Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa

O Trissino conquistou a Supercoppa, Supertaça de Itália, pela terceira vez em quatro anos. A equipa, comandada por João Pinto, junta a Supercoppa às Coppa e Serie A1, conquistadas na pretérita temporada também frente ao Lodi.

Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa
Foto de capa: Giuseppe Ferraro / Skate Italia

Depois de uma vitória por 1-2 em Lodi na primeira mão, o Trissino carimbou a conquista da Supercoppa com nova vitória tangencial, agora por 3-2 e diante do seu público.

Na primeira mão, Alvarinho adiantou a equipa de João Pinto, mas, pouco depois, Andrea Borgo igualou. Guilherme Silva, reforço para esta temporada, marcaria, a quatro minutos do fim, o golo que dava vantagem à entrada para a segunda mão.

Este domingo, o Trissino voltou a vencer. No PalaDante, "Checco" Compagno marcou aos oito minutos o único tento dos primeiros 25, que deixava tudo empatado em termos de discussão do troféu ao intervalo. João Pinto, que assumiu o comando técnico entre as conquistas da Coppa Italia e da Serie A1 na pretérita temporada, terá "puxado as orelhas" aos seus jogadores, que entraram (mais) determinados a resolver a questão.

Logo no primeiro minuto, Andrea Malagoli igualou a partida e, cinco minutos volvidos, Giulio Cocco virava o marcador. O Lodi de "Gigio" Brescianni correu atrás do resultado, a tentar evitar ser novamente "finalista vencido" (como fora na Taça e no campeonato), mas Alvarinho, a seis minutos do fim, fazia um 3-1 que praticamente sentenciava a discussão.

O melhor que os "giallorossi" conseguiram foi um golo de Alessandro Faccin ao cair do pano, que não evitaria nem a derrota no jogo, nem a desfeita na Supercopa.

Na 20ª edição da prova, esta foi a terceira conquista do Trissino, juntando-se às de 2022 e 2023. Iguala, em termos de triunfos, o Valdagno, e fica apenas aquém de Follonica e Forte, ambos com quatro conquistas. O Lodi venceu a prova em 2016 e 2018 e é agora derrotado pela sexta vez.

No Trissino, este é o primeiro troféu dos reforços portugueses Guilherme Silva (ex-Tomar) e João Almeida (ex-Valongo), que se juntaram a Alvarinho às ordens de João Pinto.

No próximo fim-de-semana, arranca a Serie A1. O campeão Trissino recebe o Azzurra Novara de Bruno Dinis, ao passo que o vice-campeão Lodi joga na pista do recém-promovido Castiglione.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«Traz-nos para outros patamares competitivos»

«Traz-nos para outros patamares competitivos»

Numa realidade que se distancia da norma em Portugal, o Parede levou a equipa feminina de Sub-17 pela segunda vez consecutiva à Eurockey Cup, onde defrontou equipas espanholas e francesas, com um saldo de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Começou a contagem decrescente para os Mundiais

Começou a contagem decrescente para os Mundiais

O Paraguai lançou no passado sábado a contagem decrescente para os World Skate Games, que incluem os Campeonatos do Mundo de Hóquei em Patins. Numa antecipação que se estranha, mas se saúda, já estão definidas as datas do evento maior da Patinagem.

Os 'Cinco' que mais brilharam

Os 'Cinco' que mais brilharam

Na escolha para os Cinco Ideal da Eurockey Cup de Sub-17, Jana Expósito, Giovanni Pesavento e Afonso Oliveira intrometeram-se entre representantes de equipas finalistas. João Antunes e Martim Nunes, do campeão Benfica, entram no 'Cinco' da prova mista.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Trono mundial tem Rei Leão

Trono mundial tem Rei Leão

O Sporting é campeão mundial de clubes, depois de vencer, em San Juan, o Barcelona por 3-2. A reviravolta consumada no prolongamento vale aos leões o primeiro troféu mundial da sua História. O Óquei de Barcelos terminou em 3º.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

O Benfica conquistou a Elite Cup ao vencer a Sanjoanense por tangencial 2-1, com bis de Raquel Santos. É a quarta conquista das águias em outras tantas edições da prova e o terceiro ano que juntam o troféu no feminino à conquista no masculino.

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Finalista vencido na última edição, o Benfica bateu o Barcelona por 4-1 e é vencedor da Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois. Martim Nunes, com um hat-trick e melhor marcador da prova, foi preponderante no triunfo que se junta aos de 2018 e 2019.

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

O Salt venceu a Eurockey Cup de Sub-17 Femininos, ao derrotar na final o Manlleu com dois golos de uma letal Mar Vila, melhor marcadora da prova. O Manlleu 'cai' na decisão pelo segundo ano consecutivo.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

A decisão do Mundial de Clubes será entre Sporting e Barcelona, depois de afastarem, nas meias-finais, Óquei de Barcelos e Centro Valenciano. Leões e blaugranas discutem quem viaja com o troféu para o Velho Continente.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Confirmando o teórico favoritismo, Benfica e Sanjoanense voltam, um ano depois, a disputar a final da Elite Cup. As águias foram esmagadoras frente ao Tojal, e a Sanjoanense venceu o dérbi com a Escola Livre.

Benfica e Barcelona na final

Benfica e Barcelona na final

Depois de afastarem os últimos campeões, Valongo e Oliveirense, há final inédita entre Benfica e Barcelona na Eurockey Cup de Sub-17. Manlleu e Salt disputarão a final feminina.