Orlando Panza à frente da WSE-RH

Onde vai um português, vão dois ou... seis. Orlando Panza, actual presidente do Conselho de Arbitragem da FPP, será o sexto português consecutivo a liderar o comité técnico europeu de Hóquei em Patins, WSE-RH. Sucede a Agostinho Silva.

Orlando Panza à frente da WSE-RH

Tal como o ex-presidente da FPP (Fernando Claro) foi substituído pelo actual presidente da FPP (Luís Sénica) na liderança da World Skate Europe, o ex-presidente do Conselho de Arbitragem (Agostinho Silva) é substituído pelo actual presidente do Conselho de Arbitragem (Orlando Panza) na liderança do comité técnico europeu de Hóquei em Patins, World Skate Europe - Rink Hockey.

Sem referência à saída de Agostinho Silva, a FPP anunciou a nomeação de Orlando Panza para ser o "chairman" europeu do comité técnico, sendo, por inerência, vice do espanhol Carmelo Paniagua no comité mundial que regulamenta, por exemplo, as regras do jogo.

O "homem da cadeira", numa tradução literal de "chairman", continua assim a ser português, algo que se verifica desde 1992. Há 31 anos.

Depois do holandês Joop Brujin (entre 1976 e 1988) e do francês Joel Retureau (1988 a 1992), a "cadeira" passou a ser exclusiva de dirigentes portugueses. Carlos Bica esteve entre 1992 e 1996, Carlos Sena de 1992 a 2004, Carlos Graça de 2004 a 2012 e Fernando Graça de 2012 a 2020. Agostinho Silva foi nomeado em Abril de 2020 aquando da saída por motivos de doença de Fernando Graça e cumpriu o mandato mais curto de todos, mas aquele que teve mais desafios, sendo o comité dissolvido em Dezembro último após as eleições para a World Skate e World Skate Europe.

Orlando Panza, ex-árbitro internacional, deixou a arbitragem em 2018 e aceitou o desafio de assumir o Conselho de Arbitragem aquando da eleição de Luís Sénica, no final desse mesmo ano, para a presidência da FPP. Agora, ainda que sob alçada do comité técnico mundial, Panza vê reconhecido o seu bom trabalho à frente da arbitragem portuguesa e acompanha Sénica na gestão do Hóquei em Patins europeu.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Lanterna-vermelha, mas com atitude, trava Benfica

Lanterna-vermelha, mas com atitude, trava Benfica

A Sanjoanense travou a série vitoriosa do Benfica com um empate a cinco. A equipa de Vítor Pereira e os seus incansáveis adeptos viram a sua atitude premiada a três segundos do fim com a igualdade selada pelo reforço Hugo Santos.