CoViD-19 ataca planeamentos

Jogos adiados, calendários redefinidos e paragens competitivas são consequência do aumento do número de casos positivos um pouco por toda a Europa.

CoViD-19 ataca planeamentos

A pandemia da CoViD-19 que marcou fortemente os últimos dois anos teima em manter-se como o tema do dia com novas variantes. A "ómicron" tem multiplicado o número de casos positivos e, pese as consequências serem aparentemente minoradas pela vacinação, vai deixando a sua marca (também) nos calendários desportivos.

A World Skate Europe anunciou acertos no calendário e, entre outras alterações, a primeira jornada da Liga Europeia de 2021 foi alterada de 15 para 29 de Janeiro.

Na I Divisão, Marinhense e Parede acertarão calendário a 15 de Janeiro. Pese falta de confirmação oficial, o embate entre Valongo e Tomar, da longínqua 8ª jornada e já adiado pela segunda vez, deverá disputar-se a 22 de Janeiro. E o encontro entre Sporting e Juventude de Viana, que devia fechar a primeira volta, ainda não tem nova data.

Da 14ª jornada, primeira da segunda volta, há já a registar o adiamento do jogo entre Paço de Arcos e Braga para 19 de Janeiro e o jogo entre Sanjoanense e Benfica está pendente da definição de nova data depois do "vírus" ter atacado em São João da Madeira. E os adiamentos, em virtude do esperado aumento de casos na quadra festiva, podem não ficar por aqui.

Em Espanha há apenas um jogo por acertar na OK Liga, entre Palafrugell e Alcobendas, mas, em Itália, dois jogos grandes que deviam ser cumpridos a 22 de Dezembro foram levados para 12 de Janeiro. O campeão Lodi (8º) recebe o Follonica (2º) e o líder Trissino recebe o Bassano (5º).

De resto, foi mesmo equacionado parar o principal campeonato transalpino, a Serie A1, durante um mês, mas a opção foi pelo reforço de medidas preventivas, como a testagem. Ainda assim, perante a necessidade de recuperar jogos em atraso, foi decidido o adiamento da Coppa Italia. Os quartos-de-final, a duas mãos, previstos já para Janeiro, serão jogados em Março, e a decisiva Final Four passou do final de Fevereiro para 16 e 17 de Abril.

Quem optou pela paragem de um mês, foi a sempre cautelosa federação helvética. Na Suíça, face às recomendações governamentais, não haverá jogos entre 18 de Dezembro e 24 de Janeiro.

Sem Natal sobre Rodas

Entretanto, também os jogos entre as selecções feminina e masculina da Catalunha e seleccionados de estrelas mundiais previstas para este domingo em Vilafranca del Penedès foram adiados.

Os jogos, de caracter solidário com a fundação Amics de Joan Petit, são agora apontados pela organização à pausa pascal ou ao fim da temporada, mas os elencos anunciados, com os portugueses João Rodrigues (Barcelona) e Xano Edo (Calafell) e os "portugueses" Ferran Font (Sporting) e Pol Manrubia (Benfica) deverão ser necessariamente revistos.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Font nomeado para prémio Fosbury

Font nomeado para prémio Fosbury

A publicação eclética catalã Fosbury leva a cabo a 4ª edição dos seus prémios anuais. Ferran Font, do Sporting, é a única figura do Hóquei em Patins entre os candidatos ao prémio masculino. Aina Florenza está nomeada no feminino.

Abre-se uma janela...

Abre-se uma janela...

Entre 2 e 15 de Janeiro está aberta uma janela de transferências, com os clubes a poderem ajustar os seus planteis para o que resta da temporada.