Chile leva duas águias ao Pan-Americano

Será um Pan-Americano de importância reduzida, mas o Chile leva os seus melhores argumentos a Stuart, nos Estados Unidos. Maca Ramos e Cata Flores, do Benfica, integram a selecção feminina, as 'marcianitas', e falham o Dérbi Capital.

Chile leva duas águias ao Pan-Americano

O Pan-Americano, promovido pela World Skate America, estava previsto para Setembro, mas, face à pandemia, acabou adiado - e com mudança de sede (de Fort Pierce para Stuart, mas mantendo-se nos Estados Unidos) - para 17 a 20 de Novembro. Deixando de ser classificatório para o Campeonato do Mundo nos World Skate Games, acabou por perder relevância e está reduzido a três nações nas diferentes três categorias de seniores femininos e seniores e Sub-19 masculinos.

O Chile, vice-campeão nas três categorias, parte como favorito em virtude da ausência da Argentina que reclamou todos os títulos em 2018. E os chilenos não hesitaram na ordem de chamar "reforços" europeus para confirmar o seu favoritismo.

Na selecção feminina, Rodolfo Oyola (que substitui José Querido no comando técnico) só promove uma alteração em relação ao grupo que em 2019 conquistou um brilhante bronze no Campeonato do Mundo, chamando Javiera Valdés para o lugar de Sofia Reyes. De Portugal viajam Macarena Ramos e Catalina Flores, ambas do Benfica, e de Espanha viajam Fernanda Hidalgo (Gijón), Beatriz Gaete (Liceo) e Viznia Silva (Lena). Estas juntam-se a Mykaela Aparicio, Florencia Llera, Francisca Donoso e Fernanda Muñoz.

No masculino, para a selecção absoluta, são nada menos que oito os chamados do Velho Continente, com destaque para Joaquin Fernandez, agora no Manlleu, Lucio Armijo e Benjamín Diaz são os únicos "chilenos" convocados pela dupla técnica Toni Sánchez (que foi jogador do Benfica em 2009/10) e Ramón Magralef, que levam de Espanha também os "reusences" Felipe Castro e Diego Rojas. De França, viaja o guarda-redes Pedro Martin (Saint-Brieuc) e a dupla Benjamin Puentes e Felipe Marquez de um Le Poiré que surpreendeu o Lleida na Taça WSE, ao passo que de Itália chegarão Gabriel Tudela e Alvaro Osório, ambos do Correggio.

Neste Pan-Americano, para além do Chile, participa também a Colômbia e, dependendo da fonte, México ou Estados Unidos.

Falta ao Dérbi

A chamada de Maca e Cata desfalca o Benfica para o dérbi capital deste domingo, no João Rocha, no primeiro duelo entre as águias e o Sporting da temporada.

Ao jogo da primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Femininos (Zona Sul), o Benfica chega com três vitórias em três jogos, ao passo que o Sporting realizará a sua primeira partida oficial da época. Os leões abdicaram da participação no Torneio de Abertura da Associação de Patinagem de Lisboa (tinham o técnico Nuno Pinto e quatro atletas ao serviço da Selecção Nacional), folgaram na 1ª jornada de uma Zona Sul com cinco equipas e adiaram a partida prevista com o Tojal da 2ª jornada.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Aprende-se também a perder, muito importante para os desportistas»

«Aprende-se também a perder, muito importante para os desportistas»

Deixando o Igualada após uma salvação épica, David Cáceres assumiu o comando das equipas de Sub-15 e Sub-13 do Barcelona. A Eurockey Cup serviu para fazer crescer os seus novos jogadores e cimentar a equipa.