Campeonato de regresso

Mais de cinco meses depois, está de regresso a fase regular do Campeonato Placard. A corrida à manutenção, a lugares europeus e ao melhor lugar possível para a luta pelo título (que acabou por não valer muito na última edição) começa no próximo domingo.

Campeonato de regresso

Para quem garantiu a manutenção, mas não logrou um lugar no play-off - Riba d'Ave, Valongo e Braga -, completam-se no próximo domingo 161 dias de espera - mais de cinco meses! - para o regresso aos jogos do dito "Melhor Campeonato do Mundo". Mesmo para os finalistas, foram quase quatro meses de "férias", mas o Campeonato Placard está, enfim, de volta.

No dia 12 de Outubro realizam-se cinco partidas da ronda inaugural da nova edição do Campeonato Nacional da I Divisão. Ficarão em falta, para cumprir a meio da semana, os jogos de Sporting (recebe a Sanjoanense) e Porto (tem a visita do Óquei de Barcelos), que este sábado disputam a Supertaça António Livramento.

O Porto procura o terceiro título consecutivo, algo que não acontece desde que selou o "deca" em 2011. Paulo Freitas herda uma equipa que, às ordens de Ricardo Ares, conquistou três títulos em quatro possíveis, passando a somar 26 na sua História e, de forma inédita, mais dois que o Benfica, que conta 24. Entre as equipas que integram a categoria máxima, apenas Sporting (nove vezes), Óquei de Barcelos (três) e Valongo (um) lograram erguer também o título.

Os "três grandes do futebol" voltam a partir como principais candidatos ao título, com Óquei de Barcelos e Oliveirense à espreita. Na última época, dragões e barcelenses chegaram à decisão contrariando o "factor casa" garantido por Benfica e Sporting na fase regular, e relegaram águias e leões para os 3º e 4º lugares finais.

Na luta pela manutenção, destaque para os testes, nesta 1ª jornada, às equipas que estão de regresso à categoria máxima. Turquel e Carvalhos, que estão de volta ao convívio dos grandes apenas um ano volvido, jogam na Luz e no Parque das Tílias. O Póvoa, que regressa para a sua segunda participação na I Divisão após 10 temporadas de ausência, desloca-se a Tomar.

A caminhada da fase regular terá 26 jornadas que terminam a 2 de Maio. O play-off arranca a 16 desse mês, com os quartos-de-final à melhor de três, seguindo-se as meias-finais à melhor de cinco, de 27 de Maio a 10 de Junho, e a final, também à melhor de cinco partidas, de 13 a 27 de Junho.

Depois de um mercado em que o campeão Porto e o último vencedor da fase regular Benfica foram os que menos "mexeram" no plantel, com apenas uma saída e uma entrada em cada (não sendo de somenos importância a alteração técnica nos dragões), o novo campeonato começará já com troféus entregues.

O Benfica repetiu a conquista na Elite Cup, o Sporting ganhou o regressado Mundial de Clubes e, quando o Campeonato Placard começar, Porto ou Sporting já terão discutido entre si a Supertaça António Livramento.

1ª jornada

• Juv. Pacense vs. Braga • 12.out, 17h

• Oliveirense vs. Valongo • 12.out, 18h

• Tomar vs. Póvoa • 12.out, 18h

• Riba d' Ave vs. Carvalhos • 12.out, 18h30

• Benfica vs. Turquel • 12.out, 19h

• Sporting vs. Sanjoanense • 14.out, 21h

• Porto vs. Óquei de Barcelos • 15.out, 20h

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

«O principal é conseguirmos ganhar uma equipa»

Às ordens de Miguel Jerónimo, o Benfica logrou uma conquista da Eurockey Cup de Sub-17 que lhe escapava desde antes da pandemia. Martim Nunes e João Antunes terminaram no Cinco Ideal, mas o técnico frisa que 'a vitória foi de todos'.