WSE 'baralha e volta a dar' nas competições europeias

WSE 'baralha e volta a dar' nas competições europeias

No culminar (ou não...) de um defeso de avanços e retrocessos, a WSE anunciou esta quinta-feira em comunicado o novo modelo oficial das provas europeias. À Liga Europeia vão 20 equipas, sete delas portuguesas. #CompetiçõesEuropeias

Poderá ser o fim de mais uma longa novela para se definirem as competições europeias, com a World Skate Europe a anunciar o modelo competitivo das quatro provas europeias a disputar na temporada que agora se inicia.

São muitas as novidades, com sorteio dos grupos a 11 de Setembro.

Liga Europeia

Não indo de encontro ao modelo proposto (e anunciado em comunicado) pela EHCA de dois grupos de oito equipas, a World Skate Europe anuncia uma Liga Europeia de 20 equipas, sem pré-eliminatória, com quatro grupos de cinco equipas numa primeira fase a uma volta.

O primeiro e segundo de cada grupo avançam para a segunda fase, com dois grupos de quatro equipas. Desta segunda fase, também a uma volta, serão apurados os semi-finalistas - os dois mais bem classificados de cada grupo - para a Final Four, sem data anunciada.

Equipas

França (3): La Vendéenne, Saint-Omer e Coutras

Itália (4): Lodi, Trissino, Sarzana e Forte

Portugal (7): Valongo, Porto, Óquei de Barcelos, Benfica, Sporting, Tomar e Oliveirense

Espanha (5): Barcelona, Noia, Caldes, Liceo e Reus

Suíça (1): Diessbach

Taça WSE

Habitualmente disputada por eliminatórias, a Taça WSE é reformulada para uma primeira fase com quatro grupos de três equipas, com os dois mais bem classificados a avançarem para os quartos-de-final, disputados em eliminatória a duas mãos. Os vencedores dos "quartos" avançam para a Final Four, a disputar a 23 e 24 de Abril.

Equipas

França (3): Noisy Le Grand, Quevert e Poiré Roller

Itália (2): Follonica e Valdagno

Portugal (2): Sanjoanense e Juventude de Viana

Espanha (4): Voltregà, Lleida, Calafell e Igualada

Suíça (1): Genève

Taça da Liga Feminina

A prova feminina de clubes contará com 10 equipas, sendo anunciada uma primeira fase de dois grupos com 4 equipas cada (o que não faz sentido, deverão ser cinco equipas em cada), a iniciar em Janeiro. Os dois primeiros de cada grupo avançarão para a decisiva Final Four.

Equipas

França (2): Noisy Le Grand e Coutras

Itália (1): Matera

Portugal (2): Sanjoanense e Benfica

Espanha (5): Cerdanyola, Palau, Gijón, Manlleu e Voltregà

Taça Continental

Conforme anteriormente avançado, depois de ter sido anulada, a Taça Continental irá disputar-se conforme proposta do Lleida. Em jogo único, a 18 de Setembro, o Lleida, vencedor da Taça WSE recebe o Sporting, vencedor da Liga Europeia, na discussão do troféu.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny