A História em dívida

Em 18 épocas no Porto, Edo Bosch chegou 12 vezes ao palco da decisão da Liga Europeia, seis vezes à final e até disputou uma Liguilha, em Torres Novas, onde agora regressa como treinador do Valongo... e em busca do primeiro triunfo.

A História em dívida

É um dos nomes maiores da História entre os postes das balizas de Hóquei em Patins.

Juan Edo ou Juan Ignacio Edo na Catalunha e em Espanha, foi rebatizado em Portugal para Edo Bosch quando chegou, em 1998, ao Porto.

Era uma aposta diferenciada, num jovem guarda-redes estrangeiro, que vinha de ganhar uma Taça CERS pelo Noia. Mas, ao serviço dos dragões, dominadores em Portugal, e pese se ter estabelecido como uma referência, não voltaria a triunfar na Europa.

Este fim-de-semana, em Torres Novas, Edo Bosch tem um encontro com a História. Uma oportunidade de acerto de contas.

Quando o catalão colocou o dragão ao peito, apenas Sporting (1977), Porto (em 1986 e 1990) e Óquei de Barcelos (em 1991) tinham ousado quebrar a hegemonia espanhola da prova que se realiza desde 1965. Mas os azuis-e-brancos ambicionavam voltar a vencer.

A última conquista máxima europeia datava de 1990 e, depois disso, o Porto "só" ganhara duas Taças CERS, chegando a apenas mais uma final da prova mais desejada, em 1997, quando a Liga Europeia sucedeu à Taça dos Campeões Europeus. Perderia na final, frente ao Barcelona, no desempate por grandes penalidades.

Desolado, Edo Bosch é confortado pelos colegas na sua última Final Four com o Porto, em 2015, depois de derrota com o Vic nas meias-finais em Bassano.
Desolado, Edo Bosch é confortado pelos colegas na sua última Final Four com o Porto, em 2015, depois de derrota com o Vic nas meias-finais em Bassano.

Edo Bosch defendeu a baliza do Porto durante 18 temporadas e só uma vez falhou a fase de grupos da Liga Europeia. Nessa temporada de 2001/02 em que foi eliminado na pré-eliminatória, chegou a outra final, da Taça CERS, sendo desfeiteado pelo Voltregà de um jovem Guillem Trabal. Nas outras 17 épocas, Edo e o Porto chegaram 12 vezes ao palco da decisão, com modelos de Final Eight, Final Six ou Final Four.

Em seis edições, os dragões de Edo chegaram mesmo à final. Mas Igualada (1999), Barcelona (2000, 2004, 2005 e 2014) e Benfica (2013) levaram a melhor. Entre mudanças de formatos, 2006 teve um inédita e ímpar decisão em Liguilha a quatro, mas também não seria neste modelo que os azuis-e-brancos lograriam o título, assistindo à festa (inédita, também) de uma equipa italiana.

Edo deixaria o Porto em 2016, para uma derradeira temporada entre os postes em Viana do Castelo, às ordens do amigo de longa data Renato Garrido. Pendurou os patins - e toda aquela panóplia de equipamento que caracteriza os guarda-redes - em 2017 e tornou-se adjunto de Renato. Rumaram juntos a Oliveira de Azeméis e, juntos, assumiram a condução da selecção nacional, conquistando o Campeonato do Mundo em 2019.

Em 2020, Edo Bosch assumiu um novo desafio, como treinador principal do Valongo. O seu trabalho na dinamização de uma equipa com jovens de muito potencial valeu-lhe o 7º lugar na fase regular e uma vaga no play-off na pretérita temporada. Deixou a selecção após o Europeu de Novembro último para se focar no dia-a-dia do Valongo e, esta época, "subiu" ao 6º lugar, com rasgados elogios do mundo do Hóquei patinado.

Aos 46 anos, a História ainda deve a Edo uma conquista máxima europeia de clubes. Procurará agora, já como treinador, concretizá-la.

Depois de, em Abril, ter assistido à conquista da Taça WSE do Calafell, com o filho, "Xano" Edo, entre os postes, a "dobradinha" em família mereceria certamente uma página especial no livro de memórias da modalidade.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«É uma vez na vida»

«É uma vez na vida»

O último teste do Tomar antes da Final Four não teve o desfecho desejado, mas deixou algumas boas indicações. Nuno Lopes, treinador, apela aos adeptos tomarenses para comparecerem num momento que já é histórico.

Bertolucci de regresso ao 'palco mágico' de Torres Novas

Bertolucci de regresso ao 'palco mágico' de Torres Novas

Na Final Four, Trissino e Sarzana aspiram a tornar-se a segunda equipa italiana a vencer a Liga Europeia. Alessandro e Mirko têm um encontro fratricida por um lugar na final, depois de terem ganho com o Follonica de 2006.