Notícia

Benfica "B" sagra-se campeão da III

Jun 03, 2014

O Benfica conquistou em Valença o título de campeão nacional da III Divisão.

A precisar de ganhar por pelo menos três golos, a experiente equipa valenciana não conseguiu superar a irreverência da equipa “B” do Benfica, constituída na sua maioria por atletas bicampeões nacionais de juniores. Com um empate a um no marcador ao intervalo, os pupilos de Paulo Morais ainda estiveram na frente no arranque da segunda parte com uma grande penalidade concretizada por Tomba mas não conseguiram distanciar-se. Diego Dias, que já tinha inaugurado o marcador, restabeleceu a igualdade com 21 minutos para jogar e os encarnados “agarraram-se” ao título para não mais o largarem.

Num duelo de gerações, Diogo Neves, que completou em Março 20 anos, fez o 2-3 para Tomba, que em Julho faz 41, voltar a empatar. Alexandre Marques apontou a 10 minutos do final o 3-4 que perduraria até ao apito final.

Para Jorge Godinho, treinador dos encarnados, a conquista não merece discussão. “Foi merecido”, afirma taxativamente. “Esta vitória é muito merecida porque os miúdos souberam sofrer, num ambiente hostil, com o pavilhão cheio e, mesmo com esse ambiente, acho que toda a gente sai do pavilhão com a convicção de que o Benfica foi mais equipa a gerir os momentos do jogo”, analisa. “O Benfica não veio aqui a pensar que tinha dois golos de vantagem, veio aqui para ganhar o jogo e, de facto, conseguimos”, refere.

Jorge Godinho recorda ainda o percurso até esta altura. “Isto não é um trabalho deste ano, é um trabalho que já vem de há dois anos”, recorda. “Há dois anos andámos a fazer treinos com equipas seniores. O ano passado participámos no distrital da AP Lisboa de seniores e ganhámos com 20 vitórias em 20 jogos. Este ano queríamos ganhar a III Divisão e conseguimos”, congratula-se. Mas a época está longe de acabar para os juniores encarnados. “Temos ainda o principal objectivo que é ser tricampeão nacional de juniores e isso é agora o foco principal para acabarmos a época em beleza”, afirma.

Paulo Morais, treinador do Valença, fez questão de relevar a excelente temporada dos valencianos. “O clube esteve cerca de 10 anos arredado das competições. Formar uma equipa sénior este ano e subir logo à II Divisão… temos de estar satisfeitos com a época que fizemos”, destaca. No entanto, não esconde que o título era um dos objectivos. “A partir do momento em que conseguimos garantir a subida, que era o nosso objectivo principal, além de termos outra competição que era a Taça de Portugal, onde queríamos chegar longe, o outro objectivo era sermos campeões nacionais da III Divisão”, revela.

“Quando o Nafarros perde em casa com o Benfica e perde aqui connosco ficou arredado e sem possibilidades de conquistar o campeonato. Sabíamos que a decisão ia ser entre nós e o Benfica”, afirma. “Tínhamos de ganhar aqui por três golos e sabíamos que era uma tarefa bastante difícil”, conta. “O Benfica tem uma excelente equipa, bem orientada, com miúdos que têm um grande valor e, de certeza absoluta, um grande futuro no hóquei em patins”, analisa.

“Disse aos nossos jogadores que, se conseguíssemos ganhar uma vantagem de dois golos, eles poderiam acusar um pouco de ansiedade mas isso não veio a acontecer”, lamenta. “Penso que hoje o Valença não merecia perder e o empate seria o mais justo”, disse, sem conseguir esconder alguma tristeza pelos minutos finais. “Nos últimos 10 minutos a minha equipa, sem nada o fazer prever, atirou a toalha ao chão. Deixou de lutar pelo resultado porque também tinha consciência de que ia ser muito difícil conseguir uma vantagem de três golos e nesses 10 minutos o Benfica até poderia ter aumentado a vantagem no marcador”, esclarece. “Perdemos, o Benfica é um justo vencedor e campeão da III Divisão e agora resta-nos pensar e preparar a próxima época”, conclui.

Jogos relacionados

Valença HC
3 : 4
1 Jun 17h00
SL Benfica "B"

Provas relacionadas

Campeonato Nacional da III Divisão - Prova 2 - Apuramento de Campeão
Inline content
Ficha Técnica
Estatuto Editorial
Contacte-nos
BackOffice
Política de Privacidade