«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

Às ordens de Miguel Jerónimo, o Benfica logrou uma conquista da Eurockey Cup de Sub-17 que lhe escapava desde antes da pandemia. Martim Nunes e João Antunes terminaram no Cinco Ideal, mas o técnico frisa que 'a vitória foi de todos'.

«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

Um ano depois de uma final que esteve na mão e acabou por escapar no desempate por livres directos, o Benfica voltou enfim a erguer o troféu da Eurockey Cup de Sub-17. Vencera em 2018 e 2019, mas a pandemia interrompera o ciclo vencedor.

Neste defeso, Miguel Jerónimo rendeu Tiago Rafael - agora um coordenador muito interventivo - no cargo de treinador, e, no momento da conquista recordou que já andavam atrás deste troféu há alguns anos, sublinhando que nesta prova "as equipas ainda não têm o ritmo de jogo" e que o "tempo de recuperação é muito curto". "Foram umas verdadeiras máquinas dentro da pista", frisa sobre os seus atletas.

O Benfica viajou para a Catalunha com 16 atletas. "A vitória foi de todos. Não foi do Martim, não foi do João, foi de todos", realçou, exemplificando com os seus dois jogadores eleitos para o "Cinco Ideal".

Martim Nunes e João Antunes deverão agora "fugir" para representar recorrentemente os Sub-19 das águias, tal como o também campeão europeu de selecções Vasco Moreira. Mas, para além do título, Jerónimo regressa a Lisboa com outro objectivo cumprido, o de "ganhar uma equipa", depois de um trajecto que dá "bons indicadores" para a temporada.

No caminho para a conquista desta Eurockey Cup de Sub-17, o primeiro golo demorou quase 30 minutos a surgir, mas um hat-trick de Martim Nunes (que terminou como melhor marcador, com 11 golos), catapultou a equipa para o triunfo frente ao Roller Bassano.

Depois de vitórias fáceis sobre os austríacos do Wolfurt (1-11) e os franceses do La Vendéenne (8-2), as águias voltaram a sentir dificuldades com o acerto táctico - e dos guarda-redes - italianos, tendo de virar um desfavorável 0-2 para vencer os Pumas de Mirko Bertolucci. Nas meias-finais, houve "acerto de contas" com o Valongo (0-3), e a consagração chegou com uma vitória por 4-1 sobre o Barcelona.

E, mais além, já se pode pensar na chegada à equipa principal? "Na formação, o nosso trabalho é formá-los para chegarem lá", apontou Miguel Jerónimo, ressalvando, no entanto, que tal dependerá sempre dos próprios atletas e das escolhas dos treinadores acima.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Conferência de imprensa lança Supertaças

Conferência de imprensa lança Supertaças

Estão 'lançados os dados' para as Supertaça António Livramento e Supertaça Feminina. Os treinadores de Porto, Sporting, Benfica e Sanjoanense lançaram esta sexta-feira no Multiusos de Odivelas as suas partidas em busca de um troféu.

Ocaso na 25ª hora

Ocaso na 25ª hora

O Sporting sagrou-se campeão do Mundo de clubes e logrou um feito inédito ao vencer o Barcelona, que tinha ganho as anteriores 24 decisões internacionais frente a formações lusas. Joan Ignasí teve uma pequena 'vingança' de muitas finais perdidas.

Supertaças em jogo

Supertaças em jogo

Porto e Sporting no masculino, e Benfica e Sanjoanense no feminino, defrontam-se este sábado, em Odivelas (com transmissão na RTP2), para as respectivas Supertaças. Dragões e águias, recordistas de triunfos, têm levado a melhor sobre os adversários.

À espera da alegada Continental

À espera da alegada Continental

Faltam alegadamente 16 dias para a Taça Continental que alegadamente se realiza no Pavilhão Municipal de Barcelos. A World Skate Europe tarda em fazer o anúncio oficial da prova em que, espera-se, estarão Óquei de Barcelos, Igualada, Porto e Tomar.

Campeonato de regresso

Campeonato de regresso

Mais de cinco meses depois, está de regresso a fase regular do Campeonato Placard. A corrida à manutenção, a lugares europeus e ao melhor lugar possível para a luta pelo título (que acabou por não valer muito na última edição) começa no próximo domingo.