Sporting repete vitória na Taça de Portugal

O Sporting conquistou a 6ª Taça de Portugal na sua História, com uma vitória por 0-4 sobre o Óquei de Barcelos, condicionado com um vermelho muito cedo. Nolito Romero marcou dois golos nessa inferioridade, marcou mais dois na segunda parte, e Xano Edo fechou a porta.

Sporting repete vitória na Taça de Portugal

49 anos depois de ter vencido consecutivamente duas Taças de Portugal, o Sporting voltar a consegui-lo, repetindo, com uma vitória por 0-4 sobre o Óquei de Barcelos, o triunfo de 2025.

É a sexta Taça do historial leonino, depois das conquistas de 1976, 1977, 1984, 1990 e 2025, nesta que foi apenas a segunda final entre leões e galos. Em 1990, o Sporting também tinha levado a melhor, mas apenas no prolongamento.

Agora, em nova conquista, há duas figuras incontornáveis: "Nolito" Romero, que apontou os quatro golos do Sporting, e Xano Edo, que fechou a porta a todas as intenções barcelenses. Mas para a História ficará também um jogo foi um péssimo produto televisivo, apesar das honras de transmissão em canal público.

O Sistema de Revisão Vídeo (SRV) foi chamado a jogo muito cedo, com um penálti assinalado antes de estarem cumpridos dois minutos. Ivan Morales foi chamado à conversão, Xano defendeu e, na tentativa de recarga, no desequilíbrio entre o patim de Rafa Bessa e o stick do guarda-redes leonino, o internacional espanhol atingiu Rampulla na cabeça.

Novamente levado o caso ao SRV, Morales foi expulso. Um lance claramente fortuito, sem qualquer intenção, afastava o importante jogador do Óquei de Barcelos do jogo e condicionava desde logo o resto da partida.

E condicionaria ainda mais, porque o Sporting, alheio à decisão dos três árbitros em pista, teve o mérito de marcar na superioridade numérica de quatro minutos por duas vezes, trocando a bola até dois remates letais de Gonzalo Romero. O segundo ainda foi ao SRV, mas acabou validado.

Os adeptos barcelenses fizeram-se ouvir ainda mais após o primeiro golo e não baixaram os braços - nem as vozes - após o segundo. Mas, aos três minutos e meio, o Óquei de Barcelos, com um jogo muito desgastante na véspera frente ao Benfica e, agora, com menos um jogador como opção, tinha já uma tarefa muito complicada.

Ainda antes de estarem cumpridos cinco minutos, Miguel Rocha queixou-se de ser atingido na face. Tardou o SRV, mas lá foi novamente usado, pela quarta vez. E redundou em azul a Rafa Bessa.

A equipa de Rui Neto não conseguiu aproveitar para se relançar no jogo, e a partida seguiu ao ritmo de queixas de um e de outro lado. Aos 15 minutos, houve nova chamada ao SRV, desta feita sem efeito. Depois, houve lances em que Kyllian Gil, Luís Querido e Facundo Navarro ficaram no solo, mas a decisão - de não haver sanções disciplinares - foi assumida pelo trio arbitral de pista.

A quatro minutos do intervalo, Bessa viu novo azul, ao cair na finta de Tato Ferruccio que ainda rematou em queda. Era livre directo para Miguel Rocha, goleador-mor da prova com 12 golos, mas o SRV regressou para, afinal, apontar que o lance não era de perigo eminente. Apesar de anteceder um remate, já na área, à baliza.

Os barcelenses voltaram a pecar na superioridade numérica e, pouco depois, Miguel Rocha protestou numa falta e, talvez no acumular de protestos de todos os intervenientes nesta primeira parte, saía-lhe o "jackpot" do azul em vez do habitual amarelo.

Com novo powerplay, o Sporting não conseguiu agora marcar. Pelo meio, chegou o intervalo, ao fim de mais de uma hora. 65 minutos em que se jogaram 25. Ou seja, por cada minuto jogado, houve mais de minuto e meio de paragem.

Para a segunda parte, apareceu o Sporting e Guillem Torrents. Os restantes barcelenses demoraram, mas lá chegaram com as forças que lhes restavam. Animicamente, ficavam ainda mais débeis com o 0-3, com Romero a desviar na área para o fundo das redes.

O Óquei de Barcelos não deixou de procurar o golo, mas o Sporting - que continua sem poder contar com Alessandro Verona - foi sólido defensivamente, coeso, e com Xano Edo a resolver o que sobrava. Como na 10ª falta leonina, negando o golo a Kyllian Gil. Já na 10ª falta barcelense, Gonzalo Romero voltou a marcar, selando um póquer e a conquista da Taça. Definitivamente, a sua Taça.

Foi só esperar que o tempo terminasse, levado até ao fim pelos cânticos de "até morrer" do topo barcelense, os melhores "intervenientes" no Municipal Patrícia Sampaio, sem desprimor para qualquer dos jogadores em pista.

A "festa" dos barcelenses seguiu mesmo para lá do apito final e, quem chegasse apenas para a cerimónia, naquela demonstração de apoio incondicional, num casamento de "na vitória e na derrota" inigualável, dificilmente acreditaria que o Sporting tinha ganho. Mas seriam mesmo os leões - por Zé Diogo, Henrique Magalhães e Roc Pujadas, que estão de saída no final da época - a erguer o troféu.

A lista de vencedores continua a ser liderada pelo Porto, que reclamou o troféu 19 vezes, seguido do Benfica, com 15 conquistas. O Sporting conta agora seis triunfos e o Óquei de Barcelos mantém-se nos quatro, a par da Oliveirense. Tomar (2023), Académico de Cambra (2007) e Malhangalene (1964) foram os outros vencedores da "prova rainha".

Esta época, o Sporting conquista o terceiro troféu, depois de, ainda muito cedo na temporada, ter conquistado o Mundial de Clubes e a Supertaça António Livramento.

No seu percurso, a equipa de Joan Ignasí Edo venceu Os Águias (2-11), Académico da Feira (1-7), Paço de Arcos (4-6), Turquel (5-2), e, já na Final Four, o Póvoa (0-4) para chegar a esta final.

Meias-finais

Óquei de Barcelos 3-1 Benfica • 25.Abr

• Póvoa 0-4 Sporting • 25.Abr

Final

• Óquei de Barcelos 0-4 Sporting • 26.Abr

Gostou deste artigo?

Apoie outras causas

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
Porto firme no 2º lugar: ‘vira’ e goleia em Braga

Porto firme no 2º lugar: ‘vira’ e goleia em Braga

A penúltima jornada da fase regular do Campeonato Placard teve este domingo uma partida antecipada, com o Braga a receber o Porto. Os bracarenses estiveram a vencer por 4-1, mas os dragões viraram para um expressivo 4-11 com uma segunda parte demolidora, consolidando o 2º lugar.

Benfica conquista a sua 12ª Taça de Portugal

Benfica conquista a sua 12ª Taça de Portugal

A equipa feminina do Benfica conquistou, este domingo, a Taça de Portugal pela 12ª vez consecutiva. A vitória na final sobre a Stuart foi tangencial, com a equipa de Massamá a ter mesmo oportunidade de levar o jogo para prolongamento com um livre directo nos derradeiros segundos.

Sporting termina sonho do Póvoa e defenderá troféu em Clássico

Sporting termina sonho do Póvoa e defenderá troféu em Clássico

O Sporting venceu o Póvoa por 0-4 e está na final da Taça de Portugal, onde irá defender o troféu conquistado em 2025 frente ao Óquei de Barcelos. Os poveiros, estreantes nesta fase da competição, despedem-se de cabeça erguida.

Óquei de Barcelos quebra invencibilidade do Benfica e está na final

Óquei de Barcelos quebra invencibilidade do Benfica e está na final

Com uma vitória por 3-1, o Óquei de Barcelos quebrou a invencibilidade do Benfica e está na final da Taça de Portugal, em busca de uma conquista que escapa desde 2004. As águias, como na pretérita temporada, ficam pelo caminho para um troféu nas meias-finais.

Benfica na 12ª final consecutiva

Benfica na 12ª final consecutiva

Com uma vitória por 0-4 sobre a Sanjoanense, o Benfica selou a passagem à 12ª final consecutiva da Taça de Portugal Feminina. As águias foram eficazes em superioridade numérica e numa bola parada para construírem uma vantagem de três golos na primeira parte, e geriram na segunda.

Stuart na final da Taça, nove anos depois

Stuart na final da Taça, nove anos depois

Nove anos depois, a Stuart estará de novo na final da Taça de Portugal. A equipa orientada por Pedro Favinha venceu o Parede por 2-3 no prolongamento, forçando o tempo extra com pouco mais de um minuto para jogar, e aguarda agora adversário entre Sanjoanense e Benfica.

Carvalhos sem casa e Turquel com casa vazia

Carvalhos sem casa e Turquel com casa vazia

A interrupção do jogo da 12ª jornada durante cerca de oito minutos levou à abertura de um processo de disciplinar que redundou em multas e um jogo à porta fechada para o Turquel e um jogo de interdição para o Carvalhos, que pode mexer com as duas últimas jornadas da fase regular.