas nos quartos-de-final, defronta a Espanha nas 'meias'.

Espanha destaca-se com segunda vitória

Espanha destaca-se com segunda vitória

Entre os vencedores do primeiro dia, a Espanha levou a melhor sobre a Itália e liderará a classificação do Grupo A à entrada para a derradeira jornada. Os italianos voltaram a deixar boa imagem e estiveram a vencer, mas não evitaram a reviravolta na etapa complementar.

A sorte europeia

A sorte europeia

Está conhecido o caminho das competições europeias para a nova temporada, em busca dos troféus que são de Óquei de Barcelos e Palau (Champions League), Igualada e Escola Livre (WSE Cup) e Alcoi (WSE Trophy).

Odivelas volta a receber Elite Cup

Odivelas volta a receber Elite Cup

O Pavilhão Multiusos de Odivelas voltará a ser o palco do arranque oficial da nova temporada, ao receber a Elite Cup, com os mais bem classificados da temporada finda. O Benfica defende o troféu no masculino e no feminino.

O 'outro' Europeu

O 'outro' Europeu

No Grupo B, Alemanha, Andorra, Suíça e Áustria 'correm' à margem dos holofotes - e do público - almejando não mais do que o 5º lugar final. Há 'um mundo' que as separa das selecções do Grupo A. No primeiro dia, Andorra foi a vencedora e a Áustria surpreendeu.