Notícia

As contas de quatro para apenas uma vaga

May 01, 2022

O maior prémio em disputa na última jornada da fase regular será o da manutenção. Com jogos complicados, Parede, Sanjoanense, Marinhense e Turquel procurarão, numa espécie de 'photo finish', assegurar a continuidade na I Divisão. #PrimeiraDivisão

As vitórias de Parede e Marinhense - e as derrotas de Sanjoanense e Turquel - na penúltima ronda da fase regular do Campeonato Nacional da I Divisão adiaram para a derradeira jornada a decisão sobre quem fica entre os maiores do Hóquei em Patins nacional e quem desce à II Divisão. De quatro, apenas um carimbará o passaporte para mais um ano na elite.

A derradeira jornada não tem confrontos "fáceis" para nenhum dos ainda envolvidos na luta pela manutenção e as casas de apostas certamente darão forte probabilidade de derrota aos quatro. Um cenário que agradaria ao Parede...

Com 18 pontos, a equipa de Pedro Gonçalves é a única que pode garantir a manutenção sem vencer. Sanjoanense e Marinhense, com 16 pontos, e Turquel, com 15, terão de esperar por deslizes alheios, em particular do Parede.

A equipa da Linha joga na Luz, com o Benfica na disputa do melhor lugar possível para o play-off. Tal como Porto, que joga em São João da Madeira, Oliveirense, que recebe o Turquel, ou o Braga, que terá pela frente o Marinhense. Ou seja, entre os adversários, não poderá haver lugar a "relaxamentos".

É hora de pegar na calculadora.

Contas e cenários

Nas 81 combinações possíveis dos resultados das quatro equipas, consideremos - ainda que o sonho comande a vida, mas a bem da sanidade mental - o Marinhense não consegue vencer o Braga por mais de 24 golos, diferença que necessitaria para anular o "goal average" global para Parede ou Sanjoanense.

Entre si, Parede, Sanjoanense e Marinhense estão empatados pontualmente no confronto directo a dois e com saldos nulos entre marcados e sofridos. Mas, no global que desempata, Parede e Sanjoanense têm saldos negativos de 45 golos (numa "ridícula" igualdade de 75 marcados e 120 sofridos) e o Marinhense tem saldo negativo de 45. Já num empate a três (se Parede empatar e Sanjoanense e Marinhense vencerem), a vantagem será da Sanjoanense.

Para o que interessa, há ainda a frisar a vantagem no confronto directo do Turquel sobre o Parede, "bóia" que pode valer a salvação da equipa da Aldeia do Hóquei, sendo que, nos tais 81 desfechos possíveis, o Parede mantém-se na I Divisão em 53 dos 81 cenários (65.43%), a Sanjoanense em 18 (22.22%), o Marinhense em seis (7.41%) e o Turquel em quatro (4.94%).

Os cenários de manutenção para cada uma das equipas são os seguintes:

O Parede defronta o Benfica na Luz e fica na I Divisão se...

- ... ganhar;

- ... ou empatar e Sanjoanense não ganhar;

- ... ou perder e Sanjoanense, Marinhense e Turquel não ganharem;

A Sanjoanense recebe o Porto e fica na I Divisão se...

- ... ganhar e Parede não ganhar;

O Marinhense desloca-se a Braga e fica na I Divisão se...

- ... ganhar e Parede perder e Sanjoanense não ganhar;

O Turquel joga em Oliveira de Azeméis e fica na I Divisão se...

- ... ganhar, o Parede perder e Sanjoanense e Marinhense não ganharem.

A última jornada está prevista para próximo sábado, 7 de Maio, com todas as partidas agendadas para as 18h.

Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade