Os escolhidos de Portugal para o Europeu

Os escolhidos de Portugal para o Europeu

Renato Garrido anunciou a convocatória para o Europeu. Depois de dois anos sem competições, os regressos de Pedro Henriques e Diogo Rafael do Benfica são as novidades em relação ao último compromisso, o Mundial de 2019. #Euro

Virada a página sobre a pandemia, Portugal e a Europa do Hóquei em Patins preparam-se para regressar, mais de dois anos depois, às competições de selecções seniores. E Renato Garrido, sem que a anunciada conferência de imprensa de divulgação fosse merecedora de transmissão, tornou públicos esta quinta-feira os escolhidos para representar a selecção das quinas.

Em relação à selecção que conquistou o Mundial em 2019, Renato Garrido promove a chamada de Pedro Henriques, numa escolha para acompanhar Ângelo Girão que acabou por ser facilidade pelo infortúnio de Nélson Filipe, lesionado. O guarda-redes e um dos capitães do Benfica regressa depois de ter estado no Mundial de 2017 (então com três guardiões chamados) e no Europeu de 2018. Também de regresso está o outro capitão das águias, Diogo Rafael, que falhou as competições em 2019, mas foi preponderante na última conquista do Campeonato da Europa. É preterido Miguel Vieira, agora no Valongo.

Com 21 conquistas em 53 edições, Portugal é a selecção mais titulada no Campeonato da Europa, mas, depois de 1998, nas últimas 10 edições, apenas venceu em 2016. Contra a aproximação espanhola na tabela de conquistas, com oito nas tais últimas 10 edições e um total de 17, Portugal conta com a "estrelinha" de Renato Garrido.

O seleccionador português participou em apenas dois eventos - Taça das Nações e Campeonato do Mundo, ambos em 2019 - e venceu ambos.

Depois da edição de 2018 na Corunha, o Campeonato da Europa regressa a Portugal (foi em Oliveira de Azeméis em 2016) e terá lugar em Paredes, naquele que foi o palco dos Europeus de Sub-17 e Sub-19, entre 14 e 20 de Novembro.

Portugal - Campeonato da Europa de Seniores 2021

Guarda-redes: Ângelo Girão (Sporting) e Pedro Henriques (Benfica)

Jogadores de pista: Diogo Rafael (Benfica), Gonçalo Alves (Porto), Hélder Nunes (Barcelona), Henrique Magalhães (Sporting), João Rodrigues (Barcelona), Jorge Silva (Oliveirense), Rafa (Porto) e Telmo Pinto (Porto)

Treinador: Renato Garrido

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia