Notícia

Alvarinho com muitos pretendentes

Feb 21, 2016

Alvarinho será cedido na próxima temporada pelo FC Porto. E não faltam interessados.

O ano de 2015 parecia estar a correr da melhor maneira para Álvaro Morais, “Alvarinho”. Regressava ao “seu” Porto de onde saíra quatro temporadas antes para integrar o projecto do Valongo e, em Setembro, conquistou o Mundial de Sub-20 em Espanha ao serviço da Selecção Nacional.

No Mundial de Sub-20 de Vilanova i la Geltrù

Mas, de regresso ao trabalho do clube, o título Mundial custava a Alvarinho um atraso na integração de uma equipa maioritariamente jovem e com um novo treinador. E as oportunidades têm surgindo apenas a espaços, mas quase sempre com o atacante a deixar a sua marca e o seu nome inscrito na lista de marcadores.

No Campeonato Nacional, o internacional português soma seis golos mas, no “palco das estrelas”, a Liga Europeia, já soma nove, com particular destaque para a mão cheia conseguida na goleada de 21-1 sobre os alemães do Iserlohn.

Terminando esta época o seu percurso júnior, o Porto irá cedê-lo na próxima temporada - a título de empréstimo - e os interessados não se cingem a Portugal. De Itália, o Forte dei Marmi já mostrou interesse em contar com Alvarinho para colmatar as saídas de, pelo menos, Gil e Cancela, tal como o Viareggio, que “perderá” Jepi Selva para o campeonato português.

De Espanha, o interesse mais aceso parece ser o do Noia. O clube de Sant Sadurní foi representado pelo agora treinador Guillem Cabestany enquanto jogador e é orientado esta época por Pere Varias, sucessor avalizado por Cabestany aquando da sua saída do Vendrell. O cunho táctico da OK Liga no jovem jogador seria certamente bem visto pelo técnico do FC Porto.

Mas não há apenas interesse além-fronteiras. Por cá, onde o campeonato será seguramente na próxima época o mais atractivo da Europa e onde todos os jogadores parecem querer jogar, já foi noticiado o interesse de Valongo e Barcelos. Para os valonguenses seria o regresso de um jogador-bandeira na conquista do Nacional de Sub-20 em 2014 para jogar com os também campeões do Mundo de Vilanova Pedro Freitas, Luís Melo e Diogo Seixas. Para o Óquei de Barcelos seria uma mais-valia na luta pelos lugares cimeiros e para, mais uma vez, se intrometer entre os quatro – Benfica, Porto, Oliveirense e Sporting - que são apontados como candidatos.

Desportivamente, a opção Barcelos será a mais atractiva. Permitirá a Alvarinho manter-se naquele que será o mais atractivo campeonato do Mundo numa equipa que tem ombreado com as melhores. Em 2007, Caio regressou ao Dragão depois de um empréstimo ao Barcelos, afirmando-se como um dos melhores jogadores nacionais.

Recorde-se que, longe dos recursos das outras do cimo da tabela, os barcelenses têm ombreado com os candidatos ao título – terminaram a primeira volta em terceiro, a um ponto do segundo - sem que Paulo Freitas regateie apostas em Sub-20 como João Guimarães e, particularmente, Vieirinha, campeão do Mundo de Sub-20 ao lado de Alvarinho. E, sem desprimor para o “outro” júnior que costuma ser chamado para completar os 10 convocados, o Barcelos tem-se apresentado com nove, havendo uma “vaga” que pretende colmatar na próxima temporada.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade