«Se não forem atletas, que sejam excelentes seres humanos»

A Oliveirense monopolizou as conquistas nos regionais de Aveiro e sagrou-se vice-campeã de Sub-19 no Porto. Muito do sucesso, que começou na Eurockey Cup, passa pelo trabalho de Luís Parente e do UDO Lab.

«Se não forem atletas, que sejam excelentes seres humanos»

Este fim-de-semana, a Oliveirense sagrou-se campeã regional de Sub-13, Sub-15 e Sub-17 na Associação de Patinagem de Aveiro e vice-campeã distrital de Sub-19, derrotados apenas pelo Valongo na final, na mais competitiva Associação de Patinagem do Porto. As quatro equipas garantiram o apuramento para os respectivos campeonatos nacionais, o desafio que se segue.

Em Outubro, no rescaldo da conquista da Eurockey Cup de Sub-17, o treinador Raul Alves sublinhou a importância de todo o corpo técnico da União Desportiva Oliveirense no triunfo, mas também, e fundamentalmente, no desenvolvimento do dia-a-dia. Um dos rostos desse trabalho tantas vezes escondido - e muitas vezes menosprezado - é Luís Parente.

Quando Raul Alves trocou o Valongo pela Oliveirense, não abriu mão do apoio na área da psicologia do desporto de Luís Parente, que explicou ao HóqueiPT o seu trabalho e missão.

A análise da conquista europeia por um grupo de atletas de Sub-15 e Sub-17 já dizia muito da perspectiva de Parente. "Queremos desenvolver e criar atletas para o futuro. Se forem atletas, tudo bem, senão que sejam excelentes seres humanos", contou-nos, confessando-se realizado pela evolução do grupo ao longo dos dias da competição, saindo "muito mais competentes e mais capazes". As conquistas regionais serão, agora, mais uns frutos colhidos.

Com um discurso de uma segurança que rivalizava com a demonstração de qualidade dos atletas nas pistas de Blanes, Luís Parente relevou a sua visão de uma formação ampla aos atletas, para que possam usufruir e expor o seu talento. Para tal é potenciado um treino cognitivo, que vai da reacção às situações de jogo, ao cimentar da auto-confiança e auto-estima, e chega inclusivamente ao feedback adequado dos pais para com os atletas.

Muito passa por capacitar todos de "literacia emocional", com capacidade de compreender e lidar com todas emoções - positivas e negativas - inerentes a uma competição desportiva. Na área da psicologia do desporto, o objectivo é trabalhar a tenacidade mental, a capacidade de persistir, de resistir e de aumentar o grau de consciência de jogadores e treinadores.

Luís Parente coordena o UDO Lab, um projecto ímpar, com parcerias com várias faculdades, como de Coimbra ou a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que alia psicologia, nutrição e fisioterapia orientada para atletas, mas também dirigida a pais, treinadores, dirigentes e adeptos, trabalhando com esta "massa humana" também no âmbito da investigação.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
BIR perde sete jogos de uma vez

BIR perde sete jogos de uma vez

Por utilizar um treinador não inscrito, o BIR foi punido com derrota em sete jornadas e perde nove pontos conquistados, caindo de 6º para 11º na Zona Sul da II Divisão. Marítimo, Benfica 'B' e Alenquer 'conquistam' três pontos.