Taça 1947 fora do planeamento

A Taça 1947 está fora do planeamento federativo revisto e publicado esta quinta-feira. A prova, idealizada para homenagear os primeiros campeões portugueses, fica à margem do calendário da temporada quando se cumprem 75 anos sobre o feito.

Taça 1947 fora do planeamento

Uma primeira versão do planeamento, de 3 de Junho, apontava à realização da Taça 1947 de 25 a 29 de Janeiro de 2023, mas uma revisão datada de 26 de Julho deixa a prova fora do planeamento.

A Taça 1947 foi lançada em 2020 para homenagear os primeiros Campeões do Mundo e da Europa. Preconizada para ser disputada entre os oito mais bem classificados no final da primeira volta da fase regular, teve uma primeira (única) edição realizada em Dezembro desse ano no Luso, sem público, face às medidas de combate à CoViD-19, e sem Porto, devido a um surto (com péssimo timing) nos dragões.

O Benfica venceria a edição inaugural da prova numa final com o Sporting decidida nas grandes penalidades, naquele que seria o único troféu oficial conquistado pelas águias com Alejandro Dominguez - que neste defeso assume a condução dos leões - e depois de Dezembro de 2017, quando, ainda com Pedro Nunes, conquistou a Taça Intercontinental.

Uma segunda edição esteve prevista na temporada finda, para Janeiro deste ano, mas novas restrições no combate pandémico levaram ao cancelamento da prova que teria lugar em Paredes.

A confirmar-se a ausência da prova no calendário de competições nacionais, a Taça 1947 é ironicamente preterida quando se cumprem as "bodas de diamante", 75 anos, sobre o Mundial e Europeu de 1947. O fim-de-semana "poupado" permite antecipar o final do Campeonato Nacional da I Divisão, num eventual quinto jogo, de 2 de Julho para 28 de Junho.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Calendário da I Divisão conhecido, com Clássico no arranque

Calendário da I Divisão conhecido, com Clássico no arranque

Está alinhado o percurso das equipas nas 26 jornadas da fase regular da I Divisão, agora Campeonato Placard. O campeão Porto inicia a defesa do título no João Rocha, frente ao Sporting.