Sporting carimba apuramento em Valongo e defronta Porto nas 'meias'
O Sporting venceu em Valongo por 1-4 e está nas meias-finais do Campeonato Placard. Os leões, campeões do Mundo, vão reeditar a meia-final da pretérita temporada - mas agora sem factor-casa - com o Porto, campeão da Europa.

Depois de Benfica e Porto, o Sporting também selou o apuramento para as meias-finais ao segundo jogo esta quarta-feira, ao vencer em Valongo por 1-4.
Depois da derrota no João Rocha, a partida não começou da melhor maneira para os valonguenses, com João Maló a ver o azul com pouco mais de dois minutos jogados, e Danilo Rampulla a aproveitar para assinar o primeiro do jogo.
Rafa Bessa também veria azul pouco depois, mas o Valongo não conseguiu capitalizar, até porque grande parte da inferioridade leonina coincidiu com a inferioridade valonguense.
O Valongo procurou reagir. Sem mais golos nesta primeira parte, a entrada da equipa de Raul Meca pressionou no arranque da etapa complementar. Marcou aos quatro minutos de grande penalidade, por Facundo Pósito, e só não voltou a marcar porque Xano Edo e os postes da sua baliza não permitiram.
Aos 13 minutos e meio, caiu a 10ª falta. E o golo de livre directo de Gonzalo Romero foi um rude golpe no ânimo do Valongo. Apesar de não baixar os braços, houve quebra de foco e no 17º minuto, os golos de Danilo Rampulla e Henrique Magalhães sentenciaram a partida e a eliminatória.
Raul Meca arriscou tudo, atacando sem guarda-redes apesar de já estar em vantagem numérica por azul a Rampulla, mas o golo - sempre com Xano a brilhar - não surgiu.
O Valongo despede-se com um 6º lugar no campeonato e a conquista europeia da WSE Trophy, e os adeptos, que se "reconciliaram" esta época com a equipa aguardaram para homenagear Gabriel Azevedo, valonguense de toda a vida e que está de saída, João Lima, que decidiu terminar a carreira, e Pedro Batista, que está de partida para a Oliveirense.
O Sporting repete a meia-final da pretérita temporada com o Porto. Desta vez, num duelo que será entre campeão do Mundo e campeão da Europa, os leões não têm factor-casa, mas tal também não foi determinante há um ano...
A meia-final entre Porto e Sporting arranca a 27 de Maio no Dragão Arena.
Esta quarta-feira, o Óquei de Barcelos procura fechar as meias-finais em Braga, depois da vitória no primeiro jogo. Cabe à equipa de Jorge Silva tentar que haja jogo no fim-de-semana.
Quartos-de-final (à melhor de três)
• Porto 7-1 Oliveirense • 16.mai
• Sporting 6-4 Valongo • 16.mai
• Benfica 10-1 Sanjoanense • 16.mai
• Óquei de Barcelos 7-4 Braga • 16.mai
• Sanjoanense 1-2 Benfica • 20.mai
• Oliveirense 3-4 Porto • 20.mai
• Valongo 1-4 Sporting • 20.mai
• Braga vs. Óquei de Barcelos • 21.mai, 21h
• Óquei de Barcelos vs. Braga • 24.mai, 17h se necessário
Meias-finais (à melhor de cinco)
• Benfica vs. Óquei de Barcelos ou Braga
• Porto vs. Sporting
Horários das partidas na hora local (Portugal continental).
Quarta-feira, 20 de Maio de 2026, 23h10
Gostou deste artigo?
Apoie outras causas









