Notícia

Coroa europeia em discussão nas Astúrias

Apr 29, 2022

Disputa-se este fim-de-semana a Final Four da Taça da Liga Feminina. Um Gijón de mão cheia, um Palau reinante, um Benfica de excepção e um surpreendente Cerdanyola procuram a coroa europeia. #FemaleLeagueCup

Gijón recebe este fim-de-semana a Final Four da Taça da Liga Feminina, com o anfitrião Gijón, as catalãs do Palau e Cerdanyola e o português Benfica na corrida à coroa de "rainhas da Europa".

O Benfica volta a intrometer-se na discussão, sentido-se a incompreensível falta do Sporting para "ajudar" a beliscar o domínio espanhol. As águias, hegemónicas em Portugal, tornaram-se (e mantêm-se) em 2015 a única equipa "não espanhola" a erguer um troféu que vai em 14 edições sob a égide da World Skate Europe, organismo que tutela a modalidade na Europa. Dessa equipa das encarnadas, sobram Marlene Sousa e Maria Celeste Vieira, para além do técnico Paulo Almeida, timoneiro desde o início do projecto.

Na perseguição a uma terceira final (perderia, em casa, em 2018), o Benfica tem pela frente o detentor do troféu, Palau. Depois de uma época praticamente irrepreensível, a equipa catalã soma já três derrotas e um empate (em 23 jogos) na OK Liga apesar de manter praticamente todo o grupo campeão, sendo relevante assinalar a saído do técnico Ivan Jaquierz para a equipa técnica do Porto.

A equipa de Aina Florenza, Laura Puigdueta e inúmeros outros talentos está, na classificação, aquém de um Vila-Sana de uma temível base argentina e das asturianas do Gijón.

Campeãs europeias pela última vez em 2018, em Lisboa, as agora anfitriãs do Gijón reerguem-se depois de algum apagamento. Com cinco títulos europeus conquistados, o Gijón triunfou como organizador em 2010, mas perdeu em 2017, frente às arquirivais europeias do Voltregà (seis títulos).

Sara Roces tem sido a figura esta época. MVP do Campeonato da Europa, a jovem de 20 anos soma 40 golos no campeonato, apenas aquém dos 42 de Aina Florenza. Note-se que a terceira mais goleadora, a mítica Luchi Agudo, soma "escassos" 28...

Na busca do sexto troféu, o Gijón terá pela frente o Cerdanyola, que surpreendeu ao passar num grupo em que o favoritismo era apontado ao Palau e ao Manlleu.

Com Adriana Gutierrez - três vezes vencedora da "Liga Europeia" com o Voltregà - como maestrina, o Cerdanyola aspira a surpreender, pese ter sido copiosamente derrotada na deslocação às Astúrias na primeira volta da OK Liga, por 8-0. Mas, um jogo não são jogos, e tudo é possível...

Final Four

Meias-finais

• MF2 • Palau vs. Benfica • 30.Abr • 16h30

• MF1 • Gijón vs. Cerdanyola • 30.Abr • 19h30

Final

Vencedor MF1 vs. Vencedor MF2 • 1.Mai • 18h

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade