Notícia

«Tem de se trabalhar é desde baixo, não acima»

Nov 06, 2021

O Vilanova venceu a primeira Eurockey Cup de Sub-15 em femininos. Como conselho às equipas portuguesas, o treinador Juanjo Ferrer frisa a necessidade de se trabalhar a base. #Video #EurockeyCup #EurockeyFEM15

Quatro equipas catalãs, uma italiana e uma inglesa disputaram a primeira edição feminina da Eurockey Cup de Sub-15, com o Vilanova a arrecadar o troféu.

Presença recorrente nas edições anteriores da prova mista, o Vilanova impôs-se na final ao Caldes por 5-2, repetindo o desfecho vitorioso da primeira fase, então por 4-8.

De resto, o Vilanova dominou a competição, vencendo as cinco partidas da primeira fase e apurando-se para a final - reservada aos dois melhores classificados - com o melhor ataque (27 golos marcados) e a melhor defesa (sete golos sofridos).

O campeão Vilanova e o finalista Caldes.

No rescaldo da prova e da conquista, Juanjo Ferrer, treinador do Vilanova, aponta esta conquista como um corolário de um projecto trabalhado há 10 anos, relembrando o ex-coordenador Joffre Villa. Os resultados já começaram a aparecer no masculino (categorias mistas) e com a base reforçada por uma declarada aposta da federação em novas inscrições, os resultados começam a aparecer também no feminino.

Apontando à realidade portuguesa, Juanjo, consciente das três zonas que constituem o campeonato nacional de seniores, sublinha que é necessário trabalhar-se desde "baixo", desde a base, antes de haver uma preocupação com a categoria máxima. Em Portugal, existem as 16 equipas femininas que constituem o campeonato sénior, ao passo que só o Vilanova tem, para além das mais jovens atletas em equipas mistas, equipas exclusivamente femininas de Sub-13, Sub-15, Sub-17 e de Seniores, na OK Liga e na Nacional Catalã.

Primeira fase

• Vila-Sana 2-7 Manlleu

Vilanova 5-0 ECU

• Cornedo 0-7 Caldes

Cornedo 5-0 Vila-Sana

• Caldes 4-8 Vilanova

Manlleu 3-1 ECU

Cornedo 3-1 Manlleu

• Vila-Sana 1-7 Vilanova

Caldes 1-0 ECU

• Cornedo 0-0 ECU

Caldes 5-1 Vila-Sana

• Manlleu 0-2 Vilanova

• Vila-Sana 0-4 ECU

• Cornedo 2-5 Vilanova

Caldes 1-0 Manlleu

Classificação

1º Vilanova (15 pontos), 2º Caldes (12), 3º Cornedo (7), 4º Manlleu (6), 5º ECU (4), 6º Vila-Sana (0)

Final

Vilanova 5-2 Caldes

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade