Trabalho pelo futuro da selecção e do Hóquei em Patins

A albiceleste iniciou a defesa da Taça das Nações com um triunfo esperada sobre o anfitrião Montreux. Apresentado-se com um staff alargado, 'Negro' Paez conta-nos que a Argentina vai preparando a transição pós Mundial e fala-nos do trabalho pela expansão da modalidade no país.

Trabalho pelo futuro da selecção e do Hóquei em Patins

Para primeiro jogo na defesa do troféu conquistado em 2024, a Argentina não podia desejar melhor que defrontar o anfitrião Montreux. A vitória, esperada, serviu para dissipar algum nervosismo típico da entrada em competição. "Não é a Argentina que estamos habituados a ver, mas houve muitas coisas boas", destacou Jose Luis Paez.

Nesta Taça das Nações, salta à vista o vasto staff que acompanha a albiceleste. "Negro" explica-nos que a sua carreira como seleccionador termina no próximo Mundial. "Estamos num processo de transição, para que o perfil seja semelhante ao que temos tido desde que entrei", conta sobre a integração de Diego Mir e Reinaldo Garcia.

Vice-campeão do Mundo em 2019 e 2024 e campeão do Mundo em 2022, Paez, que ameaçou várias vezes bater com a porta reclamando condições, está agora claramente satisfeito. "Temos um corpo técnico muito profissional, nunca tivemos um com estas características". Não desvalorizando quem passou antes, conta-nos que "queria deixar um corpo técnico melhor do que o que tínhamos".

Para que tudo isto seja possível, o seleccionador releva o trabalho levado a cabo pelo Comité Nacional Técnico, destacando o que tem sido conseguido por Roberto Roldan e Sergio Ramini. Por exemplo, desta feita não há o apoio do Governo de San Juan, mas foram angariados sponsors importantes para que esta presença em Montreux se concretizasse.

E o trabalho do Comité está longe de se ficar pela visibilidade da selecção albiceleste. Na Argentina, há trabalho feito - "como nunca houve" - pela expansão do Hóquei em Patins a mais províncias, havendo o objectivo de o levar a todos os cantos da Argentina, tornando-o um desporto federal. No fundo, se houver mais gente com a mesma vontade, para mostrar que se pode acabar com a falácia do "joga-se em três ou quatro países e uma província da Argentina".

Olhando com bons olhos para o futuro da modalidade na Argentina, Jose Luis Paez, um dos melhores - para alguns, mesmo o melhor - de todos os tempos sobre rodas, deixa também um desejo para o seu futuro após o Mundial do Paraguai. "Gostava de continuar ligado à selecção, de qualquer forma, nem que seja a carregar as garrafinhas de água dos jogadores como me viram no final da partida", graceja.

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
«É preparação para o Mundial, mas sempre com o objectivo de vencer»

«É preparação para o Mundial, mas sempre com o objectivo de vencer»

Reinaldo Ventura estreou-se como seleccionador com uma vitória sobre a Suíça, num jogo com as dificuldades típicas de uma primeira partida numa competição. Há, naturalmente, coisas para corrigir, num momento que é de observação e preparação, mas sempre com o objectivo de vencer.

«Com o trabalho que tenho feito, sabia que estava perto»

«Com o trabalho que tenho feito, sabia que estava perto»

A Taça das Nações é um dos raros momentos para 'testes' antes de compromissos maiores, e Reinaldo Ventura - também ele estreante como seleccionador - chamou Carlitos e Viti à 'absoluta'. Aos 19 anos, Viti é o mais novo a ser chamado desde Hélder Nunes e estreou-se com um golo.

Espanha leva a melhor sobre a França

Espanha leva a melhor sobre a França

A fechar o primeiro dia da 70ª edição da Taça das Nações, a Espanha venceu a França, com o acerto de uns e desacerto de outros nas bolas paradas a ser determinante no primeiro jogo após um Europeu em que os gauleses foram vice-campeões e os espanhóis não chegaram ao pódio.

Novo Reinado começa com vitória sobre a Suíça

Novo Reinado começa com vitória sobre a Suíça

A selecção portuguesa, no seu primeiro compromisso do 'reinado' de Reinaldo Ventura, venceu a Suíça na Taça das Nações por 1-6. Zé Miranda, com um hat-trick, reclamou o título de 'homem do jogo'.

Argentina vence anfitrião na estreia

Argentina vence anfitrião na estreia

Detentora da Taça das Nações, a Argentina, com muitas novidades, entrou com o 'patim direito' na defesa do troféu, vencendo, na estreia, o anfitrião por 7-1. Ao intervalo, a albiceleste já vencia por 4-0.

Itália passa, à tangente, teste com Angola

Itália passa, à tangente, teste com Angola

Uma Itália com muitas caras novas venceu Angola no arranque da Taça das Nações por tangencial 3-4. A selecção africana, orientada por Rui Neto esteve sempre no jogo e lutou pela igualdade até ao apito final.

Alemanha não vai aos Campeonatos do Mundo

Alemanha não vai aos Campeonatos do Mundo

A Alemanha tornou público nas redes sociais que já comunicou aos seus atletas que as selecções de Hóquei em Patins não irão estar presentes nos World Skate Games, que decorrem em Outubro no Paraguai. A razão é, principalmente, financeira.

Clássico entre Óquei de Barcelos e Benfica nas 'meias' da Taça

Clássico entre Óquei de Barcelos e Benfica nas 'meias' da Taça

Estão conhecidos os duelos das Final Four da Taça de Portugal que se disputam no fim-de-semana de 25 e 26 de Abril, em Tomar. Sporting, no masculino, e Benfica, no feminino, defendem os troféus conquistados em 2025. Há Clássico no masculino e uma final antecipada no feminino.