Diário

Hóquei Diário / 14 de Abril de 2018

Apr 14, 2018

Foto de capa: Federação de Patinagem de Portugal

Os 'quartos' da Taça

Disputam-se este sábado os quartos-de-final da Taça de Portugal, com natural destaque para o Clássico entre Porto e Benfica. Uma semana depois do debacle encarnado na segunda mão da Liga Europeia, as águias procuram redimir-se perante uns dragões a que não faltará motivação para avançar para a Final Four de uma prova que conquistaram nos últimos dois anos. O Clássico - esgotado desde o início da semana - tem transmissão em directo na TVI24 e no Porto Canal, a partir das 18h.

Nas meias-finais da prova, Porto ou Benfica terão pela frente uma equipa minhota, que sairá do confronto entre o Riba d'Ave (II Divisão) e o Valença (16h), num dos três jogos em que há candidatos a "tomba-gigantes".

Para as meias-finais correm, para além do Riba d'Ave, o Marinhense, também da II Divisão, e o Maia, da III Divisão. A equipa da Marinha Grande recebe o Valongo (21h), enquanto os maiatos recebem o finalista na pretérita temporada, Sporting de Tomar (18h).

A última vaga

Com três embates decididos em dois jogos, decide-se este sábado o quarto semifinalista dos playoffs da Legahockey, principal campeonato italiano. O Valdagno "bateu o pé" ao Forte no primeiro jogo de uma série à melhor de três, mas não conseguiu efectivar no segundo jogo o que não deixaria de ser uma surpresa. Perante o seu público, o Forte venceria e adiaria a decisão.

Depois de dois jogos com vitórias tangenciais (2-1) para os visitados, o Forte - pela classificação da primeira fase - recebe a 'negra' para a decisão de quem será o adversário do Breganze na meia-final. A outra meia-final será disputada por Lodi e Viareggio.

Três 'negras' na Suíça

Se na Legahockey, apenas uma de quatro séries vão à 'negra', na Suíça o panorama é inverso, tendo apenas o Diessbach garantido o apuramento para as meias-finais em dois jogos [ndr: afastou o Dornbirn].

Para a definitiva decisão de quem segue em frente, o Biasca, Uri e Montreux recebem respectivamente Genève, Uttigen e Thunerstern.

Entre Reus e Liceo, ganha o Barça?

Em Espanha, sem playoff, disputa-se a 24ª de 30 jornadas da OK Liga, com um prato forte. Reus (3º) e Liceo (2º) reencontram-se uma semana depois dos "rojinegros" terem vencido por 7-2 e o jogo pode praticamente entregar o título... ao Barcelona.

Com mais dois pontos do que o Liceo e mais seis do que o Reus, os blaugrana podem - na deslocação a Alcoy e no caso do Liceo não vencer - "cavar" uma diferença que será muito complicado anular no que ficará a faltar jogar.

Outro pólo de interesse é a luta pelo quarto lugar, que vale a presença na Liga Europeia. Com 21 pontos ainda em disputa, a distância do quarto (Noia) ao sétimo (Igualada) é de apenas cinco pontos, sendo de - mais difíceis de suprir - sete até ao oitavo (Vendrell), nove até ao nono (Voltregà) ou dez até ao décimo (Alcoy).

Considerando a marca dos cinco pontos como plausível de anular, o Noia (4º, 40 pontos) recebe o Girona (6º, 35), enquanto o Igualada (7º, 35) recebe o Arenys de Munt, que está abaixo da linha de água e com regresso marcado de volta à Primera Nacional. Também em rota para uma praticamente inevitável descida, está o Palafrugell, que este domingo encerra a jornada na visita a outra equipa com objectivos bem diferentes. O Lleida - que vai aprontando a Final Four da Taça CERS - é quinto, a três pontos do Noia.

José Pinto e Paulo Almeida fecham 20ª

José Pinto e Paulo Almeida são os árbitros nomeados para o jogo entre Valongo e Sporting que encerra a 20ª jornada da I Divisão. Para José Pinto, este será mais um jogo grande em Valongo, depois de ter apitado nas recepções a Porto e Óquei de Barcelos, mas então ao lado de Rui Torres.

O jogo está agendado para próxima quinta-feira, dia 19, a partir das 19h30.

Peixoto e Guilherme na Final Four

Entretanto, são já conhecidos os árbitros escolhidos para a Final Four da Taça CERS, que se disputa em Lleida nos dias 28 e 29 de Abril. Luís Peixoto e Miguel Guilherme estarão como representantes portugueses, num lote que, por poder ter equipas de Espanha nas três partidas, não conta com árbitros do país vizinho. Xavier Bleuzen e Julien Thibaud (França) e Joseph Sillecchia e Massimiliano Carmazzi (Itália) são os outros árbitros escolhidos.

Se se obedecer ao que tem sido praticado, será fácil adivinhar Peixoto e Guilherme na meia-final entre Lleida e Breganze, enquanto na meia-final entre Voltregà e Óquei de Barcelos deverão estar Sillecchia e Carmazzi. Isto porque será necessário guardar a dupla francesa para um possível embate italo-português, como sucedeu na final da última edição.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade