Hóquei Diário / 4 de Julho de 2018
Jogo-treino com Riba d'Ave
Dois dias depois do amigável com a Espanha na Corunha, a selecção portuguesa regressou à preparação no Luso e Mealhada e aos jogos-treino. Desta feita, apesar de grande parte do plantel já estar em férias, foi o Riba d'Ave que se disponibilizou para testar a equipa orientada por Luís Sénica.
Portugal venceu por 7-1, com Vítor Hugo a abrir e a fechar a contagem. Pelo meio, o capitão João Rodrigues apontou quatro e Diogo Rafael o outro. Pedro Nuno assinou o golo do Riba d'Ave.
Agitação em Reus [e mais Mercado]
Porto
O Porto anunciou oficialmente Daniel Oliveira ("Poka") como reforço para a próxima temporada. Depois de uma grande temporada ao serviço do Valongo, a merecer inclusivamente a chamada à Selecção Nacional que vai disputar o Campeonato da Europa, Poka regressa aos 29 anos a um "grande" após ter representado o Sporting entre 2014 e 2017, tendo conquistado uma Taça CERS e uma Supertaça António Livramento.
O contrato de Poka com os dragões é de duas temporadas, com mais uma de opção.
Óquei de Barcelos
Gonçalo Meira foi confirmado como o terceiro reforço e o 10º jogador do Barcelos tendo em vista a próxima temporada. Meira junta-se a Gonçalo Nunes e Álvaro Morais ("Alvarinho") num trio de reforços campeão do Mundo de Sub-20, sendo que Nunes bisou com os títulos de 2015 (em que esteve Alvarinho) e 2017 (com Meira).
Plantel 2018/19: Álvaro Morais ("Alvarinho", ex-Porto), André Almeida (gr), Gonçalo Meira (ex-Braga), Gonçalo Nunes (ex-Paço de Arcos), Hugo Costa, João Almeida, João Guimarães ("Joca"), Ricardo Silva (gr), Rúben Sousa e Zé Pedro. Treinador: Paulo Pereira.
Braga
De saída de Barcelos e juntos para Braga vão o experiente Juan José López ("Juanjo") e os jovens Afonso Lima e Pedro Silva. Pedro foi anunciado esta terça-feira e deverá completar um plantel que recebe ainda o guarda-redes argentino Constantino Acevedo.
Plantel 2018/19: Afonso Lima (ex-Óquei de Barcelos), Ângelo Fernandes, António Trabulo, Carlos Loureiro, Constantino Acevedo (gr, ex-Concepcion), Gabriel Costa (gr), Juanjo López (ex-Óquei de Barcelos), Pedro Delgado ("Bekas"), Pedro Silva (ex-Óquei de Barcelos) e Tomás Castanheira. Treinador: Rui Neto.
Reus (Espanha)
Esta terça-feira foi um dia agitado em Reus. Depois de, na véspera, ter sido negado esse cenário, os "rojinegros" anunciaram a saída de Albert Casanovas, que rescindiu o acordo assinado em Fevereiro e que valia até 2020.
Casanovas está de regresso a Portugal e representará o Benfica, desfalcando a equipa de Jordi Garcia, mas o Reus já terá assegurado o concurso de César Carballeira para o seu lugar.
A expectativa agora é sobre a possibilidade de também o capitão Raul Marin rumar a Portugal, mas ao Sporting, com quem já terá acordo.
Saiba mais: "Casanovas rescinde, e Reus já tinha Carballeira na manga"
Saiba mais: "Benfica mete as fichas todas em Casanovas"
Liceo (Espanha)
O Liceo não demorou a confirmar a saída de César Carballeira - desde sempre, há 18 anos, nos "verdes" - e aproveitou para revelar que o restante plantel se manterá às ordens de Juan Copa, com o objectivo de fazer melhor do que na temporada finda. Nesta que foi a primeira temporada pós-Carlos Gil, o Liceo chegou à final da Copa, foi vice-campeão na OK Liga e caiu nos "quartos" da Liga Europeia... frente ao Reus.
Plantel 2018/19: Carlo Di Benedetto, David Torres, Edu Lamas, Josep Lamas, Marc Coy, Martin Payero, Martín Rodríguez (gr), Sergi Miras e Xavi Malián (gr). Treinador: Juan Copa.
Saiba mais: "Casanovas rescinde, e Reus já tinha Carballeira na manga"
Igualada (Espanha)
O Igualada anunciou o regresso do "filho pródigo", Ton Baliu, depois de dois anos ao serviço do Porto. O jogador cumprira todo o seu percurso ao serviço dos "arlequins" e era o capitão e referência da equipa até que se transferiu para os dragões.
Aos 29 anos, Ton regressa a casa, devendo mesmo ser o único reforço da equipa orientada por Ferran López que, na temporada que terminou, ficou em sexto na OK Liga, a escassos cinco pontos de um lugar na Liga Europeia.
Amatori Vercelli (Itália)
Em Itália, o plantel "gialoverde" que Sérgio Silva terá à sua disposição continua a compor-se e esta terça-feira foram anunciados três reforços, Matteo Brusa, Oscar Ferrari e o guarda-redes Diego Marcon, todos provenientes do Hockey Novara.
Estes juntam-se a Mattia Milani, que renovou, e a três reforços ibéricos: os portugueses Francisco Veludo (ex-Braga) e João Silva ("Janeka", ex-Turquel) e o catalão David Ballestero (ex-Alpicat).
Tordera no lugar do Asturhockey
O Asturhockey, que terminou como lanterna-vermelha na última edição da OK Liga, abdicou do lugar na Primera División (agora OK Liga Prata) por não ter conseguido assegurar os patrocínios que desejava e "vendeu" a vaga ao Tordera.
O Tordera foi um dos três relegados da Primera División, depois de ter ficado a apenas um ponto da permanência.
Quarta-feira, 4 de Julho de 2018, 9h07