«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

Às ordens de Miguel Jerónimo, o Benfica logrou uma conquista da Eurockey Cup de Sub-17 que lhe escapava desde antes da pandemia. Martim Nunes e João Antunes terminaram no Cinco Ideal, mas o técnico frisa que 'a vitória foi de todos'.

«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

Um ano depois de uma final que esteve na mão e acabou por escapar no desempate por livres directos, o Benfica voltou enfim a erguer o troféu da Eurockey Cup de Sub-17. Vencera em 2018 e 2019, mas a pandemia interrompera o ciclo vencedor.

Neste defeso, Miguel Jerónimo rendeu Tiago Rafael - agora um coordenador muito interventivo - no cargo de treinador, e, no momento da conquista recordou que já andavam atrás deste troféu há alguns anos, sublinhando que nesta prova "as equipas ainda não têm o ritmo de jogo" e que o "tempo de recuperação é muito curto". "Foram umas verdadeiras máquinas dentro da pista", frisa sobre os seus atletas.

O Benfica viajou para a Catalunha com 16 atletas. "A vitória foi de todos. Não foi do Martim, não foi do João, foi de todos", realçou, exemplificando com os seus dois jogadores eleitos para o "Cinco Ideal".

Martim Nunes e João Antunes deverão agora "fugir" para representar recorrentemente os Sub-19 das águias, tal como o também campeão europeu de selecções Vasco Moreira. Mas, para além do título, Jerónimo regressa a Lisboa com outro objectivo cumprido, o de "ganhar uma equipa", depois de um trajecto que dá "bons indicadores" para a temporada.

No caminho para a conquista desta Eurockey Cup de Sub-17, o primeiro golo demorou quase 30 minutos a surgir, mas um hat-trick de Martim Nunes (que terminou como melhor marcador, com 11 golos), catapultou a equipa para o triunfo frente ao Roller Bassano.

Depois de vitórias fáceis sobre os austríacos do Wolfurt (1-11) e os franceses do La Vendéenne (8-2), as águias voltaram a sentir dificuldades com o acerto táctico - e dos guarda-redes - italianos, tendo de virar um desfavorável 0-2 para vencer os Pumas de Mirko Bertolucci. Nas meias-finais, houve "acerto de contas" com o Valongo (0-3), e a consagração chegou com uma vitória por 4-1 sobre o Barcelona.

E, mais além, já se pode pensar na chegada à equipa principal? "Na formação, o nosso trabalho é formá-los para chegarem lá", apontou Miguel Jerónimo, ressalvando, no entanto, que tal dependerá sempre dos próprios atletas e das escolhas dos treinadores acima.

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Conferência de imprensa lança Supertaças

Conferência de imprensa lança Supertaças

Estão 'lançados os dados' para as Supertaça António Livramento e Supertaça Feminina. Os treinadores de Porto, Sporting, Benfica e Sanjoanense lançaram esta sexta-feira no Multiusos de Odivelas as suas partidas em busca de um troféu.

Ocaso na 25ª hora

Ocaso na 25ª hora

O Sporting sagrou-se campeão do Mundo de clubes e logrou um feito inédito ao vencer o Barcelona, que tinha ganho as anteriores 24 decisões internacionais frente a formações lusas. Joan Ignasí teve uma pequena 'vingança' de muitas finais perdidas.

Supertaças em jogo

Supertaças em jogo

Porto e Sporting no masculino, e Benfica e Sanjoanense no feminino, defrontam-se este sábado, em Odivelas (com transmissão na RTP2), para as respectivas Supertaças. Dragões e águias, recordistas de triunfos, têm levado a melhor sobre os adversários.

À espera da alegada Continental

À espera da alegada Continental

Faltam alegadamente 16 dias para a Taça Continental que alegadamente se realiza no Pavilhão Municipal de Barcelos. A World Skate Europe tarda em fazer o anúncio oficial da prova em que, espera-se, estarão Óquei de Barcelos, Igualada, Porto e Tomar.

Campeonato de regresso

Campeonato de regresso

Mais de cinco meses depois, está de regresso a fase regular do Campeonato Placard. A corrida à manutenção, a lugares europeus e ao melhor lugar possível para a luta pelo título (que acabou por não valer muito na última edição) começa no próximo domingo.