Óquei de Barcelos e Benfica dividem pontos

O Benfica 'quebrou' o elã vitorioso do Óquei de Barcelos no seu pavilhão, mas não a sua invencibilidade. O empate a duas bolas e a divisão de pontos entre galos e águias agradará mais aos rivais Porto e Sporting...

Óquei de Barcelos e Benfica dividem pontos

Não houve tempo para se ver em que assentava a estratégia das equipas. Com apenas minuto e meio decorrido, Luis Querido viu o azul, por falta sobre Diogo Rafael. Lucas Ordoñez não conseguiu bater o compatriota "Conti" Acevedo e o Benfica também não conseguiu tirar dividendos da vantagem numérica. A grande oportunidade até foi de Miguel Rocha, a surgir isolado perante Pedro Henriques.

Reposta a igualdade numérica, o Óquei de Barcelos adiantou-se. Diogo Rafael cometeu grande penalidade sobre o ex-companheiro Danilo Rampulla e Querido não perdoou.

A perder, o Benfica tardava em encontrar soluções no ataque, tal como no jogo do meio da semana frente ao Braga. Mais tranquilos, os barcelenses compassavam o jogo e controlaram as operações.

Óquei de Barcelos somava 10 vitórias em outros tantos jogos, tendo vencido, entre outros, Porto e Sporting.

Na segunda parte, os encarnados pareciam continuar com poucas ideias e foi com pouca convencionalidade que Carlos Nicolia logrou a igualdade aos três minutos, rematando com matreirice contra o companheiro de selecção Conti. Mas não houve espaço para o Benfica lucrar com o tónico anímico do golo.

Minuto e meio volvido, num lance junto à tabela, Lucas Ordoñez viu o azul por falta sobre Dario Giménez e o mago barcelense - talhado para estes momentos - não enjeitou perante Pedro Henriques, em mais uma execução irrepreensível. O golo encarnado, que tanto custara a conseguir, era rapidamente anulado e o jogo voltava à mesma toada de um Óquei mais na expectativa, a anular

Aos 11 minutos, as águias voltavam a pecar de livre directo, com Nicolia a não conseguir bater Conti depois de novo azul a Luís Querido, e à falta de eficácia de bola para juntava-se novamente a falta de eficácia em superioridade numérica, até porque Pablo Alvarez veria o azul. Dario Giménez tentou inventar qualquer coisa, mas não saiu bem, e, pouco depois, eram os barcelenses que podiam ter algum tempo em superioridade, mas também sem redundar em golo.

A oito minutos do final, o Benfica ainda celebrou a igualdade, em nova iniciativa de Nicolia, mas o golo não seria validado (a bola tabelou na perna de Gonçalo Pinto antes de entrar) e os encarnados perderiam mesmo o argentino que ia desequilibrando mais, ao ver azul numa troca de argumentos com Rampulla, também azulado.

Já com Nicolia e Rampulla de regresso, foi outro argentino a brilhar. Lucas Ordoñez, em jogada individual, fez o 2-2 com quatro minutos para jogar. E com as duas equipas a duas faltas da "temível" 10ª. Que não cairia.

Barcelenses foram mais eficazes de bola parada. Transforam uma grande penalidade e um livre directo, ao passo que os encarnados desperdiçaram dois livres directos.

O jogo terminaria com um empate a dois que termina com a série vitoriosa do Óquei de Barcelos perante o seu público. O Benfica somou o quarto jogo consecutivo sem vencer na "Catedral" para o campeonato, mas evitou uma segunda derrota consecutiva na presente edição da prova. Ainda assim, os encarnados já não somavam dois jogos sem vencer desde Outubro, precisamente antes de ter vencido o Óquei de Barcelos na Luz, iniciando uma série - a melhor do campeonato - de 12 jogos sem perder, dos quais 11 com triunfos.

O Óquei de Barcelos, no 2º lugar com 49 pontos, vê o líder Porto mais longe (52), ao passo que o Benfica também vê o Sporting, no 3º, distanciar-se. Os leões têm 47 pontos contra 44 das águias.

Depois do Clássico em Barcelos, esta 21ª jornada só ficará fechada a 15 de Abril, Sexta-feira Santa, quando o Tomar receber o Valongo.

21ª jornada

Sporting 7-0 Marinhense • 19.Mar

Porto 8-4 Juventude de Viana • 19.Mar

Sanjoanense 5-3 Paço de Arcos • 19.Mar

• Oliveirense 2-3 Braga • 19.Mar

Turquel 5-3 Parede • 19.Mar

• Óquei de Barcelos 2-2 Benfica • 20.Mar

• Tomar vs. Valongo • 15.Abr • 17h

Classificação

1º Porto (52 pontos), 2º Óquei de Barcelos (49), 3º Sporting (47), 4º Benfica (44), 5º Oliveirense (41), 6º Valongo* (33), 7º Tomar* (33), 8º Braga (32), 9º Paço de Arcos (24), 10º Juventude de Viana (17), 11º Sanjoanense (16), 12º Parede (13), 13º Marinhense (12), 14º Turquel (12)

*menos um jogo

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Braga separa as águas

Braga separa as águas

Com a vitória do Braga em Oliveira de Azeméis e a derrota do Paço de Arcos em São João da Madeira, os oito do play-off estão mais destacados. Já a luta pela manutenção, promete ser feroz com apenas cinco pontos a separar o 10º do 14º.

Benfica garante Final Four

Benfica garante Final Four

O Benfica já tem garantido um lugar na Final Four da Taça da Liga Feminina, juntando-se ao já apurado (e organizador) Gijón. A Sanjoanense está fora da corrida num grupo dominado por catalãs.