Portugal de bronze no feminino
Portugal conquistou a sua sexta medalha em 16 Mundiais ao vencer a Itália pelo bronze por 0-3. Inês Severino esteve em destaque ao apontar os três golos da selecção das quinas.
Vencendo nos quartos-de-final, melhor do que o 5º lugar de Barcelona estava garantido. A derrota nas meias-finais com a Argentina relegou Portugal para a disputa do bronze e as portuguesas venceram por claros 0-3.
A selecção orientada por Hélder Antunes entrou determinada, a pressionar uma Itália que tem primado pelo rigor defensivo. A ineficácia de bolas paradas, com Raquel Santos a desperdiçar uma grande penalidade e Maria Sofia Silva um livre directo, adiaram o golo de Portugal, mas as portuguesas conseguiriam ir para o descanso a vencer.
A dois minutos do intervalo, Inês Severino, de apenas 16 anos, inaugurou o marcador e, pese ainda estar a dois anos de poder tirar a carta, conduziu a selecção nacional à medalha.
Na segunda parte, a Itália surgiu mais atrevida, em busca do empate, mas Portugal controlou sempre o jogo, com Cláudia Vicente a segurar todas as bolas que lhe chegavam.
Aos 12 minutos, Inês Severino arrancou um azul a Elena Tamiozzo e, confiante, pediu para marcar o livre directo. E ampliou para dois golos de vantagem.
A Itália procurou reagir, mas sempre "atada" pela estratégia portuguesa. E, quatro minutos após o segundo tento, Inês fazia o seu terceiro da conta pessoal e das contas do hoje.
O 0-3 era um rude golpe no ânimo italiano, sem que Massimo Giudice conseguisse inverter a descrença que se apoderava das jogadoras. Portugal controlou e dispôs mesmo das melhores oportunidades para voltar a marcar.
O apito final confirmava a medalha de bronze para a selecção portuguesa, mas os festejos eram contidos, num sinal de ambição por mais...
Esta é a sexta medalha de Portugal em 16 Campeonatos do Mundo, tendo vencido o bronze em 1992 e a prata em 1998, 2000, 2008 e 2016. Na Argentina, este é o segundo Mundial feminino, e a selecção das quinas saiu medalhado em ambas (2000 e 2022).
Sábado, 12 de Novembro de 2022, 23h20