Notícia

Valongo, o 12º campeão

Jun 03, 2014

Valongo proclamou este sábado um novo campeão nacional.

Com uma vitória por 5-3 sobre o Porto, a Associação Desportiva de Valongo tornou-se o 12º campeão nacional português. À equipa de Paulo Pereira só a vitória interessava e Girão e companhia não desiludiram o inúmero público que afluiu ao Pavilhão Municipal.

Nuno Araújo adiantou os valonguenses mas Caio deu a volta a favor dos dragões. Rafa, que está na próxima época de regresso ao Porto, restabeleceu a igualdade que se registava ao intervalo.

O empate servia a Tó Neves mas Rafa voltou a dar vantagem, no jogo e no campeonato, aos de Valongo. Caio voltou a empatar mas Telmo Pinto, outro ex-azul-e-branco, apontou o que seria um decisivo 4-3. Os dragões desperdiçaram dois livres directos e o Valongo fechou a partida e o campeonato com mais um golo de Rafa, numa altura em que Tó Neves – com menos um em pista – jogava sem guarda-redes.

Numa clara hegemonia azul-e-branca com 13 títulos nos últimos quinze anos, apenas quebrada por Óquei de Barcelos em 2001 e por Benfica em 2012, o Valongo logrou conquistar o título com 74 pontos, os mesmos de Benfica e Porto. O Nacional ficou assim decidido no confronto directo entre as três equipas, com o Valongo a superar com sete pontos, o Benfica (2º, com seis) e o Porto (3º, com quatro).

A equipa de Paulo Pereira, recheada de juventude, entrou no campeonato com 12 vitórias consecutivas, claudicando apenas frente à Oliveirense à 13ª jornada. Na 14ª jornada bateu o Benfica por 4-3 e na 15ª empatou no Dragão Caixa a duas bolas, consolidando a sua candidatura ao título.

Na segunda volta, os valonguenses empataram no Pico, registaram duas derrotas consecutivas – frente ao Turquel (a única) em casa e em Viana do Castelo – mas não perderam o comboio do título. A pesada derrota consentida na Luz na penúltima jornada por 12-0 não foi mais do que parte da preparação para o decisivo jogo e, na decisão, o Valongo não deixou fugir a oportunidade de ser feliz.

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da I Divisão - Campeonato
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade