Notícia

Leão ilibado, Turquel multado

Jun 29, 2021

A decisão sobre dois processos despoletados em partidas na Aldeia do Hóquei foi esta semana tornada pública. Ricardo Leão foi ilibado e o Turquel multado. #Disciplina #PrimeiraDivisão

Dois jogos para o Campeonato Nacional da I Divisão, duas partidas na Aldeia do Hóquei, dois empates. E duas resoluções diferentes para processos disciplinares abertos.

A 27 de Fevereiro, o Turquel recebeu a Sanjoanense numa partida emocionante entre alvinegros. A Sanjoanense chegou ao intervalo a vencer por 1-5, mas o Turquel virou para 6-5, cabendo a Hugo Santos ditar a divisão de pontos já perto do final.

Insultos vindos da bancada ainda na primeira parte levaram à expulsão de um "adepto", que mais tarde se viria a verificar ser treinador dos escalões de formação dos turquelenses. E tal terá justificado uma multa de dois salários mínimos nacionais (1330 euros) ao Turquel. Para o Conselho de Disciplina, assistir a jogos nesta época de restrições é um privilégio e os privilegiados deveriam comportar-se como tal.

De facto, este caso está longe de ser único e multiplicou-se um pouco de Norte a Sul do país, fosse com elementos ligados aos clubes, adeptos ou pais que ora são da imprensa, ora são dos órgãos sociais. O relatório dos árbitros Pedro Silva e Joaquim Pinto acaba por só pecar por tardio na temporada porque, caso tivesse sido lavrado outro mais cedo ou mais fossem lavrados (houve outros, mas muito pontualmente), talvez tivesse inspirado nos seus pares o necessário sentido de missão para se perder um pouco de tempo a denunciar as situações...

Leão ilibado

Cerca de duas semanas volvidas sobre a recepção à Sanjoanense, o Turquel recebeu a Oliveirense para mais um ponto amealhado na "escalada" pela manutenção da equipa da casa.

Nova expulsão de um elemento - agora ligado à equipa visitante - da bancada redundou na abertura de um processo disciplinar... ao árbitro.

Ricardo Leão, árbitro que, por exemplo, no passado domingo apitou o primeiro jogo da final do Nacional Feminino, foi acusado de "desrespeito para com o público", dirigindo insultos a quem estava na bancada. Mas, não sendo dado como provadas as insultuosas palavras do árbitro, o Conselho de Disciplina concluiu "através de um balanço de probabilidade" que a versão de Leão será mais provável que a do participante da queixa, e decidiu-se pelo arquivamento.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade