«Aprende-se também a perder, muito importante para os desportistas»

Deixando o Igualada após uma salvação épica, David Cáceres assumiu o comando das equipas de Sub-15 e Sub-13 do Barcelona. A Eurockey Cup serviu para fazer crescer os seus novos jogadores e cimentar a equipa.

«Aprende-se também a perder, muito importante para os desportistas»

David Cáceres regressou na recta final da última temporada ao Igualada, como treinador, para garantir a permanência dos históricos arlequins na OK Liga e protagonizou uma campanha extraordinária, conquistando 19 pontos em 24 possíveis. Mas, pese o natural desejo de continuidade da equipa, Cáceres tinha outros planos. "Fui para ajudar, mas era um projecto para dois meses, não para continuar, e tinha muita vontade de voltar ao clube onde comecei como jogador", conta-nos.

Cáceres deu as primeiras "patinadelas" no Santa Isabel, mas rapidamente "saltou" para o Barcelona, onde cumpriu quase toda a sua formação até chegar à equipa principal. Jovem e sem espaço, saiu para o Vic antes de rumar a Igualada em 1995, chamado pelo "mestre" Carlos Figueroa para uma equipa vencedora. Entre 1995 e 2008 conquistou pelo Igualada, entre outros, três Ligas Europeias e uma OK Liga (e um lugar no Olimpo da modalidade), regressando para a sua derradeira época como jogador em 2012/13 depois de ter representado também Noia (2008 a 2010) e Monjos (2010 a 2012).

A nível de selecções, Cáceres venceu um Campeonato da Europa por Espanha e um Mundial "B" pela Catalunha, que garantiria a presença no Mundial principal. Mas a independência desportiva catalã foi vetada...

Terminada a carreira de jogador, treinou o Sant Feliu entre 2013 e 2018. Este ano, assumiu o Igualada para garantir a manutenção, mas o seu projecto (ainda) não é com uma equipa da OK Liga.

Assumindo as equipas de Sub-13 e Sub-15 do Barcelona, levou os seus "mais velhos" à Eurockey Cup, para uma prova em crescendo. "De menos a mais", tal como no derradeiro jogo com o Sporting, que ditou o afastamento blaugrana.

O Barcelona foi derrotado pelo Benfica na primeira jornada por 6-2, mas depois venceu Lloret e Genève para assegurar um lugar nos "quartos". Passou o Compañia de Maria, mas não evitaria a derrota com os leões nas "meias" apesar de por duas vezes ter recuperado desvantagens de dois golos. Confessando-se muito orgulhoso da sua equipa, David Cáceres sublinhou a importância desta Eurockey Cup. "Aprendes-se a jogar finais, a controlar os nervos e a perder, que é muito importante para os desportistas", concluiu.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Chile leva duas águias ao Pan-Americano

Chile leva duas águias ao Pan-Americano

Será um Pan-Americano de importância reduzida, mas o Chile leva os seus melhores argumentos a Stuart, nos Estados Unidos. Maca Ramos e Cata Flores, do Benfica, integram a selecção feminina, as 'marcianitas', e falham o Dérbi Capital.