Os 'Cinco' que mais brilharam
Na escolha para os Cinco Ideal da Eurockey Cup de Sub-17, Jana Expósito, Giovanni Pesavento e Afonso Oliveira intrometeram-se entre representantes de equipas finalistas. João Antunes e Martim Nunes, do campeão Benfica, entram no 'Cinco' da prova mista.

Os "Cinco Ideal" da Eurockey Cup são, naturalmente, dominados por jogadores das equipas finalistas. Mas há excepções.
No feminino, Jana Expósito, aguerrida defensora e organizadora de jogo do Palau, ex-campeão que caiu nas meias-finais, foi a única a "furar" entre as escolhidas do vencedor Salt e do finalista vencido Manlleu.
Do novo campeão, foi escolhida a guarda-redes Xana Puigdevall e a atacante, melhor marcadora da prova com 12 golos, Mar Vila. De um Manlleu que repete o 2º lugar, foram eleitas Ona Graells e Tània Padrosa. Tània, como Jana, ambas campeãs da Europa de Sub-17, repetiram a nomeação de 2024.

Na prova mista, que em 2024 contou com um "Cinco" apenas com portugueses, Martim Nunes repetiu a eleição, numa escolha indiscutível daquele que foi o jogador mais decisivo - e melhor marcador - do torneio. Também do campeão Benfica, foi também escolhido o guarda-redes João Antunes.
Completam o "Cinco Ideal" o finalista Oriol Castro, do Barcelona, e os semifinalistas Afonso Oliveira ("Carrais"), da Oliveirense, e Giovanni Pesavento, capitão do Pumas. Pesavento, importante nas boas exibições da equipa de Mirko Bertolucci, terá sido apanhado tão desprevenido, que não alinhou com os "companheiros" da melhor equipa do evento.
Segunda-feira, 6 de Outubro de 2025, 20h54