Mundial Feminino dá primeira 'stickada'

O Campeonato do Mundo de Seniores Femininos é o primeiro a arrancar nos World Skate Games, com um duelo entre Portugal e Índia, este domingo. A Espanha, campeã mundial e europeia, é favorita, com Portugal - no que seria um feito inédito - e Argentina com legítimas aspirações.

Mundial Feminino dá primeira 'stickada'
HoqueiShop

Este domingo, às 11h de Assunção, capital do Paraguai, mais quatro horas em Portugal continental, é dado o apito inicial para o Hóquei em Patins nos World Skate Games. As selecções femininas de Portugal e Índia sobem à pista do Arena, palco maior para a modalidade nestes "Jogos", para a "stickada" inicial do Mundial de Seniores Femininos.

Esta será a 18ª edição do Mundial Feminino, o sétimo a disputar na América do Sul, sendo que se disputaram nove na Europa e dois na Ásia. O que quer dizer pouco em termos de corrida ao título. Entre as selecções mais tituladas, Espanha e Argentina venceram duas edições cada na América do Sul e quatro cada na Europa. "La Roja" destaca-se com oito títulos por ter vencido as duas edições asiáticas.

A Espanha é a vigente campeã mundial e campeã europeia (octocampeã europeia...) e parte como favorita, com a Argentina, campeã em 2022, e Portugal, actual vice-campeão, na calha. Em 2024, em Novara, Portugal venceu a Argentina por 3-2 na fase de grupos, "forçando" um duelo entre a albiceleste e as espanholas - que, em conjunto, foram campeãs em 14 dos últimos 16 mundiais - "logo" nas meias-finais.

Agora, Argentina e Espanha defrontam-se ainda antes, na fase de grupos, num Grupo A que, pelo modelo competitivo, não permite deslizes.

São 11 as selecções participantes, na única competição destes WSG 2026 que, sem desistências, manteve o figurino sorteado no início de Julho, tendo sido colocadas cinco no Grupo A e seis no Grupo B. Haverá cinco dias de fase de grupos e apuram-se apenas as duas equipas mais bem classificadas para a fase final, as meias-finais.

O Grupo A conta nada menos do que quatro ex-campeões do Mundo, entre Chile (2006), França (2012), Argentina (seis vezes) e Espanha (oito vezes). Da galeria de titulados, só falta o Canadá (campeão em 1992, na primeira edição), que não participa. No seu lugar está a Suíça.

Espanha e Argentina são favoritas ao apuramento, mas principalmente o Chile, com seis jogadoras do Hóquei em Patins espanhol e Cata Flores da Sanjoanense, pode causar dissabores a alguém.

No Grupo B, não há qualquer ex-campeão, contando com Índia, Colômbia, Itália, México, Brasil e Portugal, que é favorito a vencer o seu grupo. Se tal se confirmar, cruzará nas meias-finais com o 2º classificado do Grupo A.

A selecção das quinas tem um registo agridoce de segundos lugares, com nada menos do que um recorde de cinco. Procura agora o (complicado) feito inédito do título às ordens de Ricardo Barreiros, contando com o maior contingente estrangeiro [três atletas estão ligadas a equipas da OK Liga] de sempre.

De sublinhar que a Espanha terá sido bafejada pela sorte na definição dos grupos e do calendário. Num Grupo A que tem menos equipas, todos folgam um dia, e "La Roja" folga no dia 8, derradeiro da fase de grupos e imediatamente antes das meias-finais a 9, seguindo-se a final a 10.

Espanha

Seleccionador: Sergi Maciá

Guarda-redes: Anna Ferrer (Fraga), Anna Salvat (Vila-sana)

Jogadoras de pista: Aimee Blackman (SL Benfica, POR), Aina Florenza (Vila-sana), Elsa Salvanyá (Vila-sana), María Sanjurjo (Fraga), Mariona Colomer (Gijón), Marta Piquero (Gijón), Sara Roces (Vila-sana), Victoria Porta (Vila-sana)

Portugal

Seleccionador: Ricardo Barreiros

Guarda-redes: Inês Freitas (Escola Livre), Sandra Coelho (Vila-sana, ESP)

Jogadoras de pista: Beatriz Silva (Gulpilhares), Beatriz Várzeas (Bembibre, ESP), Catarina Costa (Fraga, ESP), Joana Teixeira (Sanjoanense), Leonor Coelho (Benfica), Marlene Sousa (Benfica) ,Raquel Santos (Benfica), Sofia Moncóvio (Benfica)

Argentina

Seleccionador: Darío Giuliani

Guarda-redes: Natalia Jara (Concepción), Paula Zeballos (IMPSA) e Victoria Guzzo (Mataró, ESP)

Jogadoras de pista: Adriana Soto (Fraga, ESP), Florencia Felamini (Manlleu, ESP), Gimena Gómez (Vila-sana, ESP), Julieta Fernández (Fraga, ESP), Lourdes Lampasona (Raxoi, ESP), Lucia Maldonado (Marineda, ESP), Luciana Agudo (Vila-sana, ESP), Pilar Abaid (Godoy Cruz), Valentina Fernández (Manlleu, ESP),

Itália

Seleccionador: Valerio Antezza

Guarda-redes: Giorgia Meneghello (Roller Matera) e Veronica Caretta (Gijón, ESP)

Jogadoras de pista: Anna Orsato (Valdagno), Elena Tamiozzo (Trissino), Laura Rubega (Trissino), Ludovica Rossetto (Valdagno), Luisa Lamacchia (Roller Matera), Matilde Ghirardello (Valdagno), Pamela Lapolla (Roller Matera), Sofia Bertinato (Trissino)

Chile

Seleccionador: Javier Guglielmini

Guarda-redes: Denise Hermosilla (Estudiantil), Fernanda Hidalgo (Las Rozas, ESP), Fernanda Tapia (Bembibre, ESP)

Jogadoras de pista: Beatriz Gaete (Vila-sana, ESP), Catalina Flores (Sanjoanense, POR), Celeste Sanz (Fraga, ESP), Fernanda Muñoz (Marineda, ESP), Florencia Uribe (La Cisterna), Javiera Valdés (Independiente), Josepha Felipe (Vila-sana, ESP), Macarena Andrade (Bata), Martina Venegas (Independiente)

Grupo A

• Espanha vs. França • 4.Out, 17h45

• Argentina vs. Suíça • 4.Out, 20h

• França vs. Argentina • 5.Out, 15h30

• Chile vs. Espanha • 5.Out, 17h45

• Suíça vs. Chile • 6.Out, 11h

• Espanha vs. Argentina • 6.Out, 20h

• Chile vs. França • 7.Out, 11h

• Suíça vs. Espanha • 7.Out, 20h

• Suíça vs. França • 8.Out, 13h15

• Argentina vs. Chile • 8.Out, 20h

Grupo B

• Portugal vs. Índia • 4.Out, 11h

• Itália vs. Brasil • 4.Out, 13h15

• Colômbia vs. México • 4.Out, 15h30

• Índia vs. Itália • 5.Out, 11h

• México vs. Brasil • 5.Out, 13h15

• Portugal vs. Colômbia • 5.Out, 20h

• Portugal vs. Itália • 6.Out, 13h15

• Índia vs. México • 6.Out, 15h30

• Brasil vs. Colômbia • 6.Out, 17h45

• Brasil vs. Portugal • 7.Out, 13h15

• Colômbia vs. Índia • 7.Out, 15h30

• Itália vs. México • 7.Out, 17h45

• México vs. Portugal • 8.Out, 11h

• Índia vs. Brasil • 8.Out, 15h30

• Itália vs. Colômbia • 8.Out, 17h45

Horários das partidas na hora local (Assunção, Paraguai). Mais quatro horas em Portugal continental.

Gostou deste artigo?

AMGRoller Compozito
Outros artigos da edição
2026 no Paraguai, 2028 em parte incerta

2026 no Paraguai, 2028 em parte incerta

A 5ª edição dos multidisciplinares World Skate Games, que incluem os Mundiais de Hóquei em Patins, arranca esta quinta-feira. Há muitas emoções para serem vividas no Paraguai, mas, também pelas inúmeras ausências, há quem pense já na próxima edição. Mas o anúncio da sede tarda.

Club Pati Manlleu
OK Liga Plata não espera pelo fim do Mundial

OK Liga Plata não espera pelo fim do Mundial

Os Campeonatos do Mundo vão adiar o inicio de muitas competições, mas não da OK Liga Plata. A divisão secundária espanhola arrancou no passado fim-de-semana e, até ao fim do Mundial sénior masculino, terá quatro jornadas cumpridas, com apenas nove jogos adiados de 56 previstos.

World Skate Games ASU26
Caminho para o ouro com 'jet lag' como obstáculo

Caminho para o ouro com 'jet lag' como obstáculo

Durante o Mundial, serão em Assunção, no Paraguai, menos quatro horas do que em Portugal continental, menos cinco em Espanha, França e Itália. Na corrida ao título, será necessário lidar com o 'jet lag' e, na sua convocatória, a federação transalpina deixou recomendações.

25º Dr. Joaquim Guerra com 12 jogos em três dias

25º Dr. Joaquim Guerra com 12 jogos em três dias

O Torneio Dr. Joaquim Guerra, há muito uma referência na pré-temporada, tem este ano a sua 25ª edição. Num formato distinto, o anfitrião Turquel recebe na Aldeia do Hóquei quatro primodivisionários e três equipas da II Divisão. Haverá 12 jogos de 2 a 4 de Outubro.

World Skate
'Cangurus' saltam para o Grupo A do Campeonato Intercontinental

'Cangurus' saltam para o Grupo A do Campeonato Intercontinental

Com as sucessivas desistências, o Grupo A do Campeonato Intercontinental ficou desfalcado, e é refeito com a realocação da Austrália. O novo planeamento aponta ao duelo entre os primeiros dos dois grupos logo nas meias-finais, num lapso grosseiro, espera-se que a corrigir.