Alejandro Dominguez é a aposta do Sporting

O ex-treinador do Benfica Alejandro Dominguez é a aposta do Sporting para suceder a Paulo Freitas no comando técnico. O argentino retomará uma 'parceria' de vários anos com Quim Paüls, que coordenará a secção leonina.

Alejandro Dominguez é a aposta do Sporting

Um ano depois de uma estranha dispensa do Benfica, Alejandro Dominguez está de regresso a Portugal. O treinador tinha sido anunciado como director-desportivo do Hóquei feminino do Igualada para a próxima temporada, mas, findo o contrato que esta época ainda mantinha com as águias, deverá ser anunciado como novo treinador do rival Sporting.

Aos 51 anos, o regresso aos bancos no campeonato português confirmará a aposta leonina numa dupla com Quim Paüls , que será director-desportivo.

Nascido em Buenos Aires, Alejandro está há vários anos radicado em Espanha, tendo sido treinado por Paüls no madrileno Alcobendas entre 1996 a 1999. Voltariam a trabalhar juntos na selecção espanhola, com Alejandro a ser adjunto no Mundial de 2015 e no Europeu de 2016 depois de ter deixado o comando técnico do Reus ao cabo de cinco temporadas.

Assumindo o lugar de Quim Paüls, Alejandro conduziu "La Roja" aos títulos de Campeão do Mundo e da Europa, primeiro no feminino e depois no masculino e, em 2018, estava identificado pelo Benfica para suceder a Pedro Nunes. Não aconteceu no início da temporada, aconteceria a meio, pegando nas águias em Janeiro de 2019.

Alejandro Dominguez foi anunciado aos jogadores no dia seguinte à eliminação no play-off, frente ao Benfica.

Não conseguiria melhor do que o quarto lugar nessa "meia-temporada", mas, na temporada seguinte, a sete jornadas do fim, liderava com mais três pontos que o Sporting. Seria "tramado" pela pandemia e o cancelamento das competições.

Em 2020/21, conquistou o seu único título oficial com os encarnados, na estreante Taça 1947. Na Liga Europeia, brilhou com duas vitórias na primeira fase, goleando Liceo (7-2) e Barcelona (6-2), mas cairia nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades frente ao Sporting. No campeonato, entrou no play-off em quarto e, defrontando o Porto nas meias-finais, até venceu os dois primeiros jogos no Dragão. Mas não evitou a reviravolta. E para a História ficou mais um quarto lugar.

Agora, o desafio nos leões é retomar o elã vencedor de 2021, quando se sagraram campeões europeus e nacionais, com uma equipa em que não se prevêem grandes mudanças. A mais relevante será mesmo no comando técnico, com a saída de Paulo Freitas e a chegada de Alejandro Dominguez, devendo manter-se Ricardo Gomes como adjunto.

A aposta leonina é num técnico com provas dadas na selecção espanhola, já com algum conhecimento do campeonato português, e certamente com redobrada vontade de conquistar títulos de clube após a inusitada saída - que nunca foi oficializada - da Luz.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny