'Vira' galego: Carballeira no Porto, Lamas no Liceo
No próximo defeso, há uma troca entre Porto e Liceo, com César Carballeira a ceder enfim ao apelo do campeonato português e a trocar os galegos pelos dragões, e Edu Lamas, em final de contrato, a regressar a 'casa' para voltar a vestir a camisola de 'los verdes'.

Aconteceu em 2019, com a chegada de Xavi Malián ao Porto e a ida de Carles Grau para o Liceo. E voltará a acontecer neste defeso.
Conforme avançou o zerozero, César Carballeira está a caminho dos dragões. Depois de, no passado, ter sido rumorado um interesse do Sporting e de ter havido propalado da Oliveirense, o possante defensor galego cedeu finalmente ao apelo do campeonato português e, com 30 anos completados esta terça-feira, será reforço do Porto.
"Verde de toda la vida" excepto quando se aventurou no Reus entre 2018 e 2020, Carballeira é uma das figuras de um Liceo que lidera a OK Liga com seis pontos de vantagem sobre Barcelona e Igualada, tendo os arlequins um jogo em atraso.
Defensor muito físico, César Carballeira é, inusitadamente, o melhor marcador da equipa de Juan Copa, com 11 golos, seguido do ex-sportinguista Toni Pérez, com 10.
Vigente campeão do Mundo pela Espanha, e já com dois títulos de campeão europeu no currículo, Carballeira "troca" com Edu Lamas que, conforme adiantou o DXT Campeón, estará de volta ao Liceo sete anos depois.

Edu Lamas, outro "coruño" apesar de ter nascido na Catalunha, de 35 anos e em final de contrato, cumpre a sua terceira época no Porto, depois de ter representado o Benfica em quatro temporadas. Na troca de águias por dragões em 2023, sagrar-se-ia bicampeão com títulos pelos dois clubes, voltando a ganhar, de dragão ao peito, o campeonato nacional na última época.
Com uma passagem pelo satélite Cerceda, Edu Lamas esteve no Liceo até 2015, quando rumou ao Barcelona. Como Carballeira, não foi feliz na Catalunha, com os dois a serem prejudicados por lesões graves. Regressou ao Liceo em 2017, para depois se aventurar em Portugal em 2019.
Entretanto, tendo em vista a próxima temporada, o Porto anunciou a renovação do contrato com Xavi Malián (não revelando a duração do acordo), e o Liceo tornou públicos os novos vínculos de Bruno Saavedra, até 2028, e do português Nuno Paiva, até 2027.
Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2026, 10h33
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas





