Notícia

Alex escolhe 13 para trabalhar para o Euro

Oct 15, 2021

A federação italiana anunciou o reduzido lote de 13 escolhidos de Alessandro Bertolucci de onde sairão até 12 para viajar até Paredes. Alessandro Verona (Sporting) e o argentino Ipiñazar (Trissino) estão no lote. #Euro

No máximo, só 12 atletas poderão estar no Europeu de Paredes, mas Alessandro Bertolucci, para a sua estreia no comando da principal selecção "azzurra", chamou para já 13, para os trabalhos prévios à competição.

Entre os 13 estão nove dos 10 que disputaram o Campeonato do Mundo em 2019, ficando apenas de fora Elia Cinquini. Em relação a esse Mundial são novidades Bruno Sgaria, que surge como terceiro guarda-redes, Francesco Banini, Francesco Compagno e Fran Ipiñazar.

Se as chamadas de Francesco Banini, pelo bom trabalho realizado no Follonica, e de "Checco" Compagno, agora no Reus, não serão de estranhar - ainda que Francesco possa ser um dos mais fortes candidatos a ficar "fora" da convocatória final - já a de Ipiñazar poderá apanhar de surpresa os mais incautos, dado que o actual jogador do Trissino é argentino. De nascença.

Com dupla nacionalidade, tal como Federico Ambrosio (também nesta convocatória) ou Samuel Amato ou Gastón De Oro, Ipiñazar opta pela selecção italiana depois do regulamentar hiato de três anos após ter representado a selecção albiceleste, no Mundial de Sub-20 de 2017, em Nanjing.

O jogador é uma aposta clara de Alessandro Bertolucci, que trabalhou com ele no Sarzana e o chamou esta temporada para o Trissino. O Trissino é, de resto, o emblema mais representado nesta "azzurra", com Andrea Malagoli, Davide Gavioli e Giulio Cocco a merecerem também chamada.

Nos chamados, destaque ainda para o "português" Alessandro Verona. "El Tigre", campeão nacional e europeu pelo Sporting, fará certamente parte do lote final que disputará o Campeonato da Europa entre 14 e 20 de Novembro em Paredes.

Para além de Itália, estarão confirmadas as presenças de Espanha (campeã europeia em título), Portugal, França, Andorra e Alemanha, faltando oficializar o modelo competitivo.

Itália - Campeonato da Europa 2021 (pré-convocatória)

Guarda-redes: Bruno Sgaria (Valdagno), Leonardo Barozzi (Follonica), Riccardo Gnata (Forte)

Jogadores de pista: Alessandro Verona (Sporting), Andrea Malagoli, Davide Gavioli, Francisco Ipiñazar e Giulio Cocco (Trissino), Davide Banini e Francesco Banini (Follonica), Domenico Illuzzi (Forte), Federico Ambrosio (Bassano), Francesco Compagno (Reus)

Treinador: Alessandro Bertolucci

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade