Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa

O Trissino conquistou a Supercoppa, Supertaça de Itália, pela terceira vez em quatro anos. A equipa, comandada por João Pinto, junta a Supercoppa às Coppa e Serie A1, conquistadas na pretérita temporada também frente ao Lodi.

Trissino segue vencedor: agora, a Supercoppa
Foto de capa: Giuseppe Ferraro / Skate Italia

Depois de uma vitória por 1-2 em Lodi na primeira mão, o Trissino carimbou a conquista da Supercoppa com nova vitória tangencial, agora por 3-2 e diante do seu público.

Na primeira mão, Alvarinho adiantou a equipa de João Pinto, mas, pouco depois, Andrea Borgo igualou. Guilherme Silva, reforço para esta temporada, marcaria, a quatro minutos do fim, o golo que dava vantagem à entrada para a segunda mão.

Este domingo, o Trissino voltou a vencer. No PalaDante, "Checco" Compagno marcou aos oito minutos o único tento dos primeiros 25, que deixava tudo empatado em termos de discussão do troféu ao intervalo. João Pinto, que assumiu o comando técnico entre as conquistas da Coppa Italia e da Serie A1 na pretérita temporada, terá "puxado as orelhas" aos seus jogadores, que entraram (mais) determinados a resolver a questão.

Logo no primeiro minuto, Andrea Malagoli igualou a partida e, cinco minutos volvidos, Giulio Cocco virava o marcador. O Lodi de "Gigio" Brescianni correu atrás do resultado, a tentar evitar ser novamente "finalista vencido" (como fora na Taça e no campeonato), mas Alvarinho, a seis minutos do fim, fazia um 3-1 que praticamente sentenciava a discussão.

O melhor que os "giallorossi" conseguiram foi um golo de Alessandro Faccin ao cair do pano, que não evitaria nem a derrota no jogo, nem a desfeita na Supercopa.

Na 20ª edição da prova, esta foi a terceira conquista do Trissino, juntando-se às de 2022 e 2023. Iguala, em termos de triunfos, o Valdagno, e fica apenas aquém de Follonica e Forte, ambos com quatro conquistas. O Lodi venceu a prova em 2016 e 2018 e é agora derrotado pela sexta vez.

No Trissino, este é o primeiro troféu dos reforços portugueses Guilherme Silva (ex-Tomar) e João Almeida (ex-Valongo), que se juntaram a Alvarinho às ordens de João Pinto.

No próximo fim-de-semana, arranca a Serie A1. O campeão Trissino recebe o Azzurra Novara de Bruno Dinis, ao passo que o vice-campeão Lodi joga na pista do recém-promovido Castiglione.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Trono mundial tem Rei Leão

Trono mundial tem Rei Leão

O Sporting é campeão mundial de clubes, depois de vencer, em San Juan, o Barcelona por 3-2. A reviravolta consumada no prolongamento vale aos leões o primeiro troféu mundial da sua História. O Óquei de Barcelos terminou em 3º.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

Sanjoanense esteve na luta, mas Benfica volta a vencer Elite Cup

O Benfica conquistou a Elite Cup ao vencer a Sanjoanense por tangencial 2-1, com bis de Raquel Santos. É a quarta conquista das águias em outras tantas edições da prova e o terceiro ano que juntam o troféu no feminino à conquista no masculino.

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Benfica vence Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois

Finalista vencido na última edição, o Benfica bateu o Barcelona por 4-1 e é vencedor da Eurockey Cup de Sub-17 seis anos depois. Martim Nunes, com um hat-trick e melhor marcador da prova, foi preponderante no triunfo que se junta aos de 2018 e 2019.

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

Salt vence Eurockey Cup FEM-17

O Salt venceu a Eurockey Cup de Sub-17 Femininos, ao derrotar na final o Manlleu com dois golos de uma letal Mar Vila, melhor marcadora da prova. O Manlleu 'cai' na decisão pelo segundo ano consecutivo.

Ministerio de Turismo, Cultura y Deporte - Gobierno de San Juan
Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

Sporting e Barcelona lutam pela coroa mundial

A decisão do Mundial de Clubes será entre Sporting e Barcelona, depois de afastarem, nas meias-finais, Óquei de Barcelos e Centro Valenciano. Leões e blaugranas discutem quem viaja com o troféu para o Velho Continente.

Elite Cup Hóquei @ Facebook
Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Benfica e Sanjoanense na decisão da Elite Cup

Confirmando o teórico favoritismo, Benfica e Sanjoanense voltam, um ano depois, a disputar a final da Elite Cup. As águias foram esmagadoras frente ao Tojal, e a Sanjoanense venceu o dérbi com a Escola Livre.

Benfica e Barcelona na final

Benfica e Barcelona na final

Depois de afastarem os últimos campeões, Valongo e Oliveirense, há final inédita entre Benfica e Barcelona na Eurockey Cup de Sub-17. Manlleu e Salt disputarão a final feminina.