Diário

Hóquei Diário / 2 de Junho de 2018

Jun 02, 2018

Jogo do título... ou não

O Pavilhão João Rocha recebe esta tarde a partir das 15h um jogo que pode terminar com novo campeão nacional. Caso vença, o Sporting assegura o título 30 anos depois.

Mas o Porto não viajará até Lisboa para participar em festa alheia. Os dragões - que para a Taça de Portugal venceram o Sporting na casa deste, mas só nas grandes penalidades - reassumem a liderança do Campeonato em caso de vitória, ficando depois apenas a precisar de um empate na última jornada, com o Infante Sagres, no Dragão Caixa.

Em caso de empate, fica tudo adiado. O Sporting manterá a liderança, mas, para garantir o título, terá de vencer em Oliveira de Azeméis - que tem a sua luta por uma vaga na Liga Europeia - na última jornada. De facto, um empate entre verdes-e-brancos e azuis-e-brancos, até abre a porta ao Benfica, ainda que fique sempre (também) dependente de uma vitória em que ninguém acreditará, do Infante Sagres no Dragão Caixa.

A 25ª e penúltima jornada tem os seguintes jogos e árbitros nomeados:

• Sporting (1º) vs Porto (2º), 15h - José Pinto e Rui Torres

• Infante Sagres (13º) vs Benfica (3º), 17h - Orlando Panza e Sílvia Coelho

• Valença (12º) vs Oliveirense (4º), 21h30 - Paulo Santos e Florindo Cardoso

• Turquel (9º) vs Valongo (5º), 21h - Miguel Guilherme e Ricardo Leão

• Tomar (6º) vs Óquei de Barcelos (7º), 18h - Luís Peixoto e João Duarte

• Juventude de Viana (8º) vs Braga (11º), 21h30 - Joaquim Pinto e Paulo Rainha

• Grândola (14º) vs Paço de Arcos (10º), 18h - Jaime Vieira e Joaquim Sequeira

Saiba mais: "Cinco conquistas e três em mira para uma nova hegemonia?"

Saiba mais: "O título tão perto, 30 anos depois da lição de Livramento"

Última jornada decide campeão francês

Em França, a partir das 20h30 locais, decide-se o novo campeão gaulês.

Parte em vantagem para a derradeira ronda o Quevert, que recebe o ainda campeão (bicampeão) em título, La Vendeenne, com dois pontos de vantagem sobre o Saint-Omer. A vitória garante desde logo o 10º título do Quevert, mas um empate pode ser suficiente, mesmo que o Saint-Omer vença... desde que por menos de sete golos.

Caso o Saint-Omer, de Xavier Lourenço, Edu Leitão e Pedro Chambel, não vença o Plóneour, entrega desde logo o título ao Quevert, mas o foco é na vitória, com esperança numa "ajudinha" do La Vendéenne, que para a próxima temporada já assegurou Marcos Pinto e Duarte Delgado, do Plóneour. O título do Saint-Omer seria o nono da sua história.

O Quevert tem o melhor ataque da prova com 115 golos conseguidos, enquanto o Saint-Omer tem a melhor defesa, com apenas 36 consentidos. Entre estes dois reais candidatos ao título, houve empate nas duas partidas. A um em Saint-Omer, no primeiro jogo do campeonato, e a três em Quevert.

Nos golos, Toni Seró já não deixa fugir a coroa. Soma 48 golos, mais 18 que o segundo mais certeiro, o português Duarte Delgado.

Xavier Lourenço deixa Saint-Omer [e mais Mercado]

Saint-Omer (França)

Em véspera de disputar o último jogo do campeonato, o Saint-Omer anunciou a saída de Xavier Lourenço. O jogador de 23 anos, natural de Turquel, chegou a França no último defeso, depois de uma temporada em Espanha.

Conquistou a Taça de França e está na luta pelo título de Campeão Nacional, somando 22 golos na principal prova de terras gaulesas.

Turquel (Portugal)

O Turquel anunciou o fim da carreira de Daniel Matias, que assim não entra nos planos para a próxima temporada.

O jogador, agora com 30 anos, esteve na iminência de terminar a carreira em 2015, mas, depois de uma temporada afastado, voltaria a defender o emblema do Turquel.

Esta é a quarta saída confirmada no Turquel. Juntando-se a cinco renovações, fica por conhecer o futuro do guarda-redes Samuel Santos e quem ocupará as "vagas" disponíveis.

Plantel 2018/19: André Moreira, André Pimenta, Diogo Almeida (gr, ex-Paço de Arcos), Luís Silva, Tiago Mateus e Vasco Luís.

Saídas: Daniel Matias (termina a carreira), João Silva ("Janeka", ?), Marco Barros ("Tuga", Benfica) e Pedro Vaz (Paço de Arcos)

Valença (Portugal)

Conhecidas as saídas de Luís Viana e Guido Pellizzari, o Valença anunciou o acordo para a continuidade de José Campos ("Ziga") e Hélder Martins.

Vendrell (Espanha)

Em Espanha, o Vendrell anunciou a contratação de Guido Pellizzari (ex-Valença), que se junta a "Manu" Necchi como reforço de uma equipa que sofrerá, pelo menos, as baixas de Eloi Mitjans (Breganze), Edu Fernandez (Noia) e Marc Navarro e Roger Rocasalbas, ambos a terminarem a sua carreira.

Saiba mais: "Pellizzari no Vendrell"

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade